Condomínio na Grande São Paulo dá exemplo de sustentabilidade e bem estar

Quando nos deparamos com a alegria e simpatia dos moradores do condomínio Granja Viana II, próximo a Cotia, na Grande São Paulo, podemos perceber que eles estão fazendo as coisas de maneira correta. Assim como o bairro alemão Schlierberg, que vimos há algumas semanas aqui, eles também têm enraizadas a sustentabilidade e qualidade de vida em seu dia a dia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Academia, quadras poliesportivas, quadras de tênis, salão de festas, campo de futebol, campo de areia, lago, dois parques infantis, slackline, pista de caminhada, pista de skate, mirante, móveis de madeira espalhados pelo condomínio e mais algumas coisas que elevam e muito a qualidade de vida. O que mais pode fazer de um condomínio um lugar melhor? Ficamos surpresos com a resposta.

Tudo começou há pouco mais de dois anos, quando o então presidente da associação dos condôminos quis implementar algo diferente, uma gestão baseada na Felicidade.

Sim, a pergunta que norteava as decisões a serem tomadas pelo condomínio era: Isso vai trazer felicidade às pessoas? De lá para cá foram mais de duas mil árvores plantadas, espaços comunitários criados e o mais importante: o sentimento de comunidade instaurado nos moradores.

Mas tantas árvores assim geram muitos resíduos, sacos e sacos de folhas e galhos, necessidade diária da poda, e o que antes gerava um gasto altíssimo com destinação, transformou-se em solução, os galhos maiores viram lenha que é disponibilizada gratuitamente para os moradores, assim como os galhos menores e a folhagem que resultam em um riquíssimo adubo orgânico também gratuito e disponível. O adubo também é usado em uma horta comunitária, onde alface, couve e outros vegetais orgânicos e super frescos são consumidos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

horta01

lenha00

Sistemas de troca também são encontrados, é o caso da Estufa Coletiva, onde as pessoas deixam e pegam mudas de plantas, e também de uma biblioteca do condomínio, que fez tanto sucesso que agora conta até com DVDs e revistas.

estufa01

biblioteca01

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os sensos de comunidade e coletividade são reafirmados nas festas mensais realizadas no condomínio, cujo Salão de Festas é exclusivo para as festas coletivas, com temas variados e no bom e velho sistema apelidado de “juntão” onde cada morador leva um alimento de sua escolha.

Além de dar um show na parte ambiental, onde captaram a essência da sustentabilidade, que é encontrar soluções verdes e inteligentes para os problemas cotidianos, gerando até economia para o condomínio, foi impressionante ver a união e o carinho que estes condôminos tem pelo que criaram e ver que conseguiram algo ainda mais importante do que respeitar o meio ambiente, que é respeitar as pessoas e o próximo, vivendo verdadeiramente como uma comunidade.

Animais 1 Animais Dança de Salão 5 Lago 4

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Condomínio na Grande São Paulo dá exemplo de sustentabilidade e bem estar 4

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,971,659SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Pais posam pela última vez segurando o bebê que perderam

A perda de um filho talvez seja uma das dores mais devastadoras que alguém possa sentir, ainda mais quando isso acontece com um bebê. Não...

Foto de jovem muçulmana sorrindo em manifestação anti-islâmica viraliza

A jovem muçulmana Shaymaa Ismaa’eel participava de uma convenção promovida pelo Círculo Islâmico da América do Norte (ICNA) em Washington, nos Estados Unidos neste domingo (21),...

Menino de 5 anos arrecada dinheiro em seu aniversário para montar uma barraca de sorvetes e ajudar outras crianças

"Eu só quero ajudar muitos garotos para que eles possam comprar remédios", disse Haylen.

Parque Vila Sésamo é o primeiro no mundo certificado para crianças com autismo

A partir de agora o parque se encontra na categoria de "Centro de Autismo Certificado"

Você teria coragem de sentar no cinema do lado desses caras?

Uma sala de cinema repleta de motociclistas tatuados, bad boys, homens bombados mal-encarados e apenas 02 lugares sobrando! Esse foi o ambiente criado pela...

Instagram

Condomínio na Grande São Paulo dá exemplo de sustentabilidade e bem estar 5