Coronavírus: o mundo emite menos de 1 milhão de toneladas de CO2 por dia

Mais um caso do impacto positivo que a pandemia do coronavírus está causando no meio ambiente.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Publicamos recentemente o caso dos canais de Veneza que voltaram a ter água cristalina após conter o turismo de massa.
Segundo um relatório da agência Lusa, por conta do autoisolamento e quarentena em vários países, o mundo está emitindo menos de 1 milhão de toneladas de CO2 por dia. Uau!
A queda na procura do petróleo, o abrandamento no consumo de carvão e a suspensão de milhares de voos tiveram como efeito a redução de um gás extremamente danoso ao meio ambiente e principal causador do efeito estufa.
Leia Mais
Outro dado publicado pelo relatório da agência é que também estamos bem próximos de chegar à redução ideal de 7,6% ano para limitar o aumento da temperatura global a 1,5 graus celsius.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Entretanto, as quedas na poluição já são visíveis em imagens de satélite nos países com mais casos e, por consequência, uma quarentena mais generalizada e restritiva como a da China pode ter reduzido as emissões em 25%.
Ainda, sabe-se agora que na Itália está para acontecer precisamente o mesmo. As medidas drásticas que o país da Europa mais afetado pela pandemia impôs já são, literalmente, visíveis do espaço.
“Embora possa haver pequenas variações nos dados devido à cobertura de nuvens e mudanças climáticas, estamos muito confiantes de que a redução de emissões que podemos ver coincida com o bloqueio na Itália, ao causar menos atividades industriais e de tráfego” explicou Claus Zehner, da missão gerente da ESA em comunicado.
Poluição mata mais que o coronavírus
De acordo com o especialista em alterações climáticas, ambiente e energia, François Gemenne, o bloqueio pode salvar mais vidas prevenindo a poluição do que o próprio vírus.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Estranhamente, acho que o número de mortos pelo coronavírus no final pode ser positivo, se considerar as mortes por poluição atmosférica”, disse Gemenne, citando, por exemplo, as 48.000 pessoas que morrem anualmente na França por causa de poluição atmosférica e mais de um milhão na China.
Iniciativas para ajudar
Listamos 10 iniciativas em meio ao coronavírus para acalentar o seu coração, clique aqui.
Também reunimos diversos serviços gratuitos para você aproveitar durante a pandemia do coronavírus, clique aqui.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Durante o Mês da Mulher, nós aqui do Razões junto com O Boticário contaremos histórias de mulheres que ajudam mulheres. Vamos falar sobre essa linda rede de apoio, para mostrar que #SomosFeitasDeTodas. Acesse as histórias aqui.
Fonte: Nit.pt
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.