Crianças do Guarujá se mobilizam para que nome de rua que homenageia um traficante de escravos seja mudada

banner reserva

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Dizer que o futuro da humanidade está nas crianças não é exagero e essa notícia vai te provar isso. Algumas crianças, que possuem entre 9 e 10 anos e são alunas da escola Escola Municipal Myrian Terezinha Wichroski Millbourn, no Guarujá, litoral de São Paulo, se mobilizaram para que o nome de uma rua que homenageia um traficante de escravos seja trocada. Essa rua fica no Guarujá, mas infelizmente no Brasil ainda temos muitos casos parecidos.

Tudo começou quando a professora Ademara Aparecida Jesus Santos pediu para seus alunos pesquisarem os nomes das ruas da cidade, uma maneira prática e inteligente de se aprender história, sem a tradicional decoreba.

Foi quando eles descobriram que uma das principais avenidas da cidade, a Avenida Valêncio Augusto Teixeira Leomil, faz referência a um traficante de escravos que atuou no Guarujá, que tinha uma imensa quantidade de terras entre as cidades de Santos e Guarujá e que até matou um inglês que iria denunciá-lo!

Chocadas depois de descobrirem o histórico da avenida, elas decidiram não aceitar a homenagem, fizeram um ato em prol da mudança de nome da rua e coletaram mais de 300 assinaturas em um abaixo-assinado que foi encaminhado à Câmara Municipal. E tem mais: o pedido é protegido pela lei lei federal 6.454/77, que diz: “É proibido, em todo o território nacional, atribuir nome de pessoa viva ou que tenha se notabilizado pela defesa ou exploração de mão de obra escrava, em qualquer modalidade, a bem público, de qualquer natureza, pertencente à União ou às pessoas jurídicas da administração indireta”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A proposta dessas crianças maravilhosas foi a de mudar o nome da avenida para Avenida 20 de novembro, em homenagem ao dia da consciência negra. Muito mais do que justo, não é mesmo?

Com informações de Revista Forum

barra reserva

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,092,098SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Jovem que doou próprio casaco a morador de rua recebe oferta de emprego

A lei do retorno nunca falha! O estudante Adrian Silva Alves, 17 anos, recebeu uma oferta de emprego na segunda-feira (8) depois de doar...

Vovó de 97 anos cria canal de culinária para se entreter

Uma vovó de 97 anos criou um canal de culinária na internet para se entreter na quarentena e compartilhar um pouquinho da sua experiência...

Aos 94 anos, ex-presidente americano volta a construir casas populares após cirurgia

O ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter vai voltar a ajudar na construção de casas populares no país logo após uma cirurgia no quadril.

Foto do marido do primeiro-ministro de Luxemburgo com primeiras-damas faz sucesso

Algo incrível (e que deveria ser rotineiro), aconteceu na Conferência da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em Bruxelas, Bélgica. Quando amamos temos orgulho...

Vacina contra o câncer de mama e de ovário deve ficar pronta em oito anos

"Nós sabemos que eles são seguros, que estimulam o sistema imunológico [para combater o câncer]", diz pesquisador.

Instagram

Crianças do Guarujá se mobilizam para que nome de rua que homenageia um traficante de escravos seja mudada 4