Conheça a Livreteria, o triciclo que está levando leitura aos morros do Complexo de São Carlos, no Rio

Clique e ouça:

Os amigos Guilherme Vinicius Roberto, de 29 anos, e Luan Oliveira, de 17, do o Morro do Zinco, queriam estimular a leitura entre crianças e jovens dos morros do Complexo de São Carlos, no Rio.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para isso, eleS criaram o projeto Livreteria Popular Juraci Nascimento, um triciclo QUE foi acoplado A um armário de metal com portas, pintado de vermelho, que leva livros, muitos livros.

Segundo os idealizadores, a Livreteria tem livros, assim como a sorveteria tem sorvete, explicam ao site O Globo. “A gente queria mais do que uma livraria, que é um lugar ao qual o morador do morro não vai. E mais do que uma biblioteca, que fica parada. Aí surgiu a ideia de levar os livros até as pessoas”, explica Roberto.

Por conta das ladeiras e do triciclo ser pesado, eles fazem apenas uma parada por semana e todos os sábados tem contação de histórias.  O projeto prevê ainda um clube do livro, para estimular trocas entre os moradores.

Com apenas 2 meses de funcionamento, o projeto já tem 30 cadastrados que podem retirar os exemplares sem custo nenhum e ficar com eles por até 3 semanas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Além disso, qualquer um pode doar livros para a Livreteria.

“Muito do que eu sou, muitas das escolhas que fiz, é por causa dos livros que li”, explica Roberto, que terminou os estudos numa escola mantida pela Fundação Bradesco, cursou jornalismo na PUC como bolsista e hoje trabalha numa empresa fazendo clipping de notícias.

Outra curiosidade do projeto é a escolha em homenagear Juraci Nascimento. Ela foi uma líder comunitária do Complexo que costumava reunir crianças para festinhas, teatrinhos, distribuição de doces e contação de histórias.

Para dar início à biblioteca ambulante, os rapazes apresentaram a ideia para a Agência de Redes para Juventude, programa da Avenida Brasil – Instituto de Criatividade Social, financiado pela Petrobrás.

Após aprovado, eles ganharam R$ 5 mil para começar o trabalho, sendo que o triciclo com estante custou R$ 1,9 mil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

35-1024x682

41

emprestimo-livro-favela

libraria-triciclo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

 

 

Fonte: O Globo

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,026,486FãsCurtir
2,191,217SeguidoresSeguir
11,972SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Brasileira voluntária da 2ª Guerra Mundial é hoje voluntária na luta contra o Coronavírus

A dona Blandina era adolescente quando confeccionou luvas para os soldados brasileiros da FEB (Força Expedicionária Brasileira) que lutaram na 2ª Guerra Mundial. Lá se...

Jovens antecipam casamento após saber que um deles tem apenas 5 meses de vida

Se você, assim como eu, se acabou de chorar vendo "Um amor para recordar" lá em 2002, se prepare: essa história é real, e...

Policiais unem-se a manifestantes em ato contra racismo e violência, nos EUA

É preciso tomar muito cuidado com generalizações, afinal, a profissão e a raça de uma pessoa não podem a definir. E para provar isso, diversos...

Batismo de bebê conta com bençãos de familiares católicos, espíritas, evangélicos e umbandistas

Quando completou três meses de vida, o pequeno Iago recebeu as bençãos de sua família, cada qual à sua maneira: uma avó é católica,...

Surfistas vão todos os dias à praia para salvar vidas e recebem gratidão de banhistas

Só quem já passou pelo susto de perder o controle ao nadar em um mar ou uma piscina sabe o tamanho do alívio quando...

Instagram