Com nova tecnologia será possível detectar o câncer até 5 anos de antecedência

Nunca se ouviu tanto falar em casos de câncer quanto nos últimos anos, antes só ouvíamos casos de desconhecidos que estavam com a doença, mas agora já conhecemos amigos ou familiares que estão, ou já enfrentaram algum tipo de câncer, e infelizmente os casos só aumentam e já temos mais de 7 milhões de mortes por ano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na outra ponta, já temos diversas pesquisas avançadas para tratamento do câncer, que ajudam, mas não são o suficiente, pois o diagnóstico é feito apenas com poucos meses de antecedência, ou seja, o câncer já está muito avançado, o que diminui a porcentagem de cura, e deixa claro que um diagnóstico precoce é o caminho ideal para conseguir tratar o câncer antes mesmo que os sintomas apareçam e aumentam a chance de cura em até 80%. Sem falarmos do valor dos exames que ainda são caros e pouco acessíveis para grande parte da população.

Eis então que, com uma equipe multidisciplinar de médicos, biólogos, empreendedores e até profissionais de marketing que se reuniram durante o programa de verão da Singularity University, e encontraram um novo caminho: O MirOcolus, uma tecnologia em desenvolvimento simples, rápida e acessível, capaz de detectar qualquer tipo de câncer dentro de uma hora, utilizando uma gotinha de sangue, um equipamento especializado e um iPhone. 

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=FbXjlm2epro”]

Trata-se de uma nova forma de ver os diferentes tipos da câncer de forma não invasiva e totalmente inovadora, saiba mais das três etapas do processo:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

1. Impressão digital biológica

O Mirocolus é um teste bioquímico para ser usado como um sistema de alerta precoce de câncer, que funciona através da detecção de determinadas anomalias dos genes de microRNA – uma recente classe descoberta de marca biológica (não lembra o que é RNA? tudo bem, clique aqui), e desenvolveram uma técnica para detectar esses MicroRNAs, pois todo tipo de câncer possui um específico e único no sangue e isso faz com que torne-se uma “impressão digital”. Com a técnica que foi desenvolvida pela equipe do MirOcolus, eles identificam essas digitais e conseguem apontar a qual tipo de câncer se trata.

mirocolus

2. Uma tecnologia amigável

O equipamento usado para a técnica é a MiR.i.am (foto abaixo) que foi desenvolvida para tornar o diagnóstico mais disponível que nunca antes, pois requer apenas uma gota de sangue do paciente, que é colocada em uma placa especial que vai para a MiR.i.am, que ao se conectar à internet de um smartphone ou tablet, envia as informações do sangue para uma base de dados nas nuvens para analisar e interpretar mostrando um perfil do câncer que foi detectado bem na tela do seu celular.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

la-foto-1-1136x757

 3. Análise em tempo real dos resultados

O servidor de dados faz uma análise das informações coletadas e obtém os resultados baseado em algoritmos, atualmente eles conseguem relatar 284 MicroRNAs e 45 diferentes tipos de câncer, tudo isso em cerca de 30 a 60 minutos.

Screen-shot-2013-11-25-at-10.52.12-PMservices4

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

 

O MirOcolus está nos testes finais na Singularity University, mas daqui no máximo 4 anos, poderemos detectar o câncer em qualquer exame de rotina adicional que você fizer, e, segundo Ferran Galindo, esse diagnóstico acontecerá com 2 a 5 anos de antedência, dependendo do tipo do câncer e o tratamento, como falamos, terá até 80% de chance de cura, pois será tratado antes mesmo dos sintomas aparecerem, além de ser muito mais barato, o que possibilita levar esse sistema para países de extrema pobreza.

É a ciência e a tecnologia nos proporcionando novos horizontes para solucionar os problemas e atacando o câncer antes que ele nos ataque.

Com informações do site Update Or Die, As Boas Novas e do site do MirOcolus.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,836,848SeguidoresSeguir
24,779SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Casal viaja à Amazônia em um projeto incrível que tem como objetivo divulgar ações em prol da educação

Infelizmente, a região da Amazônia é muito mais valorizada no exterior do que dentro do nosso próprio país. Para mudar essa situação, há cerca...

Parceiro no esporte e na vida, pai mostra que amor por filho é maior que suas limitações

As limitações motoras do Biel não são maiores do que o amor do seu pai, o engenheiro Rodrigo Silva Rocha. Esse amor de Rodrigo pelo...

No Pará, mulher cava poço para matar sede de família e internautas criam vaquinha

Todo ano, o acesso limitado à água potável em uma vila de São Félix do Xingu (PA) causa sofrimento à família de Joana. Ela...

Campanha transforma desenhos de crianças em brinquedos reais que ajudam outras crianças necessitadas

A varejista IKEA acaba de dar às crianças de todo o mundo a oportunidade de ajudar outras crianças com necessidades. Para a campanha "Soft Toys for Education", reuniram milhares de...

Ex-doméstica, Janelle Monáe ganha importante prêmio e explica porque usa uniforme

Em 2012, foi transmitido no canal BET o prêmio BLACK GIRLS ROCK! 2012, um evento para celebrar as conquistas das mulheres negras nas artes, política e bem-estar social. Nesse ano em...

Instagram

Com nova tecnologia será possível detectar o câncer até 5 anos de antecedência 3