Colecionador de frutas, esse paulista já plantou mais de 1.300 espécies

Quais coleções você já teve ou ouviu falar? Garrafas, carros, selos, moedas, perfumes. São tantas, mas e a de colecionar frutas, já imaginou?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É exatamente o que o paulista Helton Josué Teodoro Muniz faz: coleciona frutas raras e exóticas.

Com uma propriedade de mais de 6 hectares, em Campina do Monte Alegre, a oeste da capital paulista, ele já cultivou mais de  1,3 mil espécies.

É a maior coleção de plantas frutíferas do país, recorde registrado pelo RankBrasil em 2015, com 1.311 espécies agrupadas em quase 100 famílias botânicas.

Segundo o recordista, 80% são originárias do Brasil – cerca de 600 são nativas da Mata Atlântica. “Outras 300 são exóticas e vindas de outros países, como a Jaca, do sudeste Asiático; o saboroso Mamey – fruta sagrada dos maias oriunda do México; e a Amarula, nativa da África do Sul e proibida para quem vai dirigir pelo alto teor alcoólico”, conta.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com uma disfunção neuromotora de nascença, Muniz aprendeu a fazer coisas como caminhar apenas na adolescência e, apesar de ser difícil para ele ainda algumas tarefas, como segurar uma semente, ele não desanima e segue com sua paixão.

Paixão que começou sua infância, quando ele descobriu uma fruta que não conhecia e isso se tornou um hobby que virou o Sítio de Frutas Raras.

colecao_furtas

Hoje, ele é um respeitado autor e “frutólogo”.

“Devemos plantar em todos os lugares possíveis, entre chácaras, sítios, condomínios, praças, escolas e até em vasos no fundo do quintal”, ressalta.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ele disponibiliza dicas gratuitas no www.colecionandofrutas.org e vende também mudas, fonte financeira responsável por custear o projeto.

Confira a matéria da TV Cultura:

Fonte: BBC

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,810,195SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Jovem resgata e cuida de filhote de beija-flor

Após um beija-flor filhote cair no quintal de sua casa, esse jovem começou a cuidar dele com todo carinho, e registrou em um vídeo,...

Filhos compram Mustang que pai vendeu para tratar mãe com câncer

O pai até evitou tocar o Mustang num primeiro momento para não despertar do ‘sonho’ que estava vivendo.

Costa Rica é a primeira nação tropical a parar e reverter desmatamento

Após décadas de desmatamento, a Costa Rica continua a ganhar cobertura florestal e lucra com o uso inteligente dos recursos das florestas.

Engenheira capixaba instala motor elétrico em Fusca e deixa de usar gasolina

A engenheira eletricista Aline Gonçalves Santos, moradora de Vila Velha (ES), conseguiu equipar um Fusca de 1971 com motor elétrico.

Guardas florestais removem pneu que ficou preso em pescoço de alce por mais de 2 anos [VIDEO]

Dois anos atrás, um alce selvagem foi vítima de uma brincadeira aparentemente inofensiva, mas com resultados cruéis. Isso porque alguém colocou um pneu no...

Instagram

Colecionador de frutas, esse paulista já plantou mais de 1.300 espécies 3