A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulgou uma interessante nota na última quinta-feira (23) explicando como os produtos saneantes, dentre eles detergentes, sabão em pó, água sanitária e desinfetantes podem substituir o álcool 70% na desinfecção de objetos e superfícies que podem estar contaminados com a Covid-19.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A nota técnica 26/2020 tem o objetivo de esclarecer de uma vez por todas como funciona a antissepsia do novo coronavírus, além de fornecer alternativas ao uso de produtos à base de álcool, diante do aumento da procura por esses itens no mercado.
Estudos de sobra já demonstraram que os desinfetantes domésticos comuns, como o sabão ou alvejante diluído, podem exterminar o coronavírus de superfícies, uma vez que o agente infeccioso tem uma camada protetora de gordura muito frágil facilmente destruível por esses produtos.
Leia Mais
O Razões tem seu próprio podcast para espalhar boas notícias, ouça os episódios na sua plataforma favorita clicando aqui.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Produtos alternativos
Recomenda-se que os desinfetantes fiquem em contato direto com o objeto a ser limpo por 5 a 10 minutos. Não enxague de imediato o local, dê um prazo suficiente para que o produto destrua o vírus.
Mesmo com empresa parada, empresário se prontificou a fabricar máscaras para hospitais. Apoie clicando aqui.
Abaixo você confere uma relação de produtos alternativos ao álcool 70% que são tão eficientes quanto este para a limpeza de objetos e superfícies:
- hipoclorito de sódio a 0,5%;
- alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio) a 2-3,9%;
- iodopovidona (1%);
- peróxido de hidrogênio 0,5%;
- ácido peracético 0,5%;
- quaternários de amônio como cloreto de benzalcônio 0,05%;
- compostos fenólicos;
- desinfetantes de uso geral com ação contra vírus.
Participe do nosso canal no Telegram e receba todas as matérias e novidades do Razões, clique aqui.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
De acordo com a Anvisa, “o uso de toalhas com desinfetante é útil para a limpeza, mas como a superfície higienizada não permanece molhada por mais do que alguns segundos, provavelmente essas toalhas não são muito úteis contra o coronavírus”.
Nas orientações da nota, não se recomenda o uso de alguns materiais e equipamentos para desinfecção de superfícies e objetos, tais como vassouras e esfregões secos, nebulizadores e termonebulizadores ou frascos de spray com propelente.
Eficiência da água sanitária (e outros alvejantes)
A água sanitária e os alvejantes também podem ser um forte aliado na luta contra a Covid-19. Quando diluídos em água, podem desinfetar pisos com extrema eficácia (com tempo de contato de 10 minutos).
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Abaixo você confere as medidas perfeitas de uso. Lembre-se de usar a solução imediatamente, pois ela é desativada pela luz:
- água sanitária: diluir 1 copo (250 ml) de água sanitária em 1L de água;
- alvejante comum: diluir 1 copo (200 ml) de alvejante em 1L de água.
Clicando aqui você confere na íntegra todas as dicas e informações divulgadas pela Anvisa na Nota Técnica 26/2020.
Canal Coronavírus: veja boas notícias, vagas home-office e como ajudar pequenos negócios clicando aqui.
Fonte: Anvisa
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.