Criança ucraniana com apenas um número de telefone na mão faz viagem de 1000 km até a fronteira sozinha

As mães fariam qualquer coisa para manter seus filhos seguros, mesmo quando isso signifique separar-se deles no meio de uma guerra.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Esse é um sacrifício que uma mãe ucraniana chamada Yulia Pisetskaya teve que fazer quando colocou seu filho, Hassan, em um trem indo para a Eslováquia de Zaporizhzhia, uma cidade atacada pelas forças russas na semana passada.

A mãe do menino de 11 anos estava desesperada para colocar pelo menos um de seus filhos em segurança. No entanto, ela não pôde ir com Hassan porque estava doente e precisava cuidar de sua mãe, que é deficiente física.

Criança ucraniana com apenas um número de telefone na mão faz viagem de 1000 km até a fronteira sozinho

Por mais que tenha partido seu coração, Yulia teve que deixar Hassan ir sozinho. Trazendo consigo apenas uma sacola plástica, um passaporte e um número de telefone rabiscado na mão, o menino corajosamente embarcou no trem enquanto sua mãe observava.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Felizmente, Hassan viajou em segurança à Eslováquia, onde os guardas de fronteira cuidaram dele quando chegou. Viajando cerca de 1.000 km, o menino do sudeste da Ucrânia foi descrito pela polícia eslovena como um “herói”.

Criança ucraniana com apenas um número de telefone na mão faz viagem de 1000 km até a fronteira sozinho

O número de telefone escrito em sua mão era de seus parentes na capital eslovaca, Bratislava. As autoridades os rastrearam e, em seguida, levaram Hassan aos seus cuidados. Seus irmãos também chegaram ao país.

Yulia foi ao Facebook para agradecer aos eslovacos por garantir que seu filho permanecesse seguro.

“Estou muito grata por terem salvado a vida do meu filho”, disse ela em uma mensagem de vídeo postada na plataforma e traduzida pelo The Daily Mail. “Em seu pequeno país, há pessoas com grandes corações.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Criança ucraniana com apenas um número de telefone na mão faz viagem de 1000 km até a fronteira sozinho

No vídeo, Yulia compartilhou que está viúva e “com muitos filhos”. Ela agradeceu à alfândega eslovaca e aos voluntários que cuidaram de Hassan e o ajudaram a atravessar a fronteira.

“Sou grata por você ter salvado a vida do meu filho”, disse ela. “Perto da minha cidade há uma usina nuclear na qual os russos estão atirando. Eu não podia deixar minha mãe – ela não pode se mover sozinha.”

Ela terminou sua mensagem com um apelo emocionado: “Por favor, salve nossas crianças ucranianas”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Criança ucraniana com apenas um número de telefone na mão faz viagem de 1000 km até a fronteira sozinho

O Ministério do Interior eslovaco compartilhou a história de Hassan no Facebook, dizendo que ele “conquistou o coração de todos com seu sorriso, destemor e determinação, dignos de um verdadeiro herói”.

Policiais, funcionários da alfândega, soldados e voluntários ajudaram o menino e o mantiveram aquecido. Eles também embalaram comida e bebidas para ele em sua próxima viagem.

“Graças ao número em sua mão e um pedaço de papel na cintura, ele conseguiu entrar em contato com seus entes queridos, que vieram buscá-lo mais tarde, e toda a história terminou bem”, acrescentaram os funcionários.

Criança ucraniana com apenas um número de telefone na mão faz viagem de 1000 km até a fronteira sozinho

Na madrugada desta sexta-feira, tropas russas atacaram Zaporizhzhia, a maior usina nuclear da Europa, que produz cerca de 20% da eletricidade da Ucrânia. Eles assumiram o controle da instalação desde então.

Em uma atualização postada no Facebook, o ministro do Interior Roman Mikulec elogiou Hassan por sua “enorme determinação, coragem e destemor”.

“Sinto muito por ele e todas as outras crianças e suas famílias que tiveram que fugir de seu país por causa do que está acontecendo na Ucrânia”, escreveu ele.

O ministro disse que os irmãos solicitaram proteção temporária. Mikulec também garantiu a outros refugiados ucranianos que a Eslováquia está pronta para ajudar.

Criança ucraniana com apenas um número de telefone na mão faz viagem de 1000 km até a fronteira sozinho

Pedir proteção temporária significaria ter acesso a cuidados de saúde, segurança social, alimentação, alojamento, educação e oportunidades de emprego.

Mikulec esclareceu que pedir um na Eslováquia não significa que eles não poderão viajar para outros países da União Europeia.

Para saber mais sobre essa história, assista ao vídeo abaixo:

Fonte: Sky News
Fotos: Reprodução / YouTube

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM








Criança ucraniana com apenas um número de telefone na mão faz viagem de 1000 km até a fronteira sozinha 2

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,144,464SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Dicionário feito por crianças traz definições que os adultos se esqueceram

Crianças sempre nos conquistam porque carregam consigo uma ingenuidade e inocência que somos obrigados a abandonar quando viramos adultos. Conheçam esse projeto desenvolvido pelo...

Sem grana, pai usa a criatividade para realizar sonho da filha: “Melhor pai do mundo”

O coreógrafo Jefferson de Oliveira Chaves usou a criatividade para realizar o sonho da filha de andar de barco. Desde pequena, Nicoly manifesta esse desejo,...

Cachorros esperam angustiados na porta de hospital onde tutor em situação de rua foi internado no PR

Amizade que é amizade está com a gente sempre, até nos momentos mais difíceis. Recentemente, um homem que vive em situação de rua em Cianorte,...

Filha leva Carnaval para mãe com câncer que não pode sair de casa

Quando não está trabalhando em festas como animadora, a atriz Mabelle Magalhães está em casa, cuidando da mãe, dona Maria Goretti, 63 anos, que...

[VÍDEO] Alunos choram com despedida de professora: “melhor professora!”

Ai, gente! É muito amor pela fessora! 😭 Após anos atuando dentro de sala de aula, a professora Lu Amorim foi promovida ao posto de...

Instagram

Criança ucraniana com apenas um número de telefone na mão faz viagem de 1000 km até a fronteira sozinha 3