Máquina revolucionária faz suco e ‘imprime’ copos 3D feitos com cascas de laranja

Clique e ouça:

Imagine uma máquina de suco de laranja que recicla a casca e a transforma em copos de bioplástico confeccionados com o auxílio de uma impressora 3D. Este é o dispositivo projetado pelo escritório de design e inovação Carlo Ratti Associati em parceria com a empresa ENI.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A revolucionária geringonça é um belo exemplo de economia circular e zero desperdício que pode ser acompanhado de perto pelos clientes. Com a ajuda de uma impressora 3D, a mágica da engenharia acontece.

Batizada de ‘Feel the Peel’, o dispositivo separa duas metades da laranja, espreme o suco e conduz as cascas por um tubo, que vão se acumular no inferior da máquina. Chegando lá, tais resíduos são secos, moídos e misturadas com ácido polilático (PLA) – ácido orgânico de origem biológica – dando origem ao material bioplástico. Este último será aquecido e derretido em um filamento para impressão dos copos, que instantaneamente pode ser já preenchido com o suco.

Máquina suco e imprime copos cascas laranjaA Feel the Peel mede cerca de 3,10 metros de altura e comporta até 1.500 laranjas. Ela está em exposição em um evento na cidade de Rimini, na Itália, e deve ser apresentada ainda em vários locais públicos do país.

Copos feitos com casca de laranja

“O princípio da circularidade é obrigatório para os objetos de hoje”, afirma Carlo Ratti, fundador do escritório e diretor do MIT Senseable City Laboratory.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também:

Máquina suco e imprime copos cascas laranja

“Trabalhando com a Eni, tentamos mostrar a circularidade de maneira muito tangível, desenvolvendo uma máquina que nos ajuda a entender como as laranjas podem ser usadas para muito além do suco. As próximas interações podem incluir novas funções, como impressão de tecido para roupas usando cascas de laranja.”

Dentro do MIT, Carlo está sempre antenado com inovações e novas tecnologias. Uma delas é o piso modular e removível desenvolvido para as grandes cidades. Ou vestimentas feitas com cascas de fruta, especialmente da banana e da laranja.

Veja o vídeo abaixo:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Ciclo Vivo/Fotos: Reprodução/Nicola Giorgetti

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,071,618FãsCurtir
2,422,376SeguidoresSeguir
20,109SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Desconhecidos dão vida nova a idoso que recebeu arroz com ração de cachorro para comer

A história de seu José Adan começou triste, mas terminou muito feliz. Ele é um senhor idoso que vive em situação de rua e...

Yaci e Yara, filhas de quilombolas, são capa da Marie Claire

Dona Maria Santana deve estar orgulhosa, afinal, suas duas filhas gêmeas, Yaci e Yara, estão conquistando o mundo da moda com sua beleza estonteante...

Em apenas 24h, vaquinha para menino que cuida sozinho da mãe doente arrecada mais de R$277 mil

Genteeee, que alegria! Em menos de 24h, batemos a meta da vaquinha para comprar uma casa para o menino José, 15 anos, a mãe...

Menino de 15 anos, que cuida sozinho da casa e da mãe doente, comove desconhecidos e ganha vaquinha

Quinze anos e já com a responsabilidade de um chefe de família. Essa é a idade do José, sozinho, o adolescente cuida da mãe...

Desempregado investe último dinheiro pra aprender, fazer e vender pudim em SP: negócio decolou após desabafo!

Dá água na boca, não dá? Eu sou suspeito, amo pudim, mas teve gente que pediu o pudim ‘cenográfico’ do Jonas, só que não...

Instagram

Máquina revolucionária faz suco e 'imprime' copos 3D feitos com cascas de laranja 14