Crianças de 5 anos formam conselho deliberativo de escola pública em São Paulo
As crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Dona Leopoldina, na Zona Oeste de São Paulo (SP), participam ativamente das decisões da escola desde 2012.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Elas fazem parte de um conselho deliberativo, chamado “Conselho da Criança”, que tem mudado a rotina e as decisões na gestão da escola. A primeira reivindicação dos pequenos foi o fim da obrigatoriedade do soninho após o horário de almoço.
A diretora da escola, Márcia Harmbach, destacou a importância do conselho em valorizar o protagonismo dos alunos. “A instituição do Conselho é uma forma de entender que eles são inteligentes e que têm consciência do que falam”, disse em entrevista ao portal De Olho nos Planos.
Leia Mais
Após a criação do Conselho, “os alunos passaram a aprender mais, se engajaram nas propostas das professoras com mais facilidade e se tornaram mais questionadores e críticos, vendo a escola como um todo”, explica a diretora.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Leia também: Escola revoluciona sala de aula ao colocar crianças e idosos para aprenderem uns com os outros
E não foi só o fim do horário de dormir que o Conselho da Criança conseguiu. Os alunos também conseguiram comprar brinquedos novos, a reformulação da quadra e a adaptação dos balanços para as crianças com deficiência.
“Os estudantes possuem uma ótica diferente da do adulto e que precisa ser levada em consideração. A criança é produtora de cultura, autora, competente, sujeito de direito e tem suas próprias visões de mundo”, ressaltou a diretora.
Fotos: Divulgação
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.