De 10 a 16 de dezembro, acontece a Solidarity Week, evento global da AccorHotels, em que todos os colaboradores da rede de hotéis se engajam com ações voluntárias em prol da comunidade local e ONGs parceiras.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Em São Paulo, sede da AccorHotels na América do Sul, a iniciativa ocorre no dia 10 de dezembro, com a ‘Feira Solidária’: entidades parceiras apresentarão seus produtos (itens gastronômicos e artesanais) para venda.
A Feira é uma iniciativa da fundação da AccorHotels, Solidarity AccorHotels, que tem como propósito o desenvolvimento social através do financiamento de projetos sociais.
A Fundação beneficiou aproximadamente 500 mil pessoas em dez anos. Atualmente, 332 projetos são financiados em todo o mundo, impactando positivamente mais de 100 mil pessoas e seus familiares todos os dias. Na América do Sul, a Solidarity AccorHotels financia nove projetos: 600 pessoas foram atingidas diretamente apenas em 2018.
“A Solidarity Week é o evento mais importante do ano para a Solidarity AccorHotels. Mostramos as diversas oportunidades que podem ser geradas por meio de uma parceria frutífera entre a AccorHotels e ONGs comprometidas com o desenvolvimento sustentável das pessoas e do meio ambiente. O evento é realizado por cada hotel e unidade administrativa. As organizações beneficiadas são escolhidas pelos voluntários“, explica Antonietta Varlese, Vice-Presidente de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da AccorHotels na América do Sul, ao Razões para Acreditar.
Leia Mais
No Brasil, os voluntários compartilham conhecimento e experiências em seis projetos financiados pela Solidarity AccorHotels. De seis em seis meses, a AccorHotels recruta novos voluntários, mantendo viva a vontade do voluntariado na rede. Durante a Solidarity Week, são engajados colaboradores que preferem ações pontuais, em apenas um dia. Ao longo do ano, essas ações também são realizadas em alguns hotéis, não se limitando apenas à Solidarity Week.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Eu acredito que essas iniciativas enriquecem a vida do voluntário e dos beneficiados das organizações. Ambos se doam e aprendem. Acompanhar os projetos durante o ano todo e realizar a Solidarity Week é mais do que gratificante. É a prova de que os nossos esforços têm resultados e contribuem para a geração de conhecimento e de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho.”
Varlese explica como o ato de voluntariar impacta positivamente a vida dos colaboradores: “Isso é perceptível por alguns fatores. Quando recrutamos voluntários para as ações e a resposta é imediata. Quando os relatos daqueles que participaram das ações contagiam outros colaboradores, gerando o desejo de participação ativa nas ações. E quando os projetos são submetidos para aprovação global, pois as iniciativas são indicadas pelos colaboradores que percebem a necessidade da comunidade e seu próprio potencial de mudança por meio do voluntariado”.
Conheça os seis projetos apoiados pela AccorHotels no Brasil
A parceria com a Unibes forma jovens na área de Hotelaria e conta com um apartamento Novotel para as aulas práticas: o curso prepara 60 jovens por ano para a indústria hoteleira.
“Fiquei inserida em um hotel por seis meses, aprendendo os passos na teoria e na prática. As aulas de atendimento me ensinaram a lidar com o público e mostraram quanto o turismo influencia a indústria hoteleira”, destaca Nailda Souza, ex-estudante do curso de Hotelaria da instituição Unibes.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O projeto com a Arca do Saber também capacita jovens na área de Hotelaria. Essa capacitação foca na atuação em restaurantes e é feita em parceria com o Senac.
“Gostei muito da estrutura da ONG e dos professores voluntários da AccorHotels, que nos receberam muito bem. Graças à capacitação, consegui um trabalho como jovem aprendiz, que tem me ajudado bastante”, conta a ex-aluna do curso de Hotelaria, Maria Bruna, que hoje é jovem aprendiz da Ipsos, multinacional de pesquisa de inteligência de mercado.
Com o projeto Jovens em Ação, durante seis meses, a ONG mineira Humbiumbi ministra aulas que desenvolvem o senso crítico, ético e amigável dos jovens. Aulas com noções básicas de governança, vendas, recursos humanos, recepção e atendimento ao cliente no universo da hotelaria também fazem parte do projeto.
“Aprendi a me comunicar melhor, a ouvir e a respeitar outras opiniões. As aulas teóricas foram sensacionais, começando pelos voluntários da AccorHotels, que reservaram um tempo para o projeto e se prepararam para trazer conhecimento, nos dando, assim, a oportunidade de sonhar, de acreditar, de valorizar as pequenas coisas”, conta o estudante da ONG Humbiumbi, Victor Laporaes.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Anualmente, a ONG IA3 atua na capacitação profissional de 60 mulheres socialmente desfavorecidas por meio de atividades artesanais e inclui workshops de empreendedorismo e gestão, além de apoio psicológico para facilitar a integração social.
A FAS (Fundação Amazonas Sustentável) desenvolve atividades de turismo sustentável e aprimora a qualidade de vida das comunidades costeiras do Amazonas (foto de capa). O projeto “Reserva Uatumã” capacita 60 empreendedores do turismo de base comunitária, com cursos de gastronomia regional, guia de pesca esportiva e empreendedorismo.
“Nem todos os nossos piloteiros estavam preparados e, a partir do curso de guia de pesca esportiva, percebemos que todos eles se tornaram capacitados para a realização deste trabalho”, relata a presidente da associação de Moradores de Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, Iracy Cleide Oliveira.
O Centro Social Menino Jesus capacita jovens e adultos a atuarem na área de gastronomia como ajudantes de cozinha e também em áreas específicas, como sobremesas, saladas etc. Os participantes colocam em prática seus conhecimentos nos eventos organizados pela ONG.
“Agradeço a todos da ONG Centro Social Menino Jesus pelo trabalho maravilhoso que fazem na vida das pessoas, possibilitando novas oportunidades. Sem o curso na área de gastronomia, eu não teria tido a oportunidade de ser contratada no grupo em que atuo”, comemora Rose Eleutério, que hoje é auxiliar de cozinha em um grupo hoteleiro.
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
crédito da foto: Divulgação
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.