Colecionador de frutas, esse paulista já plantou mais de 1.300 espécies

Quais coleções você já teve ou ouviu falar? Garrafas, carros, selos, moedas, perfumes. São tantas, mas e a de colecionar frutas, já imaginou?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É exatamente o que o paulista Helton Josué Teodoro Muniz faz: coleciona frutas raras e exóticas.

Com uma propriedade de mais de 6 hectares, em Campina do Monte Alegre, a oeste da capital paulista, ele já cultivou mais de  1,3 mil espécies.

É a maior coleção de plantas frutíferas do país, recorde registrado pelo RankBrasil em 2015, com 1.311 espécies agrupadas em quase 100 famílias botânicas.

Segundo o recordista, 80% são originárias do Brasil – cerca de 600 são nativas da Mata Atlântica. “Outras 300 são exóticas e vindas de outros países, como a Jaca, do sudeste Asiático; o saboroso Mamey – fruta sagrada dos maias oriunda do México; e a Amarula, nativa da África do Sul e proibida para quem vai dirigir pelo alto teor alcoólico”, conta.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com uma disfunção neuromotora de nascença, Muniz aprendeu a fazer coisas como caminhar apenas na adolescência e, apesar de ser difícil para ele ainda algumas tarefas, como segurar uma semente, ele não desanima e segue com sua paixão.

Paixão que começou sua infância, quando ele descobriu uma fruta que não conhecia e isso se tornou um hobby que virou o Sítio de Frutas Raras.

colecao_furtas

Hoje, ele é um respeitado autor e “frutólogo”.

“Devemos plantar em todos os lugares possíveis, entre chácaras, sítios, condomínios, praças, escolas e até em vasos no fundo do quintal”, ressalta.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ele disponibiliza dicas gratuitas no www.colecionandofrutas.org e vende também mudas, fonte financeira responsável por custear o projeto.

Confira a matéria da TV Cultura:

Fonte: BBC

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,842,344SeguidoresSeguir
24,832SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Anne Frank – Vidas Paralelas estreia na Netflix com tributo sincero de Helen Mirren

O nº 263 de Prinsengracht, em Amsterdã, foi cenário para uma das obras mais vendidas no mundo. A menina Annelies Marie Frank viveu aqui...

A diferença entre educação e aprendizagem

Joi Ito, diretor do MIT Media Lab fala sobre a necessidade de inovação na educação. Inspire-se:

Tecnologias para sustentabilidade e inclusão social: conheça os projetos do Red Bull Basement 2019

Confira o que rolou na final da residência hacker, em um dia todo dedicado à tecnologia, com palestras dos residentes hackers, realizado no Red Bull Station, no Centro de São Paulo.

Como alternativa à energia elétrica e emissão de CO2, startup cria sistema com bactérias luminosas

Como diminuir o uso de recursos naturais para questões como iluminar vitrines de lojas, fachadas de prédios, monumentos, pontos de ônibus, placas de sinalização  e...

Professor dá aulas de Geografia usando músicas que estão na cabeça da galera

Adoramos conhecer e compartilhar histórias de educadores que usam métodos extremamente criativos e humorados nas suas aulas, fugindo um pouco do livro didático e...

Instagram

Colecionador de frutas, esse paulista já plantou mais de 1.300 espécies 3