Com nova tecnologia será possível detectar o câncer até 5 anos de antecedência

Nunca se ouviu tanto falar em casos de câncer quanto nos últimos anos, antes só ouvíamos casos de desconhecidos que estavam com a doença, mas agora já conhecemos amigos ou familiares que estão, ou já enfrentaram algum tipo de câncer, e infelizmente os casos só aumentam e já temos mais de 7 milhões de mortes por ano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na outra ponta, já temos diversas pesquisas avançadas para tratamento do câncer, que ajudam, mas não são o suficiente, pois o diagnóstico é feito apenas com poucos meses de antecedência, ou seja, o câncer já está muito avançado, o que diminui a porcentagem de cura, e deixa claro que um diagnóstico precoce é o caminho ideal para conseguir tratar o câncer antes mesmo que os sintomas apareçam e aumentam a chance de cura em até 80%. Sem falarmos do valor dos exames que ainda são caros e pouco acessíveis para grande parte da população.

Eis então que, com uma equipe multidisciplinar de médicos, biólogos, empreendedores e até profissionais de marketing que se reuniram durante o programa de verão da Singularity University, e encontraram um novo caminho: O MirOcolus, uma tecnologia em desenvolvimento simples, rápida e acessível, capaz de detectar qualquer tipo de câncer dentro de uma hora, utilizando uma gotinha de sangue, um equipamento especializado e um iPhone. 

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=FbXjlm2epro”]

Trata-se de uma nova forma de ver os diferentes tipos da câncer de forma não invasiva e totalmente inovadora, saiba mais das três etapas do processo:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

1. Impressão digital biológica

O Mirocolus é um teste bioquímico para ser usado como um sistema de alerta precoce de câncer, que funciona através da detecção de determinadas anomalias dos genes de microRNA – uma recente classe descoberta de marca biológica (não lembra o que é RNA? tudo bem, clique aqui), e desenvolveram uma técnica para detectar esses MicroRNAs, pois todo tipo de câncer possui um específico e único no sangue e isso faz com que torne-se uma “impressão digital”. Com a técnica que foi desenvolvida pela equipe do MirOcolus, eles identificam essas digitais e conseguem apontar a qual tipo de câncer se trata.

mirocolus

2. Uma tecnologia amigável

O equipamento usado para a técnica é a MiR.i.am (foto abaixo) que foi desenvolvida para tornar o diagnóstico mais disponível que nunca antes, pois requer apenas uma gota de sangue do paciente, que é colocada em uma placa especial que vai para a MiR.i.am, que ao se conectar à internet de um smartphone ou tablet, envia as informações do sangue para uma base de dados nas nuvens para analisar e interpretar mostrando um perfil do câncer que foi detectado bem na tela do seu celular.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

la-foto-1-1136x757

 3. Análise em tempo real dos resultados

O servidor de dados faz uma análise das informações coletadas e obtém os resultados baseado em algoritmos, atualmente eles conseguem relatar 284 MicroRNAs e 45 diferentes tipos de câncer, tudo isso em cerca de 30 a 60 minutos.

Screen-shot-2013-11-25-at-10.52.12-PMservices4

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

 

O MirOcolus está nos testes finais na Singularity University, mas daqui no máximo 4 anos, poderemos detectar o câncer em qualquer exame de rotina adicional que você fizer, e, segundo Ferran Galindo, esse diagnóstico acontecerá com 2 a 5 anos de antedência, dependendo do tipo do câncer e o tratamento, como falamos, terá até 80% de chance de cura, pois será tratado antes mesmo dos sintomas aparecerem, além de ser muito mais barato, o que possibilita levar esse sistema para países de extrema pobreza.

É a ciência e a tecnologia nos proporcionando novos horizontes para solucionar os problemas e atacando o câncer antes que ele nos ataque.

Com informações do site Update Or Die, As Boas Novas e do site do MirOcolus.

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,266,727SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Escritor brasileiro de 11 anos lança seu quarto livro

Com apenas 11 anos, o goiano Hector Angelo Melo Briet está lançando seu quarto livro com direito a festa e sessão de autógrafos. Chamado "4 Stars - Um...

Fotógrafa se especializou capturar bebês dormindo sorrindo

A fotógrafa Sandi Ford tem um estúdio fotográfico, e recentemente escreveu para o site Bored Panda contando sobre sua especial habilidade de capturar bebês...

Cafeteria na Espanha vai além das quitandas e quitutes e abre espaço para adoção de filhotes

A cafeteria The Doger Cafe, em Madri, foi além da venda de pães, quitandas e bolos e decidiu montar um espaço para adoção de...

Mulher se muda para abrigo de cães para ajudar a divulgar pit bull que aguardava adoção há quase 2 anos

Kacey Widetich abraçou uma causa mais que justa: encontrar um lar para o Drools, um Pit bull de 4 anos, que foi abandonado há...

Prêmio de melhor professora do mundo vai para ex-refugiada; teve brasileiro na lista também

Tanto de fala da importância da educação, que prêmios como esse não são apenas para reconhecer estes profissionais que se dedicam a nos ensinar,...

Instagram

Com nova tecnologia será possível detectar o câncer até 5 anos de antecedência 4