Costa Rica é a primeira nação tropical a parar e reverter desmatamento

Clique e ouça:

A Costa Rica é um pequeno e estável país tropical da América Central rico em biodiversidade e com algumas das políticas ambientais mais progressistas do planeta. Após décadas de desmatamento desenfreado no século passado, o país virou o jogo e se tornou referência em reflorestamento de áreas degradadas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A partir da década de 1980, governos em sequência implantaram políticas de proteção ao meio ambiente, fazendo da Costa Rica o único país a cumprir todos os cinco critérios do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) estabelecidos para medir a sustentabilidade ambiental.

Ajude a levar água limpa para aldeia no Acre

Segundo o Banco Mundial, a nação central-americana é a primeira do mundo a conseguir reverter efetivamente o desmatamento. Hoje, mais da metade de seu território é coberto por florestas: em 1983, as áreas remanescentes representavam apenas 26% do total.

Interessante frisar que a preservação ambiental não significou estagnação econômica, mas o contrário disso: o país continuou crescendo e prosperando, investindo seus esforços principalmente no ecoturismo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

praia costa rica

Aumento da cobertura florestal

Em um relatório publicado neste ano, o Banco Mundial concluiu que as florestas da Costa Rica contribuem diretamente com 2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, enquanto a indústria, incluindo aqui a extração da madeira, representa apenas 0,2%.

Leia também: 

A pesquisa mostrou também que a Costa Rica continua a ganhar cobertura florestal. Há cinco anos, o país tinha um nível considerado bastante alto, 52,4%, número que continua a crescer hoje.

floresta costa rica

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O governo costarriquenho está trabalhando atualmente em contas por serviços ambientais, para realmente mensurar e captar os valores de benefícios como a limpeza da água e a preservação da biodiversidade. Todas as informações coletadas servirão de base para a formulação de novas políticas sustentáveis de longo prazo. Para mais detalhes, veja aqui a história da reversão do desmatamento na Costa Rica.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Ciclo Vivo/Fotos: Reprodução/iStock

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,050,469FãsCurtir
2,191,217SeguidoresSeguir
17,217SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Homem com deficiência humilhado por atraso de salgados se surpreende com apoio: “o telefone não para”

Coisa mais linda essa corrente de solidariedade, o Rafael tá sem acreditar! Rafael foi humilhado por um cliente que não aceitou o atraso da sua...

Cãozinho é reprovado em treinamentos da polícia por ser ‘dócil demais’

E essa carinha de: "Alguém brinca comigo, por favor!"?

Vendedor de salgados é humilhado e recebe ajuda de vaquinha que bate R$70 mil em 24h

Rafael, que só tem uma das mãos, foi humilhado por cliente que não aceitou o atraso da sua encomenda de salgados.

“Eu quito!”, diz Tatá Werneck para seguidora que desabafou sobre dívidas na pandemia

A Tatá Weneck se ofereceu para pagar as dívidas de uma seguidora depois que ela postou um meme no seu Instagram. O meme é uma...

Jovem ‘zombada’ por vender sacos de lixo para ajudar a mãe não abaixa a cabeça

A estudante de enfermagem Clara Soares, 18 anos, vende sacos de lixo e panos de chão em Ceilândia (DF) para ajudar a mãe. Enquanto batia...

Instagram

Costa Rica é a primeira nação tropical a parar e reverter desmatamento 13