Como a Inteligência Artificial vai mudar a sua vida

Falar de inteligência artificial está na moda, mas o que pouca gente sabe é que o tema existe há muitos anos para descrever tecnologias que executavam funções inteligentes, até então restritas aos seres humanos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É muito comum pensarmos em inteligência artificial e logo imaginarmos os robôs inteligentes, capazes de fazer tudo o que um humano faria e, pensando de uma maneira reducionista, com o objetivo de eliminar a raça humana. Por mais interessante e assustadora, que seja essa definição, ela é um pequeno recorte do que a inteligência artificial pode fazer por nós. Ela vai muito além desse pensamento distópico à la Black Mirror de que pode acabar com toda a humanidade. Na verdade, os vários avanços da inteligência artificial, também chamada de AI, envolvem o contrário: nos salvar. Entre os principais campos da AI está o da a medicina, que tem mostrado resultados significativos e próximos de virar realidade.

O Dr. Raimond Winslow, diretor do Johns Hopkins University Institute de Medicina Computacional, fundado em 2005, afirmou para a Digital Trends que “o campo explodiu”. “Há uma nova comunidade de pessoas sendo treinadas em matemática, ciência da computação e engenharia, também sendo treinadas na biologia. Isso permite que eles tragam uma nova perspectiva para o diagnóstico e o tratamento médico”, disse.

Agora, ao invés de analisar complexas questões médicas com o nosso limitado cérebro humano, nós estamos começando a usar máquinas para analisar um grande número de informações, reconhecer padrões e fazer previsões que nenhum médico humano poderia.

Grandes empresas veem o campo da medicina como um potencial para popularizar as suas tecnologias. Além de existirem companhias especializadas apenas em AI e saúde, gigantes da tecnologia também não querem perder tempo nem espaço e pretendem fazer descobertas na área. A IBM decidiu entrar no campo da medicina e desde então, a empresa está trabalhando com a Quest Diagnostics para oferecer o sequenciamento de genes e análise de diagnósticos, tudo com o objetivo de ajudar oncologistas a tratar o câncer. Funcionários da empresa dizem que essa é a comercialização da inteligência artificial na oncologia e que a tecnologia tem potencial para trazer a medicina de precisão disponível para milhões de pacientes com câncer, e não somente para um pequeno número que é tratado em centros médicos especializados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A Intel também investe nesse mercado. Em maio de 2016, a empresa injetou US$ 10 milhões na Lumiata, uma startup que foca em inteligência artificial na medicina. Na época, Steve Agritelley, diretor da área de saúde na Intel, disse em comunicado: “A Lumiata tem potencial para trazer uma abordagem e gerenciar a análise do tratamento personalizado”, comentou. No Intel Analytics Summer, evento realizado em agosto de 2016, a inteligência artificial foi o tema central. A AI na medicina também foi debatida, com destaque para Penn Medicine, centro médico na Pensilvânia, que está usando a plataforma analítica da Intel em seus diagnósticos. Um estudo focado na sepse, também conhecida como infecção generalizada, mostrou que a ferramenta conseguiu identificar corretamente 85% dos casos, com algumas descobertas feitas até 30 horas antes do fatal choque séptico, comparado a apenas duas horas do método tradicional.

Como a Inteligência Artificial vai mudar a sua vida 3

Os exemplos de inteligência artificial na medicina são muitos: o governo americano está trabalhando em parceria com a companhia Berg Health para ajudar no tratamento e na prevenção do câncer de mama. A previsão se deve a entrada da indústria da tecnologia no campo da medicina, com uma busca para eliminar todas as doenças. E a inteligência artificial está no centro disso tudo.

Ela nos ajuda a reconfigurar a aprendizagem, qualificar diferentes áreas do conhecimento e criar algoritmos que, além de inovadores, mudam a nossa vida para melhor.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,269,708SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Iniciativa utiliza cães de rua para terapia de idosos em asilos

Ideia simples e genial: um projeto piloto chamado Cão-Terapia vem fazendo a diferença na vida de idosos que encontram-se abandonados pelas famílias em asilos...

Cerveja alemã é feita com pães que iriam para o lixo

“Nossa esperança é um dia podermos sair do negócio. O dia em que não houver desperdício de pão, a Toast Ale não poderá mais existir”, disse seu fundador, Tristam Stuart, ao jornal Folha de S. Paulo.

Livro infantil sobre refúgio ganha edição artesanal em braile com ilustrações táteis

Alunos do Instituto de Cegos Padre Chico, em São Paulo, ganharam a oportunidade de conhecer e se emocionar com a história de uma menina...

Menina lê história para seu gato dormir preguiçosamente

Não há nada melhor que uma história contada por uma criança para dormir como um 🐱.

Supermercado no RJ se torna o 1° a vender exclusivamente ovos de galinhas livres

A gente sabe como é importante optar pelo consumo consciente de alimentos e foi este o estímulo de um supermercado no Rio de Janeiro,...

Instagram

Como a Inteligência Artificial vai mudar a sua vida 5