Após anos de estudos, empresa começa primeiros testes da vacina contra HIV em seres humanos

Nesta quinta-feira (19), o laboratório norte-americano Moderna anunciou que, após anos de estudos e pesquisas, os primeiros testes da vacina contra o HIV começaram a ser feitos em seres humanos, nos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O imunizante foi gerado através do RNA mensageiro (mRNA), que é a mesma tecnologia que produz proteção utilizada pela empresa para as vacinas anti-Covid.

A autorização formal para iniciar os testes em humanos (fase 1) foi aceita pelo Instituto Nacional de Saúde (NIH) e irão envolver 56 pacientes com idades entre 18 e 50 anos não-portadoras do vírus.

primeiros testes vacina hiv

Etapas até a vacina

De início, serão duas fases de testes: na primeira, 50% dos voluntários receberá duas doses iguais do imunizante mRNA-1644, e a outra, duas versões distintas, nomeadas mRNA-1644 e mRNA-1644v2.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Resultados serão acompanhados ao longo de 10 meses: nesse meio-tempo, os pesquisadores querem verificar a existência de resposta imune e comprovar a segurança da aplicação.

Se a resposta for bem-sucedida, outras duas doses serão necessárias somente para cumprir os protocolos de liberação, exigidos pelas agências sanitárias norte-americanas.

Por fim, na segunda etapa, haverá mais duas aplicações. Nelas, os cientistas farão a análise da segurança e das defesas do organismo e testarão a eficácia real das doses oferecidas.

primeiros testes vacina hiv

Tecnologia mRNA

O ácido ribonucleico (RNA) é essencial na síntese de proteínas do nosso organismo. No caso do RNA mensageiro (mRNA), ele “ensina” as células do corpo a produzir antígenos contra vírus.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A partir daí, a vacina se torna mais eficiente, pois é diferente dos imunológicos tradicionais, que são fabricados à base de partes do vírus ou de vírus desativado.

Além do laboratório Moderna, sua concorrente, a Pfizer, também está com um imunizante aprovado e em fase de produção na América do Norte.

Vacinação no Brasil

Aqui no Brasil, a vacinação contra o HIV também acontecerá e a USP já está cadastrando voluntários desde o início do ano.

Saiba mais como vai funcionar o cadastramento e como entrar em contato com a universidade clicando aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Assista também:

Fonte: Diário do Nordeste
Fotos: Reprodução / Diário do Nordeste

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,780,571SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mesmo correndo risco de vida, mãe doa parte do fígado e salva filho de 6 anos

Claire DeStratis, 33, de Victoria, Austrália, arriscou a própria vida ao fazer uma cirurgia de transplante de fígado em uma tentativa de salvar seu...

Jovem do Texas que tem ‘problemas para fazer amigos’ recebe visita surpresa de aniversário e se emociona

Kiley tem um pouco de dificuldade para fazer amigos devido a Síndrome de Williams, uma condição genética que causa impacto no desenvolvimento cognitivo, comportamental...

Ex-motorista de ônibus escolar se forma no ensino médio 79 anos depois de abandonar a escola

Na quarta-feira passada (23), Grace Lee McClure Smith celebrou sua formatura do ensino médio aos 94 anos de idade, graças a uma cerimônia honorária...

Garis resgatam cão de incêndio em apartamento e são homenageados por bombeiros

Três garis usaram mais de uma escada, uma emendada na outra, para resgatar um doguinho que ficou preso na janela de um apartamento em...

Cidade permite que você chegue a qualquer lugar em até 10 minutos e sem carro

Repensando a forma como nos relacionamos com o cenário urbano, a Roy Prol criou uma animação apresentando a Clockwork City, uma cidade com um mecanismo giratório que...

Instagram