Com nova tecnologia será possível detectar o câncer até 5 anos de antecedência

0
3612

Nunca se ouviu tanto falar em casos de câncer quanto nos últimos anos, antes só ouvíamos casos de desconhecidos que estavam com a doença, mas agora já conhecemos amigos ou familiares que estão, ou já enfrentaram algum tipo de câncer, e infelizmente os casos só aumentam e já temos mais de 7 milhões de mortes por ano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na outra ponta, já temos diversas pesquisas avançadas para tratamento do câncer, que ajudam, mas não são o suficiente, pois o diagnóstico é feito apenas com poucos meses de antecedência, ou seja, o câncer já está muito avançado, o que diminui a porcentagem de cura, e deixa claro que um diagnóstico precoce é o caminho ideal para conseguir tratar o câncer antes mesmo que os sintomas apareçam e aumentam a chance de cura em até 80%. Sem falarmos do valor dos exames que ainda são caros e pouco acessíveis para grande parte da população.

Eis então que, com uma equipe multidisciplinar de médicos, biólogos, empreendedores e até profissionais de marketing que se reuniram durante o programa de verão da Singularity University, e encontraram um novo caminho: O MirOcolus, uma tecnologia em desenvolvimento simples, rápida e acessível, capaz de detectar qualquer tipo de câncer dentro de uma hora, utilizando uma gotinha de sangue, um equipamento especializado e um iPhone. 

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=FbXjlm2epro”]

Trata-se de uma nova forma de ver os diferentes tipos da câncer de forma não invasiva e totalmente inovadora, saiba mais das três etapas do processo:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

1. Impressão digital biológica

O Mirocolus é um teste bioquímico para ser usado como um sistema de alerta precoce de câncer, que funciona através da detecção de determinadas anomalias dos genes de microRNA – uma recente classe descoberta de marca biológica (não lembra o que é RNA? tudo bem, clique aqui), e desenvolveram uma técnica para detectar esses MicroRNAs, pois todo tipo de câncer possui um específico e único no sangue e isso faz com que torne-se uma “impressão digital”. Com a técnica que foi desenvolvida pela equipe do MirOcolus, eles identificam essas digitais e conseguem apontar a qual tipo de câncer se trata.

mirocolus

2. Uma tecnologia amigável

O equipamento usado para a técnica é a MiR.i.am (foto abaixo) que foi desenvolvida para tornar o diagnóstico mais disponível que nunca antes, pois requer apenas uma gota de sangue do paciente, que é colocada em uma placa especial que vai para a MiR.i.am, que ao se conectar à internet de um smartphone ou tablet, envia as informações do sangue para uma base de dados nas nuvens para analisar e interpretar mostrando um perfil do câncer que foi detectado bem na tela do seu celular.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

la-foto-1-1136x757

 3. Análise em tempo real dos resultados

O servidor de dados faz uma análise das informações coletadas e obtém os resultados baseado em algoritmos, atualmente eles conseguem relatar 284 MicroRNAs e 45 diferentes tipos de câncer, tudo isso em cerca de 30 a 60 minutos.

Screen-shot-2013-11-25-at-10.52.12-PMservices4

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

 

O MirOcolus está nos testes finais na Singularity University, mas daqui no máximo 4 anos, poderemos detectar o câncer em qualquer exame de rotina adicional que você fizer, e, segundo Ferran Galindo, esse diagnóstico acontecerá com 2 a 5 anos de antedência, dependendo do tipo do câncer e o tratamento, como falamos, terá até 80% de chance de cura, pois será tratado antes mesmo dos sintomas aparecerem, além de ser muito mais barato, o que possibilita levar esse sistema para países de extrema pobreza.

É a ciência e a tecnologia nos proporcionando novos horizontes para solucionar os problemas e atacando o câncer antes que ele nos ataque.

Com informações do site Update Or Die, As Boas Novas e do site do MirOcolus.

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.