Quais coleções você já teve ou ouviu falar? Garrafas, carros, selos, moedas, perfumes. São tantas, mas e a de colecionar frutas, já imaginou?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
É exatamente o que o paulista Helton Josué Teodoro Muniz faz: coleciona frutas raras e exóticas.
Com uma propriedade de mais de 6 hectares, em Campina do Monte Alegre, a oeste da capital paulista, ele já cultivou mais de 1,3 mil espécies.
É a maior coleção de plantas frutíferas do país, recorde registrado pelo RankBrasil em 2015, com 1.311 espécies agrupadas em quase 100 famílias botânicas.
Leia Mais
Segundo o recordista, 80% são originárias do Brasil – cerca de 600 são nativas da Mata Atlântica. “Outras 300 são exóticas e vindas de outros países, como a Jaca, do sudeste Asiático; o saboroso Mamey – fruta sagrada dos maias oriunda do México; e a Amarula, nativa da África do Sul e proibida para quem vai dirigir pelo alto teor alcoólico”, conta.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Com uma disfunção neuromotora de nascença, Muniz aprendeu a fazer coisas como caminhar apenas na adolescência e, apesar de ser difícil para ele ainda algumas tarefas, como segurar uma semente, ele não desanima e segue com sua paixão.
Paixão que começou sua infância, quando ele descobriu uma fruta que não conhecia e isso se tornou um hobby que virou o Sítio de Frutas Raras.
Hoje, ele é um respeitado autor e “frutólogo”.
“Devemos plantar em todos os lugares possíveis, entre chácaras, sítios, condomínios, praças, escolas e até em vasos no fundo do quintal”, ressalta.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ele disponibiliza dicas gratuitas no www.colecionandofrutas.org e vende também mudas, fonte financeira responsável por custear o projeto.
Confira a matéria da TV Cultura:
Fonte: BBC
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.
Conheço o site deste rapaz e ele é usado como referência por muitos que trabalham com frutas. Ele está de parabéns pela iniciativa!
Conheço o site deste rapaz e ele é usado como referência por muitos que trabalham com frutas. Ele está de parabéns pela iniciativa!
Comments are closed.