Feito sob medida, concreto ajuda a proteger fauna marinha; entenda como

Um concreto feito sob medida para orlas urbanas e que protege a vida marinha. Essa é a promessa da ECOncrete, uma empresa israelense que tem se destacado em grandes construções ao redor do mundo. Mais recentemente, inclusive, desenvolveu um sistema de blocos para o Porto de San Diego (EUA) com unidades vazadas interligadas, capazes de fornecer habitats para ostras, estrelas do mar, algas, gramíneas, equinodermos e outros animais selvagens marinhos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A ideia é da bióloga marinha Shimrit Perkol-Finkel, que utiliza um concreto bio-reforçado e com baixo teor de carbono – que leva o mesmo nome da empresa. Junto com o especialista em ecologia marinha urbana, Ido Sella, Shmirit usou de tecnologias de engenharia verde para desenvolver o produto.
Ideia foi uma das 100 melhores do ano
Quando criado, em 2019, o ECOncrete foi eleito pela Time como uma das 100 melhores ideias daquele ano. Shimrit também recebeu os prêmios Global Biomimicry Design e Beyond Bauhaus – prototyping the future pelo excelente desempenho ecológico e estrutural.
Leia Mais
“Os elementos são produzidos para estabilizar a construção em áreas costeiras. Eles ajudam a controlar a erosão e protegem dutos e cabos submersos. O objetivo é formar paredões ecológicos com unidades modulares pré-moldadas esculpidas e personalizáveis de acordo com os padrões de cada região litorânea”, explica a bióloga. O concreto bio-reforçado já está presente em obras na Europa, Ásia e Estados Unidos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Conjunto de soluções
Além do bloco côncavo, a ECOncrete também desenvolveu outros recursos voltados para diferentes casos. O chamado Eco Mats, por exemplo, é projetado para estabilizar a construção em linhas costeiras. Ele ajuda a controlar a erosão e protege dutos e cabos, inclusive, em locais onde há geração de energia no mar.
A empresa também idealiza paredes ecológicas para jardins verticais, que induzem o crescimento natural das plantas, liquens e musgos e cria nichos úmidos que sustentam a flora sem complicações.
A ECOncrete utiliza uma tecnologia inovadora em suas soluções, que combina materiais naturais – em sua maioria subprodutos –, para reduzir a pegada de CO2 e isolar os componentes nocivos. A ideia, em geral, é transformar as áreas costeiras de concreto em ecossistemas saudáveis e ricos em espécies.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.