A Prefeitura de Salvador vem incentivando programas pró-sustentabilidade na construção de edifícios para contribuir com a preservação ambiental e a redução do impacto dos detritos da construção civil no meio ambiente.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Os programas IPTU Verde e IPTU Amarelo oferecem descontos na hora de pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano. Os benefícios são dados após a comprovação de que a construtora adotou as métricas sustentáveis estabelecidas pelo município na construção do edifício.
Criado há quatro anos, o IPTU Verde concede desconto de até 10% no tributo a proprietários de imóveis que adotam medidas de sustentabilidade, como redução no consumo de água, descarga com duplo comando e aproveitamento de águas pluviais em 90% da área de cobertura. Para ter acesso ao desconto, é necessário conseguir um certificado: bronze (mínimo de 50 pontos), prata (70 pontos) e o de ouro (100 pontos).
Leia Mais
Quaisquer proprietários, residenciais ou não-residenciais, podem participar, o que inclui aqui os terrenos declarados como não edificáveis, que não sejam exploráveis economicamente e que estejam em Área de Proteção Ambiental (APA).
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Leia também: Prefeitura dará 50% de desconto no IPTU a morador que adotar animal abandonado
“Incentivos promovem mudanças na percepção e implantação da sustentabilidade. Esse é o maior avanço alcançado pelo programa”, destaca o secretário municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) André Fraga.
O secretário afirma que a iniciativa insere Salvador em um movimento mundial de construções sustentáveis, do qual já fazem partes cidades como Berlim (Alemanha), Dublin (Irlanda) e Helsinque (Finlândia).
Lançado em dezembro do ano passado, o IPTU Amarelo oferece descontos de 5%, 7% e 10% para quem implantar a energia solar na capital baiana.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A iniciativa visa beneficiar os proprietários de prédios que adotarem a tecnologia fotovoltaica conforme a quantidade de eletricidade limpa gerada, enquadrada em três categorias: Ouro, Prata ou Bronze.
De acordo com a Prefeitura, para participar da categoria Ouro, é necessário que a geração de energia seja correspondente a no mínimo 90% do que é consumido. O desconto, neste caso, será de 10% no valor do IPTU. A categoria prata concede 7% de desconto e a bronze, 5%.
Semana do Clima
Programas como o IPTU Amarelo auxiliam os cidadãos a economizarem no final do ano, mas também ajuda Salvador a reduzir a emissão de gases do efeito estufa na atmosfera, responsáveis em grande parte pelo aquecimento global.
Somente na capital baiana, de acordo com informações do Inventário de Emissões da cidade, 18% do dióxido de carbono (CO2) despejado no ar são provenientes dos edifícios (institucionais, residenciais e comerciais).
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Este assunto será apenas um dos muitos tópicos e fóruns de debate que serão realizados na Semana LatinoAmericana e Caribenha de Clima (Climate Week ou Semana do Clima), de 19 a 23 de agosto, no Salvador Hall (Av. Luis Viana Filho s/n, Wet n Wild – Paralela).
Leia também: Madeira sustentável feita com casca de mandioca é resistente até contra o fogo
Patrocinado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e co-organizado pela Prefeitura de Salvador, o evento objetiva “sensibilizar e apoiar os membros da nossa sociedade nos países em desenvolvimento, em nível regional, para alcançar a neutralidade climática global até meados deste século”.
As inscrições podem ser feitas pelo site da Regional Climate Weeks até 18 de agosto.
Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.
Fonte: Correio 24h/Fotos: Nilton Souza/Divulgação
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.