Com tetos solares, bairro alemão já produz quatro vezes mais energia do que consome

42
48103

Alguém ainda tem dúvida de que esse é o caminho?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Limpa, segura e abundante, a energia solar está, sem dúvida, entre os mais sustentáveis e melhores meios para obter energia elétrica. E por falar em sustentabilidade, quantas soluções sustentáveis são possíveis em um único bairro, cidade ou comunidade? Uma grande prova disso é o vilarejo alemão conhecido como Schlierberg, que nos mostra que os alemães realmente entendem e levam a sério o tema.

As 59 residências que compõem o bairro de aproximadamente 11.000 m² (há ainda um edifício comercial, chamado de Sun Ship – Navio Solar) são feitas de madeira. Praticam o reuso de água de chuva, usam materiais ecológicos, isolamento térmico a vácuo e um ambiente livre de carros, pois todos ficam em um estacionamento no Sun Ship, também fazem parte do escopo e dão um show de respeito às pessoas e à natureza.

Mas não para por aí, a característica que mais chama a atenção em Schlierberg é sua eficiência. Extremamente bem projetada, a vila “usa e abusa” de telhados feitos com placas fotovoltaicas, que como resultado geram cerca 4 vezes mais energia elétrica do que o necessário para consumo próprio. Tamanha eficiência proporciona a não emissão de aproximadamente 500 toneladas de CO2 na atmosfera, segundo dados do próprio arquiteto responsável pelo projeto, Rolf Disch.

Confira abaixo algumas imagens do local, que além de eficiente é muito bonito.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Solarsiedlung_Dachaufsicht

Solarsiedlung_Sonnenschiff_Penthaus

Plusenergiehaus_Westseite

Innenaufnahme_3   sunship02

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

42 COMENTÁRIOS

  1. Que show. Lugar com políticos honestos e gente inteligente é outra coisa.

    • políticos honestos ???? na Alemanha???? voce está vivendo em outro planeta rapaz. aqui tem e muito político desonesta e que nao está nem aí para as necessidades da populacao. Nao elogie o que voce nao conhece

    • Onde tem políticos honestos? Na Alemanha?!?! hahahaha Já ouviu falar do Presidente Alemão, Christian Wolf, deposto por corrupção em obras, corridas de cavalo, aeroporto e até nas milhas de viagens?

  2. Lugar de gente que vive o futuro, importa com o dia de amanhã, e acima de tudo, economiza!

  3. Esse tipo de energia ainda é muito caro no Brasil , acredito que apenas depois de 15 anos ou mais consegue-se o recuperar o investimento , é muito tempo para a nossa cultura . A grande questão é a vantagem que isso traz a natureza . Quem sabe daqui a 15 anos ou menos não inventam uma forma de energia mais barata é tão limpa quanto essa .

    • Olá faço parte de um grupo que trabalha com energia solar, painéis e dispositivos fotovoltáicos.

      De verdade a boa nova é que neste ano (2015) com a crise energética que vivemos, o governo abriu diversos incentivos, os investimentos de empresas no Brasil + apoio de bancos, hoje é possível recuperar o investimento de 3 a 5 anos, bem rápido até, pagando um preço mensal bem próximo do que se gasta com a conta elétrica…!! e o melhor… depois da amortização você tem praticamente ZERO de gasto e possíveis lucros com o investimento. Pra quem tá construindo uma casa, então nem se fala nas vantagens… o custo caiu tanto para instalar que acaba sendo uma conta equivalente a uma parte do acabamento do imóvel.

      Espero que essa info estimule a todos buscar empresas competentes para instalação e podermos mudar ainda mais para melhor nosso mundo! 🙂

      • Eduardo , por gentileza onde se encontra incentivos? Não achei nenhuma redução de impostos ou preços, e instalar painéis solares na residencia ainda é muito caro. Qual governo abriu mão de impostos? Quais a s companhias de energia que estão aceitando a compensação de energia produzida pelo consumidor? Meu contato é carlos#grafer.com.br – Carlos Eduardo Fernandes

      • Eduardo S. Janiszewski gostaria de saber se essas placas podem ser usadas como telhado, ou precisa ter um telhado para posicioná las acima?

      • concordo, o custo aqui em casa de energia em média é de 400 reais com 5 pessoas. não sei qual o valor médio de instalação, mas acho q vale a pena depois que vc quita toda a aparelhagem

        • Depois que você quita tudo já venceu tudo e tem que comprar tudo de novo, eu fiz uma pesquisa pois trabalho com tecnologia e também gostaria de investir em energia limpa, mas francamente teria que levar 20 anos pagando para poder valer a pena e ainda teria que trocar tudo de novo, não vale a pena no Brasil de forma alguma, caso contrário já teriam colocado em tudo que é lugar, só quem tem dinheiro para jogar fora mesmo.

      • para quem precisa de energia a vida toda é um ótimo investimento, porem necessita a certeza de que nunca vai precisar se mudar

        • em 10 anos o sistema já está todo detonado e tem que fazer manutenção gastando de volta, isso tudo é conversa para lucrarem, infelizmente.

    • Minha empresa trabalho com instalação desses sistemas, você consegue um retorno do investimento em média de 6 a 8 anos e ele possuim garantia de 25 anos pelo menos.

    • Pior que isso é no Brasil, é só ver quanto custa o preço dos painéis fora do Brasil e aqui, infelizmente o alto lucro tornou inviável o investimento em um sistema destes, o pessoal fala de imposto mas eles pensam que todo mundo é burro e não conhece nada de Receita Federal..kkkkk

  4. Na verdade eu fiquei mais chocado com o nome do cara que escreveu a matéria.
    hahaha!
    Mas gostei, chará!

  5. A matéria sem dúvidas alguma é muito tendênciosa , pois esta bem claro que o autor puxa para um só lado como se fosse a solução definitiva e única e a melhor que existe no mundo . Pois nos cientistas sabemos que a realidade não é bem assim como o autor expõem . E de BONITO NÃO TEM NADA. ESQUECE O AUTOR DA MATÉRIA QUE ESTE EQUIPAMENTO E SISTEMA NECESSITA DE MANUTENÇÃO E LIMPEZA PERIÓDICA EM UMA FREQUENCIA MAIOR E EM UMA ENORME ÁREA PARA LIMPAR. A SOLUÇÃO PARA A GARAGEM QUE ABRIGA EM UM UNICO EDIFICIO TODOS OS VEÍCULOS E QUE FICA CONCENTRADO UM GRANDE NUMERO DE VEICULOS EM UMA ÚNICA EDIFICAÇÃO TAMBEM NÃO É RECOMENDÁVEL. DEVERIA SER ADOTADO OUTROS CRITÉRIOS DE DISTRIBUIÇÃO DE OUTROS ESTACIONANMENTOS. QUAL É O CUSTO DE MANUTENÇÃO MENSAL E ANUAL DE TODO O SISTEMA?

    • Claro, por causa das inúmeras desvantagens e problemas citados, devemos esquecer essa ideia maluca e continuar utilizando nossas fontes de energia de sempre, pois comprovadamente, possuem um custo operacional bem menor. Nem vale a pena pensar em resolver os problemas com mais tecnologia e inovação, já que estamos satisfeitos com o que temos, com a situação do planeta e com o fato de que em time que está ganhando não se mexe. Parabéns sr. Cientista!

      • Concordo contigo Lucio,
        Expor seu ponto de vista sem nenhum ou quase nenhum embasamento técnico é complicado.
        Parabéns cientista.
        A Ciência se comprova com experimentos e argumentos baseados neles.
        Pela idéia do amigo o negócio e inundar milhares de hectares de terra e esperar que chova.
        Muito bom!

    • Realmente, computadores tem manutenção periódica mais onerosa do que as máquinas de escrever. Parabéns pelo raciocínio.

  6. Pena q o q impera aqui no Brasil é a corrupção… se o governo trabalhase em prol do povo em vez de explorar, a “crise” energética teria uma solução facil… só temos crise energética pq essa crise é interessante pro governo… pq SOLUÇÕES REAIS nós temos… placas solares é apenas uma dessas soluções

  7. Em Portugal tivemos um politico que investiu muito nas energias renováveis e na independência energética do país, entre outras coisas para beneficio do povo, mas nasceu uma guerra de ódio contra ele, movido pelos grandes grupos económicos, com interesses nos bancos e nas empresas de energia que, por terem também o controlo da maioria dos jornais e televisões, do qual são proprietários, conseguiram manipular a opinião do publico, tendo-se assim afastado a tendência de progresso e vanguarda cientifica que o país estava a seguir.

  8. vivo postando sobre isso em meu mural.. agora por aqui, o problema é o mesmo de sempre.. PREÇO. Possuo alguma autonomia de energia, gerada por baterias e nobreaks, aliados. Porém, placas fotovoltaicas no brasil custam mais do que a casa.

    • Um sistema completo para uma casa de 4 pessoas (placas, inversor, cabos, string box, etc) custa uns R$25.000,00. Onde eu compra uma casa por esse preço?

  9. Tem cidades na Alemanha que são 100% de energia renovavel tudo casas carros tudo e ainda sobra energia e vendem …e o povo nãopaga NADA bem diferente deste Brasil aonde só politicos LADRÃO como serra e Geraldo Alkimin que inventaram CADIN que aumenta mais de 100% se a pessoa não paga IPVA..que só existe aqui e ninguem reclama no mundo inteiro ou Vc IPAVA ou PEDAGIO como nos EUA só pedagio BARATO e estradas mil vezes melhor la na Alemanha NEM PEDAGIO O GOVERNO COBRA SÓ NA AUTOBAN…como disse bem diferente deste Pais de LADRÂO..

  10. Parabéns ao Marcos Luppi pelo compartilhamento.
    Excelente discussão e como o Eduardo entre outros também estou instalando energia solar.
    Apesar dos incentivos no Brasil ainda estão engatinhando ( só iniciando), na Alemanha já existem faz muito tempo.
    A Grande diferença entre Alemanha e Brasil ainda é:
    – Base: Educação e Consciência
    – Regulamentação: Enquanto na europa a energia solar está regulamentada em média, mais de 10 anos, no Brasil somente em 2012 isto ocorrem permitindo compensações energéticas (desconto $ para o gerador).
    – Impostos: Alemanha isento – Brasil ainda pagamos impostos sobre a energia que geramos e não consumimos mais, apenas estados de SP, MG, PE e PR isentam ICMS desta energia. Outros cobram.
    – Financiamentos: Na europa as taxas são 0% ao ano ou tendem a 0%. No Brazil as melhores taxas incentivadas são em torno de 13% ao ano (BNDES, BB, Gov. SP), muito distante para incentivar.
    – Geração: Na Europa se produzirmos mais que consumimos, recebemos a diferença em dinheiro. No Brasil se produzir mais que consumimos podemos apenas abater da nossa conta de energia em 36 meses. Projetos de Geração de Energia Solar maior que consumo não são aprovados pelas concessionárias, limitando apenas ao desconto, além de termos que pagar uma taxa mínima de 30kWh/mês a 100kWh/mês por disponibilidade da rede elétrica para Geração Distribuida (pequenos produtores de energia solar).
    Estamos dando os primeiros passo, mas falta muito pra podermos chegar em patamares europeus.
    AI MARCOS LUPPI do CQC…tá ai uma oportunidade para matéria do CQC e colaborar com a missão de energia solar.

  11. Boa avaliação do josdoutor pois “esse político” que mencionou “gastou muito dinheiro” com os investimentos nas energias alternativas e fez de Portugal, um dos países ou se não mesmo o maior país da Europa com maiores recursos de energias renováveis. Entretanto à 4 anos, entrou um governo estilo PIDE em Portugal, que o que soube unicamente fazer foi trancar todas as obras e investimentos executados pelo “dito político”, fizeram desaparecer milhões de euros “gastou muito dinheiro” e não inaugurou uma única obra no país. Felizmente acabou – se hoje a mama para estes ladrões…

  12. Vi esse e-book que ensina a fazer sistemas pra capturar energia solar no
    telhado da sua casa. E também a trabalhar com isso, montando sistemas nas casas
    dos outros.

    Profissão interessante hein? Coisa boa podermos contribuir um pouco com
    o planeta.

    Deixo a dica http://www.alcanceoseusucesso.com/energia-solar

  13. Só poderia ser fora do Brasil porque os painéis solares aqui estão pela hora da morte em um sistema para acender uma lâmpada você gasta o que consome o ano todo de energia elétrica só para dizer que está ajudando o meio ambiente, quando no Brasil o preço das coisas começar a equilibrar com os valores de outros países com certeza iremos torrar nosso dinheiro com o maior prazer para ajudar o meio ambiente!

  14. O único obstáculo a utilização ampla, geral e irrestrita da energia solar limpa no Brasil é seu custo. Um formidável obstáculo, pois o equipamento custa caríssimo; e precisa de manutenção. Não é só instalar as placas solares, e pronto. Precisa de inversor, instrumentos de medição, conjunto de baterias, etc.

Comments are closed.