Coreia do Norte e do Sul assinam tratado de paz e fim de armas nucleares

Temos motivos para comemorar, pois depois de décadas de conflitos, os líderes da Coreia do Norte e do Sul colocaram um fim definitivo neste episódio. Desde que a guerra entre os dois países terminou – em 1954, nunca havia-se concordado em assinar um tratado de paz, como agora.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Eles estiveram para encerrar a guerra, em 2007, quando houve a conferência de paz “Sunshine Policy” (Política do Sol, em português), mas em 2008, a Coreia do Sul elegeu um novo presidente, que acabou abandonando as negociações. Um dos maiores entraves para que a paz fosse selada, era que a Coreia do Norte sempre resistiu às inspeções internacionais de suas instalações nucleares.

Recentemente, o presidente sul-coreano, Moon Jae-in e, o líder norte-coreano, Kim Jong Un, declararam que farão um acordo que colocará fim no conflito que dura quase 7 décadas, retirando todas as armas nucleares da península e que, também pretendem assinar um acordo de paz até o fim deste ano.

O fim deste conflito significa, entre outras coisas, o fim da Zona Desmilitarizada da Coreia, que é uma zona de mais de 4 km de largura e 238 km de comprimento, extremamente hostil, que foi criada para proteger o limite entre uma nação e outra. Com o tratado de paz, ela deixará de existir, as tropas serão retiradas e esse pedaço de terra voltará ao seu estado original.

A declaração oficial foi: Os dois líderes declaram para nosso povo de 80 milhões e o mundo inteiro que não haverá mais guerra na península coreana e uma nova era de paz começou”, trazendo esperança para o mundo inteiro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O próximo passo é incluir a China e os Estados Unidos no acordo de paz, já que os países também se viram envolvidos nos conflitos, facilitando o encontro entre Donald Trump, presidente norte-americano e Kim Jong Un, líder norte-coreano e servir de inspiração para que mais países façam o mesmo, já que a paz, é sempre a melhor opção.

Com informações de Good News Network

Fotos: Global News/CA

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,778,819SeguidoresSeguir
23,864SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Invenção de estudante de 20 anos capaz de limpar o plástico dos oceanos será lançada no Japão

O jovem prodígio holandes Boyan Slat já apareceu aqui duas vezes. A primeira foi quando ele, aos 19 anos,  revolucionou o mundo com sua proposta de que...

Após mais de 70 anos juntas, elas finalmente puderam se casar nos EUA

As norte-americanas Vivian Boyack, de 91 anos, e Alice “Nonie” Dubes, de 90, finalmente se casaram mais de 70 anos depois de começarem a...

Com 30 milhões de cães e gatos na rua, campanha quer diminuir o abandono de animais no Brasil

Existe uma premissa que já é milenar: o cachorro é o melhor amigo do homem. Vamos incluir que os felinos também são. Mas parece...

Sogro anda de mãos dadas com genro para ajudá-lo a superar medo de sair na rua com o namorado

Fran guarda algumas memórias ruins de um passado recente, quando ele sofreu preconceito por ser homossexual. O jovem foi agredido fisicamente, além de ter passado...

Instagram

Coreia do Norte e do Sul assinam tratado de paz e fim de armas nucleares 2