Feito sob medida, concreto ajuda a proteger fauna marinha; entenda como

Um concreto feito sob medida para orlas urbanas e que protege a vida marinha. Essa é a promessa da ECOncrete, uma empresa israelense que tem se destacado em grandes construções ao redor do mundo. Mais recentemente, inclusive, desenvolveu um sistema de blocos para o Porto de San Diego (EUA) com unidades vazadas interligadas, capazes de fornecer habitats para ostras, estrelas do mar, algas, gramíneas, equinodermos e outros animais selvagens marinhos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A ideia é da bióloga marinha Shimrit Perkol-Finkel, que utiliza um concreto bio-reforçado e com baixo teor de carbono – que leva o mesmo nome da empresa. Junto com o especialista em ecologia marinha urbana, Ido Sella, Shmirit usou de tecnologias de engenharia verde para desenvolver o produto.

bloco de concreto
Foto: ECOncrete

Ideia foi uma das 100 melhores do ano

Quando criado, em 2019, o ECOncrete foi eleito pela Time como uma das 100 melhores ideias daquele ano. Shimrit também recebeu os prêmios Global Biomimicry Design e Beyond Bauhaus – prototyping the future pelo excelente desempenho ecológico e estrutural.

“Os elementos são produzidos para estabilizar a construção em áreas costeiras. Eles ajudam a controlar a erosão e protegem dutos e cabos submersos. O objetivo é formar paredões ecológicos com unidades modulares pré-moldadas esculpidas e personalizáveis de acordo com os padrões de cada região litorânea”, explica a bióloga. O concreto bio-reforçado já está presente em obras na Europa, Ásia e Estados Unidos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

bloco de concreto
Foto: reprodução CicloVivo

Conjunto de soluções

Além do bloco côncavo, a ECOncrete também desenvolveu outros recursos voltados para diferentes casos. O chamado Eco Mats, por exemplo, é projetado para estabilizar a construção em linhas costeiras. Ele ajuda a controlar a erosão e protege dutos e cabos, inclusive, em locais onde há geração de energia no mar.

bloco de concreto
Foto: ECOncrete

A empresa também idealiza paredes ecológicas para jardins verticais, que induzem o crescimento natural das plantas, liquens e musgos e cria nichos úmidos que sustentam a flora sem complicações.

A ECOncrete utiliza uma tecnologia inovadora em suas soluções, que combina materiais naturais – em sua maioria subprodutos –, para reduzir a pegada de CO2 e isolar os componentes nocivos. A ideia, em geral, é transformar as áreas costeiras de concreto em ecossistemas saudáveis ​​e ricos em espécies.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fontes: CicloVivo e ECOncrete

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Feito sob medida, concreto ajuda a proteger fauna marinha; entenda como 2

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,977,244SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Cachorro equilibrista em ensaio fotográfico interessante e divertido

Equilíbrio pouco é bobabem. Esse cão chamado Maddie, além de equilibrar-se nas coisas mais inimagináveis, ainda faz uma pose como se não tivesse acontecendo...

Cientista que criou remédio contra o câncer de ovário doa seu lucro para caridade

"Essa jornada me fez refletir sobre minha própria vida e parece errado me beneficiar disso financeiramente", declarou a cientista.

Idosa de 93 anos faz sucesso na internet empinando pipa – veja vídeo

Prestes a fazer 94 anos, dona Conceição esbanja saúde e vitalidade fazendo uma das coisas que mais gosta: soltar pipa. Após um vídeo dela brincando...

Passageira segura a mão de mulher que entrou em pânico durante voo

Durante um voo de Florianópolis (SC) para São Paulo (SP), a passageira Ju Biazoli e os demais tripulantes do avião precisaram enfrentar a temida...

Conheça o grupo que está levando conforto nas filas de hospitais e moradores de rua

Conheça a Bel Alencastro e seus apoiadores da região metropolitana de Porto Alegre, ela esbanja solidariedade por onde passa. Sem um grande projeto estruturado e...

Instagram

Feito sob medida, concreto ajuda a proteger fauna marinha; entenda como 3