Colecionador de frutas, esse paulista já plantou mais de 1.300 espécies

Quais coleções você já teve ou ouviu falar? Garrafas, carros, selos, moedas, perfumes. São tantas, mas e a de colecionar frutas, já imaginou?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É exatamente o que o paulista Helton Josué Teodoro Muniz faz: coleciona frutas raras e exóticas.

Com uma propriedade de mais de 6 hectares, em Campina do Monte Alegre, a oeste da capital paulista, ele já cultivou mais de  1,3 mil espécies.

É a maior coleção de plantas frutíferas do país, recorde registrado pelo RankBrasil em 2015, com 1.311 espécies agrupadas em quase 100 famílias botânicas.

Segundo o recordista, 80% são originárias do Brasil – cerca de 600 são nativas da Mata Atlântica. “Outras 300 são exóticas e vindas de outros países, como a Jaca, do sudeste Asiático; o saboroso Mamey – fruta sagrada dos maias oriunda do México; e a Amarula, nativa da África do Sul e proibida para quem vai dirigir pelo alto teor alcoólico”, conta.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com uma disfunção neuromotora de nascença, Muniz aprendeu a fazer coisas como caminhar apenas na adolescência e, apesar de ser difícil para ele ainda algumas tarefas, como segurar uma semente, ele não desanima e segue com sua paixão.

Paixão que começou sua infância, quando ele descobriu uma fruta que não conhecia e isso se tornou um hobby que virou o Sítio de Frutas Raras.

colecao_furtas

Hoje, ele é um respeitado autor e “frutólogo”.

“Devemos plantar em todos os lugares possíveis, entre chácaras, sítios, condomínios, praças, escolas e até em vasos no fundo do quintal”, ressalta.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ele disponibiliza dicas gratuitas no www.colecionandofrutas.org e vende também mudas, fonte financeira responsável por custear o projeto.

Confira a matéria da TV Cultura:

Fonte: BBC

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,269,708SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Motorista de ônibus encontra carteira em banco do veículo e devolve para a dona

Empatia e honestidade são duas coisas que transformam muito, não é verdade? O Israel Medeiros é motorista de ônibus em Jundiaí, em São Paulo...

Conheça mais e ajude o documentário “Quando sinto que já sei” a ser produzido

Em sua última semana no Catarse, o projeto do documentário “Quando Sinto Que já Sei” conta com o seu apoio para se concretizar e dar início...

Casal planta 2 milhões de árvores em área devastada para dar lar a 500 espécies ameaçadas

Após anos trabalhando como fotógrafo em Ruanda, em uma época traumática da história da nação africana, o brasileiro Sebastião Salgado voltou para casa, em Minas...

Cachorro vira melhor amigo de menino autista sensível a pelos

Luiz é autista e não tem uma boa relação com os animais por conta de sua alta sensibilidade aos pelos. No entanto, curiosamente, o menino...

Jovem que arrecadou mais de R$ 800 mil em menos de 48h faz cirurgia e se recupera bem

A família de Breno Jun recebeu a notícia que tanto esperava. Após quase 100 dias internado, vários procedimentos e a necessidade de um equipamento...

Instagram

Colecionador de frutas, esse paulista já plantou mais de 1.300 espécies 3