Praticamente qualquer cidade do mundo – das mais pacatas e tranquilas aos grandes centros urbanos, – oferecem a seus cidadãos e visitantes um mirante para contemplar a vista panorâmica da cidade e da paisagem ao seu redor.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Aqui no Brasil, o Rio de Janeiro, um dos nossos grandes destinos turísticos e privilegiado por sua geografia, acaba sem querer privando parte de seus visitantes – os deficientes visuais, – de desfrutar intensamente das imagens, mesmo com toda imaginação.
A cerca de 9.000 km da Cidade Maravilhosa, em Nápoles, no sul da Itália, essa desigualdade foi reparada: no Castelo de Santo Elmo, fortaleza da Idade Média situada no topo de uma colina, foi colocado um corrimão metálico com inscrições em Braille.
Leia Mais
O mirante oferece uma visão de 360 graus de toda a cidade e do seu entorno – lugar perfeito para a instalação do trabalho do artista italiano Paolo Puddu, da Academia de Belas Artes de Nápoles, chamado “Follow the Shape”.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A obra com inscrições em Braille percorre todos os caminhos e escadarias da Praça das Armas – e é fruto de um concurso que visava trazer acessibilidades a pessoas com deficiência.
No corrimão, foram inscritas frases do livro “A Terra e o Homem”, lançado em 1919 pelo escritor napolitano Giuseppe De Lorenzo.
Graças a esta iniciativa, os deficientes visuais poderão ter uma ideia da incrível beleza da região da Campânia através de uma experiência muito diferente do visual.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Claro, nem por isso será muito intensa, uma vez que o poder das palavras é capaz de ligar maravilhosamente bem a imaginação aos sentidos do nosso corpo. ?
Sabia que agora o Razões tem um livro? O Que Eu Aprendi Até Agora – 50 Conselhos Inspiradores Para Uma Vida Cheia de Razões Para Acreditar! está em pré-venda até 15/08. Comprando o seu exemplar agora, ganhe um brinde especial + frete grátis, clique aqui.
Veja também:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fonte: Muda Tudo
Fotos: Reprodução / Follow the Shape
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.