Crise hídrica faz empresa reaproveitar efluentes de fábrica em SP

A crise hídrica vivenciada por São Paulo fez a Bunge Brasil, uma das maiores empresas de agronegócio e alimentos do país, decidir reaproveitar os efluentes líquidos gerados pela estação de tratamento da fábrica de Jaguaré, na cidade de São Paulo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A redução na captação e tratamento de água chegou a 40% até o final de 2014. O sucesso da ação contou com o know how da Veolia Water Technologies, que forneceu à Bunge uma unidade móvel com a tecnologia Actiflo para facilitar o reaproveitamento das água geradas na estação de tratamento.
Em 2013, o consumo inicial de água no parque industrial era de 2,39 m³/ton de produtos acabados. Depois da reutilização, o consumo específico caiu para 1,46 m³/ton. O objetivo é reaproveitar o efluente líquido gerado para uso em caldeiras e na reposição das torres de resfriamento.
“Pelo fato destes processos exigirem uma excelente qualidade de água, optou-se pela adoção do sistema de clarificação e osmose reversa da Veolia, já que as soluções convencionais não atendem a qualidade final exigida pelos processos da Bunge”, comenta o diretor global de sustentabilidade da Bunge, Michel Santos,
Com a tecnologia Actiflo, a Bunge conseguiu atingir o parâmetro de qualidade necessário para o funcionamento da caldeira a vapor do setor de utilidades. “O Actiflo reduz o volume de águas captadas e tratadas que são lançadas nas redes coletoras e nos mananciais. Além de trazer ganhos ambientais, também diminui os custos operacionais gerados com tratamento de águas em geral”, explica Carlos Pasqualini, gerente de desenvolvimento de operações Solutions da Veolia Water Technologies.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Prêmio Mundial de Sustentabilidade
Em 2010, a empresa recebeu o prêmio “The Sustainability Award Gold” concedido pela WPO – World Packaging Organization, entidade mundial do setor, pela criação do pote biodegradável da margarina Cyclus Nutrycell. A premiação coroa iniciativas de grande impacto nos mais diversos setores da economia nas categorias ouro, prata e bronze. A empresa conquistou a medalha de ouro.
Foto de capa: Divulgação
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.