Início SUSTENTABILIDADE Ambiente Construção sustentável em Salvador ganha desconto de até 10% no IPTU

Construção sustentável em Salvador ganha desconto de até 10% no IPTU

A Prefeitura de Salvador vem incentivando programas pró-sustentabilidade na construção de edifícios para contribuir com a preservação ambiental e a redução do impacto dos detritos da construção civil no meio ambiente.

Os programas IPTU Verde e IPTU Amarelo oferecem descontos na hora de pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano. Os benefícios são dados após a comprovação de que a construtora adotou as métricas sustentáveis estabelecidas pelo município na construção do edifício.

Criado há quatro anos, o IPTU Verde concede desconto de até 10% no tributo a proprietários de imóveis que adotam medidas de sustentabilidade, como redução no consumo de água, descarga com duplo comando e aproveitamento de águas pluviais em 90% da área de cobertura. Para ter acesso ao desconto, é necessário conseguir um certificado: bronze (mínimo de 50 pontos), prata (70 pontos) e o de ouro (100 pontos).

Construção sustentável economiza no IPTU e contribui com o meio ambiente

Quaisquer proprietários, residenciais ou não-residenciais, podem participar, o que inclui aqui os terrenos declarados como não edificáveis, que não sejam exploráveis economicamente e que estejam em Área de Proteção Ambiental (APA).

Leia também: Prefeitura dará 50% de desconto no IPTU a morador que adotar animal abandonado

“Incentivos promovem mudanças na percepção e implantação da sustentabilidade. Esse é o maior avanço alcançado pelo programa”, destaca o secretário municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) André Fraga.

O secretário afirma que a iniciativa insere Salvador em um movimento mundial de construções sustentáveis, do qual já fazem partes cidades como Berlim (Alemanha), Dublin (Irlanda) e Helsinque (Finlândia).

Construção sustentável economiza no IPTU e contribui com o meio ambiente

Lançado em dezembro do ano passado, o IPTU Amarelo oferece descontos de 5%, 7% e 10% para quem implantar a energia solar na capital baiana.

A iniciativa visa beneficiar os proprietários de prédios que adotarem a tecnologia fotovoltaica conforme a quantidade de eletricidade limpa gerada, enquadrada em três categorias: Ouro, Prata ou Bronze.

De acordo com a Prefeitura, para participar da categoria Ouro, é necessário que a geração de energia seja correspondente a no mínimo 90% do que é consumido. O desconto, neste caso, será de 10% no valor do IPTU. A categoria prata concede 7% de desconto e a bronze, 5%.

Semana do Clima

Programas como o IPTU Amarelo auxiliam os cidadãos a economizarem no final do ano, mas também ajuda Salvador a reduzir a emissão de gases do efeito estufa na atmosfera, responsáveis em grande parte pelo aquecimento global.

Somente na capital baiana, de acordo com informações do Inventário de Emissões da cidade, 18% do dióxido de carbono (CO2) despejado no ar são provenientes dos edifícios (institucionais, residenciais e comerciais).

Este assunto será apenas um dos muitos tópicos e fóruns de debate que serão realizados na Semana LatinoAmericana e Caribenha de Clima (Climate Week ou Semana do Clima), de 19 a 23 de agosto, no Salvador Hall (Av. Luis Viana Filho s/n, Wet n Wild – Paralela).

Leia também: Madeira sustentável feita com casca de mandioca é resistente até contra o fogo

Patrocinado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e co-organizado pela Prefeitura de Salvador, o evento objetiva “sensibilizar e apoiar os membros da nossa sociedade nos países em desenvolvimento, em nível regional, para alcançar a neutralidade climática global até meados deste século”.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Regional Climate Weeks até 18 de agosto.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Correio 24h/Fotos: Nilton Souza/Divulgação

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

982,579FãsCurtir
1,684,969SeguidoresSeguir
8,271SeguidoresSeguir
11,000InscritosInscrever

+ Lidas

Pesquisadora de Manaus desenvolve plástico biodegradável a partir do cará

Quem já comeu sabe o quanto o cará é saboroso. O tubérculo, que é bem parecido com o inhame, é rico em fibras e...

Jovem abre espetinho e amigos aparecem para ‘dar uma força’ em Curitiba (PR)

No início deste mês, o usuário @Chrystofer_99 comentou no seu Twitter que planejava abrir um espetinho. A ideia era fazer um 'teste' com sua família,...

Casal gay adota bebê com HIV que foi rejeitada por 10 famílias

Pouco depois de nascer, Olivia foi abandonada em um orfanato. Na fila de adoção, foi rejeitada por 10 famílias. O motivo? A menina é...

Designer da UFMG cria embalagem sustentável de pasta de dente que pensa fora da caixa – literalmente!

Um projeto acadêmico liderado por Allan Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), repensa a maneira como as embalagens são dispostas aos consumidores...

Cansado de notícias ruins, ilustrei 36 das melhores notícias de 2019

É a mesma coisa: entra ano, sai ano: em dezembro começam as publicações nas redes sociais dizendo que o ano foi terrível, que só...

Instagram