Crianças de 5 anos formam conselho deliberativo de escola pública em São Paulo

As crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Dona Leopoldina, na Zona Oeste de São Paulo (SP), participam ativamente das decisões da escola desde 2012.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Elas fazem parte de um conselho deliberativo, chamado “Conselho da Criança”, que tem mudado a rotina e as decisões na gestão da escola. A primeira reivindicação dos pequenos foi o fim da obrigatoriedade do soninho após o horário de almoço.

A diretora da escola, Márcia Harmbach, destacou a importância do conselho em valorizar o protagonismo dos alunos. “A instituição do Conselho é uma forma de entender que eles são inteligentes e que têm consciência do que falam”, disse em entrevista ao portal De Olho nos Planos.

Conselho-Criança-7-1024x768

Após a criação do Conselho, “os alunos passaram a aprender mais, se engajaram nas propostas das professoras com mais facilidade e se tornaram mais questionadores e críticos, vendo a escola como um todo”, explica a diretora.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Escola revoluciona sala de aula ao colocar crianças e idosos para aprenderem uns com os outros

E não foi só o fim do horário de dormir que o Conselho da Criança conseguiu. Os alunos também conseguiram comprar brinquedos novos, a reformulação da quadra e a adaptação dos balanços para as crianças com deficiência.

“Os estudantes possuem uma ótica diferente da do adulto e que precisa ser levada em consideração. A criança é produtora de cultura, autora, competente, sujeito de direito e tem suas próprias visões de mundo”, ressaltou a diretora.

Fotos: Divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,839,477SeguidoresSeguir
24,799SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Pai amamenta sua bebê antes da esposa que foi internada após o parto

"Fui o primeiro a amamentar a bebê!”, disse o americano Maxamillian Kendall, que amamentou a filha com o auxílio de um bico de silicone e uma seringa.

Como o voluntariado pode mudar a vida das pessoas

Quando se buscam as razões que levam pessoas a se tornarem voluntárias e a entregar parte de seu tempo livre (ou todo ele, em...

60 cidades participam do ‘Dia Nacional da Coleta de Alimentos’ neste sábado (9)

Durante um dia inteiro, milhares de voluntários e mercados se mobilizam para coletar alimentos que serão distribuídos para entidades sociais e famílias de baixa renda.

Vaquinha para menino que vende salgado para sustentar família arrecada 60 mil em 48 horas

Obrigado, todo o valor a mais arrecadado vai para garantir uma infância digna pro Nicolas, continuem contribuindo!

Pai começou customizando fantasia para filho cadeirante e agora tem ONG para atender mais crianças

Quando Reese Davis tinha 3 anos de idade, seu filme favorito era “Wall-E”, da Pixar. E um dos seus desejos era se vestir como o...

Instagram

Crianças de 5 anos formam conselho deliberativo de escola pública em São Paulo 3