Estudantes de SP desenvolvem jogos e apps para combater feminicídio e violência doméstica

Dois jovens desenvolvedores de games, Tayla Dantas e Mario Henrique Silva, criaram um game que pretende ajudar a combater o feminicídio, chamado Illis, disponível para o sistema Android.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As protagonistas representam mulheres que inspiraram leis de proteção: Maria da Penha, Carolina Dieckmann, Joana Maranhão e Lola Aronovich.

“Essa referência lúdica é uma forma leve e divertida de aproximar as pessoas de uma temática pesada que é a violência de gênero”, explica a professora da Fatec Carapicuíba (SP), e parceira da dupla na segunda versão da franquia, Illis Por Elas, Erika Caramello.

O roteiro dos jogos conta com cinco fases que retratam os tipos mais comuns de violência contra a mulher: física, sexual, psicológica, patrimonial e moral. “O Illis por Elas será mais acessível para as mulheres que não são gamers hardcore e para quem não possui um celular tão potente”, afirma Tayla.

A produção tem sido feita pelo estúdio Hyper Foccus da dupla Tayla e Mario, em parceria com a empresa Dyxel. Para viabilizá-lo, os empreendedores estão captando patrocinadores que tenham interesse em associar suas marcas a projetos de inovação com temas sociais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Todas por Uma

A aplicação da tecnologia na prevenção e redução da violência inspirou também os estudantes do técnico de Desenvolvimento de Sistemas da Escola Técnica Estadual (Etec) Professor Horácio Augusto da Silveira que lançaram o aplicativo Todas por Uma. A ferramenta, que permite o envio por SMS da localização e do pedido de ajuda da vítima, foi desenvolvida por Bianca Santos, Carlos Andrade, Juan Freire, Mateus de Lima e Tiago Reis e lançada em 2020.

Seguidoras postam fotos do app Todas por Uma e divulgam nas redes a ferramenta de combate à violência. Foto: divulgação

Entusiasmados com o alcance de mais de 15 mil downloads no Google Play Store, no período de cinco meses, alguns dos desenvolvedores do grupo partiram para a produção de outra ferramenta inteligente de segurança chamada Nice. O nome é uma homenagem à mãe de Mateus, que foi vítima de violência doméstica.

O Nice é um dispositivo do tamanho de uma bateria de relógio capaz de rastrear a localização da usuária que acionar o alarme de perigo e pedido de ajuda. O aviso de emergência não depende do uso do celular. Pelo tamanho mínimo de 3cm por 2cm, ele é discreto e de fácil manuseio podendo ser colocado na bolsa, na roupa ou em algum acessório que a mulher esteja usando.

Fonte: Centro Paula Souza

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pianista renomada leva música clássica à periferia. Dá o play!

 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,234,546SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Homem transmite conhecimentos da cultura gaúcha para crianças e se emociona

Passar seus conhecimentos da cultura gaúcha para as novas gerações é motivo de muita emoção para o comerciante Tarcísio Falconi, de 40 anos. Ele realiza...

Mais 30 fotos de gentileza que provam que o mundo pode ser melhor

Aqui no RPA sempre gostamos de mostrar atos pequenos atos de gentileza ao redor do mundo, que nos ajudam a compreender melhor as pessoas...

e-Estônia: um país inteiro como exemplo para as cidades inteligentes

Até o início dos anos 1990, o conceito de cidades inteligentes era mais uma discussão acadêmica do que uma prática do dia a dia....

Americana paga por quartos de hotel para abrigar 70 moradores de rua durante rigoroso inverno nos EUA

Nessa semana, as temperaturas na cidade de Chicago, nos EUA, chegaram até - 40ºC, castigando os moradores de rua da região. A situação está...

Menino que tentou comprar imóvel ganha vale-compras da OLX para mobiliar sua casa nova inteira!

Gentee, vocês lembram do João, né? Esse menino lindo de apenas 9 anos emocionou toda internet na tentativa de negociar uma casa na OLX. Como não...

Instagram