Os amigos Guilherme Vinicius Roberto, de 29 anos, e Luan Oliveira, de 17, do o Morro do Zinco, queriam estimular a leitura entre crianças e jovens dos morros do Complexo de São Carlos, no Rio.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Para isso, eleS criaram o projeto Livreteria Popular Juraci Nascimento, um triciclo QUE foi acoplado A um armário de metal com portas, pintado de vermelho, que leva livros, muitos livros.
Segundo os idealizadores, a Livreteria tem livros, assim como a sorveteria tem sorvete, explicam ao site O Globo. “A gente queria mais do que uma livraria, que é um lugar ao qual o morador do morro não vai. E mais do que uma biblioteca, que fica parada. Aí surgiu a ideia de levar os livros até as pessoas”, explica Roberto.
Por conta das ladeiras e do triciclo ser pesado, eles fazem apenas uma parada por semana e todos os sábados tem contação de histórias. O projeto prevê ainda um clube do livro, para estimular trocas entre os moradores.
Leia Mais
Com apenas 2 meses de funcionamento, o projeto já tem 30 cadastrados que podem retirar os exemplares sem custo nenhum e ficar com eles por até 3 semanas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Além disso, qualquer um pode doar livros para a Livreteria.
“Muito do que eu sou, muitas das escolhas que fiz, é por causa dos livros que li”, explica Roberto, que terminou os estudos numa escola mantida pela Fundação Bradesco, cursou jornalismo na PUC como bolsista e hoje trabalha numa empresa fazendo clipping de notícias.
Outra curiosidade do projeto é a escolha em homenagear Juraci Nascimento. Ela foi uma líder comunitária do Complexo que costumava reunir crianças para festinhas, teatrinhos, distribuição de doces e contação de histórias.
Para dar início à biblioteca ambulante, os rapazes apresentaram a ideia para a Agência de Redes para Juventude, programa da Avenida Brasil – Instituto de Criatividade Social, financiado pela Petrobrás.
Após aprovado, eles ganharam R$ 5 mil para começar o trabalho, sendo que o triciclo com estante custou R$ 1,9 mil.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fonte: O Globo
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.