Comunidades rurais da Guatemala constroem 116 escolas com eco-tijolos feitos de garrafa PET

Não há dúvida de que a educação é um dos pilares fundamentais da nossa sociedade, mas quando não há recursos suficientes para construir escolas, milhares de crianças são afetadas por não terem acesso a espaços de aprendizagem e infelizmente crescem sem poder estudar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Diante dessa situação, uma organização sem fins lucrativos chamada ‘Hug It Forward’, fundada por Zach Balle, Heenal Rajani e Joshua Talmon em 2009, foi fundada na Guatemala para ajudar comunidades de baixa renda a construir escolas feitas com garrafas plásticas e outros materiais recicláveis.

comunidade rural guatemala constroi escolas eco-tijolos

Há mais de dez anos, diferentes comunidades rurais guatemaltecas construíram 116 escolas de ensino infantil com o auxílio da ONG, beneficiando não só milhares de crianças, mas também oferecendo infraestrutura desenvolvida a partir de uma alternativa sustentável de reciclagem de resíduos.

Os projetos de construção das escolas são administrados pelas próprias comunidades rurais e, após a conclusão do processo de inscrição, elas devem coletar pelo menos 6.500 garrafas de plástico e outros materiais recicláveis.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

comunidade rural guatemala constroi escolas eco-tijolos

Posteriormente, recebem a ajuda da Hug It Forward e a prefeitura local paga as despesas dos pedreiros que participam da construção da obra.

Daí em diante, ergue-se as fundações, pilares e vigas de concreto armado, enquanto as paredes são feitas com ‘eco-tijolos‘ à base de materiais reciclados, tornando-se uma opção mais barata de construir do que as escolas ‘tradicionais’.

comunidade rural guatemala constroi escolas eco-tijolos

Ao final, o projeto gera um sentimento de orgulho e de posse para as comunidades, que participam ativamente de todo o trabalho de construção. Por fim, o Ministério da Educação  da Guatemala é responsável pela contratação de professores.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

comunidade rural guatemala constroi escolas eco-tijolos

Por outro lado, a ONG ‘Hug It Forward’ também promove outras práticas de sustentabilidade para aumentar a conscientização sobre o lixo na Guatemala e em outros países.

comunidade rural guatemala constroi escolas eco-tijolos

“Nosso objetivo é compartilhar essas soluções criativas (como os eco-tijolos de PET) para que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo possa criar sua própria escola, onde for necessário”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Nation
Fotos: Hug It Forward

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,646,211SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Enfermeira costura roupinhas para bebês prematuros há 16 anos

Há 16 anos, a enfermeira Carmen Lucia, de 55 anos, costura roupinhas para bebês que nasceram prematuros, com menos de um quilo. Nas UTIs...

Jovem se torna médico com ajuda de livros encontrados no lixo e em paradas de ônibus

Existem pessoas com tanta vontade de vencer na vida de forma correta, que mesmo diante dos maiores obstáculos consegue encontrar saída e tornar-se vencedor....

Universidade do Estado da Bahia cria cotas para transexuais

A partir do ano que vem, a instituição oferecerá cotas para transexuais, travestis, quilombolas, ciganos, pessoas com deficiência e autismo.

Cientistas criam pendrive capaz de detectar HIV em menos de 30 minutos

O dispositivo tem uma taxa de 95% de acerto quando comparado com testes de laboratório.

Como um atropelamento deu início a uma corrente do bem

O Igor Saraiva fez uma postagem no seu Facebook falando do dia em que socorreu duas meninas depois de um atropelamento. “O manobrista de um...

Instagram