Comunidade rural trabalha unida para ninguém precisar trabalhar fora

A segunda metade do século passado foi marcada pelo êxodo dos moradores do Nordeste para o Sudeste brasileiro em busca de oportunidades de trabalho e fugindo da seca.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Essa realidade diminuiu, mas ainda existe em algumas localidades. Para evitar isso, uma comunidade do interior da Paraíba decidiu inovar e fortalecer o local com muita união e trabalho.

A comunidade Chã de Jardim fica na cidade de Areia, no Brejo da Paraíba. Os moradores antes viviam dentro de uma mata às margens de um açude. Com a construção de uma rodovia, eles migraram para as margens da estrada e foi aí que tudo começou.

Algumas casas populares foram construídas pelo Poder Público, mas não existiam formas de geração de renda e a maioria dos moradores precisava buscar trabalho fora. Tudo começou a mudar por iniciativa de um grupo de jovens da igreja.

Eles se juntavam para ajudar os moradores com construção de casas, pagamento de tratamento de pessoas doentes e distribuição de cestas básicas. Porém, isso não se sustentaria por muito tempo. Então, eles criaram a Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Comunidade de Chã de Jardim, a Adesco, em 2006.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Todos os moradores foram juntando esforços e trabalhando em prol da coletividade. Eles criaram uma fábrica de polpa de frutas, construíram um restaurante e passaram a explorar o turismo ecológico na mata.

A gente percebeu que poderia começar os trabalhos com turismo aqui na cidade e assim a gente poder não precisar ir para os grandes centros à procura de trabalho. O maior objetivo é permanecer aqui, viver aqui, vivendo do nosso trabalho sem precisar de assistencialismo”, explicou a presidente da associação, Luciana Balbino.

Serviços beneficiam 200 famílias

Atualmente, a comunidade tem cerca de 200 famílias e todas elas são beneficiadas direta ou indiretamente pelos trabalhos da Associação, que emprega 52 pessoas da comunidade.

A fábrica de polpa de frutas emprega 12 pessoas, e o Restaurante Rural Vó Maria, outras 19. Outras moradores da comunidade trabalham fazendo artesanato na folha de bananeira, nas trilhas ecológicas, desenvolvendo oficinas de viveirismo, camping e por aí vai.

Restaurante rural da comunidade Chã de Jardim

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Polpa de suco da fruta produzida pelos moradores de Chã de Jardim

Até moradores de outras localidades lucram com a comunidade de Chã de Jardim. “Tem gente que fornece a galinha, que fornece a carne de bode, a carne de porco, as hortaliças, as frutas, Hoje, não envolve apenas a comunidade de Chã de Jardim, mas todas as pessoas do entorno”, explicou Luciana.

Artistas pintaram casas de moradores

A comunidade Chã de Jardim ganhou um colorido especial. Pintores e artistas de todo o país se juntaram para pintar as casas dos moradores. As casas ficaram lindíssimas, cada uma mais bela do que a outra.

“Os moradores estão empolgados, muito animados, muito felizes, de modo especial porque muitos nunca visitaram uma galeria de artes, nem conheciam isso e hoje eles têm quadros de pintores muito famosos expostos em suas casas. Alguns relataram que nunca tinham conseguido pintar as suas casas, e agora foram coloridas”, disse Luciana.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Casa de comunidade Chã de Jardim pintada por artistas

Casa de comunidade Chã de Jardim pintada por artistas

Casa de comunidade Chã de Jardim pintada por artistas

Participam do projeto os artistas Amanda Mello, Clóvis Júnior, Márci Bezerril, Dennis Mota, Perron Ramos, Eliana Chaves, Douglas Reis, Guilherme Mendicelli, Bruno Brito, Vespa e Walfredo de Brito. Tem gente da Paraíba, do Pará, Paraná, São Paulo, Amazonas, Minas Gerais e Pernambuco.

Eles percorrem o país levando arte a comunidades onde as pessoas não têm acesso a galerias ou museus. A iniciativa é dos artistas plásticos Guataçara Monteiro e João Paulo Pessoa.

Casa de comunidade Chã de Jardim pintada por artistas

Casa de comunidade Chã de Jardim pintada por artistas

Das paredes pintadas, vão surgir produtos que serão vendidos na Vila Empreendedora. “Muita alegria, muita felicidade no olhar de cada um, e uma esperança de dias melhores porque através desse projeto vamos fazer uma série de produtos para a sua manutenção. Chã de Jardim está em festa”, finalizou.

Veja mais fotos desse trabalho incrível:

Casa de comunidade Chã de Jardim pintada por artistas

Casa de comunidade Chã de Jardim pintada por artistas

Casa de comunidade Chã de Jardim pintada por artistas

Casa de comunidade Chã de Jardim pintada por artistas

Casa de comunidade Chã de Jardim pintada por artistas

Chã de Jardim pode ser um exemplo para muitos lugares. Parabéns, pessoal!

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.
  • Envie sua história aqui.

Fotos: Divulgação/Adesco

conteúdo original

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,022,152FãsCurtir
2,165,102SeguidoresSeguir
11,580SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Batismo de bebê conta com bençãos de familiares católicos, espíritas, evangélicos e umbandistas

Quando completou três meses de vida, o pequeno Iago recebeu as bençãos de sua família, cada qual à sua maneira: uma avó é católica,...

Jovens e agricultores se unem e abrem bibliotecas na zona rural da Paraíba

Eu já estou apaixonado por essa história antes mesmo de começar a contar pra vocês. Esse é um exemplo de que a união entre...

Com 4 filhos pequenos, dona de casa abandonada por marido recebe apoio de internautas

A jovem mamãe Andreza Santos Araújo, 23 anos, mora e cria sozinha seus quatro filhos pequenos em Várzea Grande, Mato Grosso. Desde que o...

Universitário de 92 anos se adapta à tecnologia e nos dá uma linda lição de resiliência e otimismo

Não existe idade certa para realizarmos nossos sonhos e o universitário Carlos Augusto Manço, que entrou na faculdade aos 90 anos, é um dos...

Supermercado mobiliza internautas e encontra cliente que perdeu R$ 840 dentro da loja

O seu João foi fazer compras no supermercado Rei da Economia, em Solânea (PB), e acabou deixando cair uma bolada de R$ 840 no...

Instagram