Crianças de 5 anos formam conselho deliberativo de escola pública em São Paulo

As crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Dona Leopoldina, na Zona Oeste de São Paulo (SP), participam ativamente das decisões da escola desde 2012.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Elas fazem parte de um conselho deliberativo, chamado “Conselho da Criança”, que tem mudado a rotina e as decisões na gestão da escola. A primeira reivindicação dos pequenos foi o fim da obrigatoriedade do soninho após o horário de almoço.

A diretora da escola, Márcia Harmbach, destacou a importância do conselho em valorizar o protagonismo dos alunos. “A instituição do Conselho é uma forma de entender que eles são inteligentes e que têm consciência do que falam”, disse em entrevista ao portal De Olho nos Planos.

Conselho-Criança-7-1024x768

Após a criação do Conselho, “os alunos passaram a aprender mais, se engajaram nas propostas das professoras com mais facilidade e se tornaram mais questionadores e críticos, vendo a escola como um todo”, explica a diretora.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Escola revoluciona sala de aula ao colocar crianças e idosos para aprenderem uns com os outros

E não foi só o fim do horário de dormir que o Conselho da Criança conseguiu. Os alunos também conseguiram comprar brinquedos novos, a reformulação da quadra e a adaptação dos balanços para as crianças com deficiência.

“Os estudantes possuem uma ótica diferente da do adulto e que precisa ser levada em consideração. A criança é produtora de cultura, autora, competente, sujeito de direito e tem suas próprias visões de mundo”, ressaltou a diretora.

Fotos: Divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,565,291SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Jovem sonha se formar em medicina na Argentina para levar mais saúde a sua cidade e faz vaquinha

A Deborah é uma menina maravilhosa. Ela tem apenas 21 anos e um sonho imenso e lindo: ser médica para ajudar os mais necessitados. A...

Garotinho faz vídeo para explicar como é a vida do seu irmãozinho autista

Garotinho explica, didaticamente, como é a vida do seu irmãozinho autista.

Fotógrafa faz fotos mágicas de crianças com deficiência e conta suas histórias

As fotos são encantadoras como toda foto de criança se divertindo. Até aí, nenhuma novidade, é a mensagem que elas transmitem que merecem um...

Empresa de São Paulo amplia a licença-paternidade para 30 dias

O escritório de advocacia Souza, Schneider, Pugliese e Sztokfisz, com sede em São Paulo e Brasília, resolveu estender a licença-paternidade de 5 para 30...

Há 15 anos, vice-presidente do Instituto Ayrton Senna dá aulas de inglês de graça para jovens carentes

Até onde a educação pode nos levar? Para Emílio Munaro, esse horizonte é gigante. A educação tem o poder de dar acesso a um...

Instagram