Com este tratamento, lixo vira água potável, produtos para agricultura e construção civil

Após 12 anos de estudo, o biólogo Guilherme Moraes dos Santos criou um novo tratamento para o lixo. O processo chamado “Digestão Molecular de Resíduos Sólidos” possibilita transformar o lixo e chorume residenciais em uma pasta que pode ser tratada de forma a servir para várias finalidades, além de reduzir em 80% o volume bruto do lixo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Entre as finalidades que esta pasta pode serivir, a mais importante é a de tornar-se água potável. Mas também pode ser usada como matéria-prima para construção civil, adubo natural e água reutilizável para jardins e limpeza de vias públicas.

O processo menos trabalhoso e com baixo custo, também contempla triagem e desinfecção de recicláveis para comercialização ou retorno à indústria.

copperlagos

A criação de Guilherme está sendo executada inicialmente na empresa Urbam, em São José dos Campos, São Paulo. “Toda a estrutura física da matéria, inclusive do lixo, segue um padrão dentro do absoluto controle da luz solar”, afirma em entrevista ao Envolverde.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O mau cheiro do chorume some em poucos minutos de tratamento. “Este processo é uma sinergia química, na qual a molécula de hidrogênio é condicionada em uma escala energética para desintegração e renovação da matéria. O hidrogênio, uma molécula muito atuante no planeta, transmuta tudo que não tem utilidade para renovação da vida ou sem funcionalidade ao equilíbrio biológico do solo. Os elementos químicos nocivos tornam-se benéficos”, conta.

Ele explica que mais do que eliminar totalmente o odor, o processo evita gastos milionários com manutenção de aterros. “A pasta é inerte, o que já justifica a importância deste tratamento dos resíduos que reduz em 80% o volume bruto do lixo”.

A pasta possui elementos químicos orgânicos essenciais à cadeia de nutrição do solo, plantas e vida bacteriana da terra. “É vantagem fornecê-la como fertilizante à agricultura para um resultado mais eficiente, preservando fontes de recursos da natureza, em substituição a adubos artificiais altamente impactantes”.

Tais medidas de logística reversa estão previstas na Lei Federal 12.305/2010 que versa sobre o Plano Estadual de Resíduos Sólidos no Brasil.

Veja no vídeo como funciona melhor:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Após triagem de objetos mais resistentes, resíduos são inseridos no reator para processo de digestão molecular.

Foto-1

Segunda fase do processo de digestão molecular.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Foto-2

Terceira fase do processo de digestão molecular.

Foto-3

Chorume em estado natural para tratamento.

Foto-4

Chorume em processo de eletrocondutividade de hidrogênio, próximo à condição de água de reuso.

Foto-5

Amostras demonstram fases de purificação do chorume.

Foto-6

Tijolo ultraleve e resistente, resultado da digestão molecular de resíduos sólidos.

Foto-7

Fonte: Envolverde

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,835,148SeguidoresSeguir
24,755SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Unidas da fossa: projeto apoia mulheres com problemas amorosos e incentiva novas amizades

Romper o relacionamento é um momento muito delicado para a maioria das pessoas. São diversas questões emocionais envolvidas que impactam - e muito -...

Artista pinta o “Homem de seus sonhos” dois meses antes de conhecê-lo!

Inicio minhas postagens no RPA com uma matéria mais que interessante para o mês dos namorados. A artista britânica Chloe Mayo,  na época com 31 anos, solteira...

Instalação enche rua do Canadá com mais de 10 mil livros iluminados

O Literature Vs Traffic é realizado pelo grupo Luzinterruptus. O grupo contou com apoio de 50 voluntários durante 12 dias para encher a rua Hagerman com mais de 10 mil livros doados pelo Exército da Salvação.

Olimpíadas do conhecimento transformam vida de estudante de escola pública do Paraná

“As olimpíadas geram um crescimento intelectual, acadêmico e pessoal gigantescos”, afirma o estudante Gustavo Palote.

Foto comovente de policial consolando menino viraliza nas redes sociais

A foto comovente de um policial deitado com uma criança em uma cama de hospital viralizou nas redes sociais recentemente. O diretor do Departamento de...

Instagram

Com este tratamento, lixo vira água potável, produtos para agricultura e construção civil 2