Cuba começa a distribuir pílula para prevenir a disseminação do HIV

Mundialmente reconhecida por investir grande parte de suas riquezas em saúde pública, garantindo-lhe índices de mortalidade infantil inferiores até mesmo dos países desenvolvidos, Cuba iniciou um programa pioneiro de prevenção à disseminação do vírus do HIV.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ainda em fase de testes, a iniciativa visa entregar gratuitamente a PrEP, uma pílula de profilaxia pré-exposição, à população cubana – hoje a mais populosa do Caribe, com 11 milhões de habitantes.
[Faltando apenas um ano para se formar em odontologia, a Ingred sofreu um grave acidente doméstico que a deixou tetraplégica. Para se graduar, ela precisa de um carro, pois a faculdade fica a 43 km de onde ela mora e Ingride não conta com transporte público. Vamos ajudá-la a fechar esse ciclo? Clique aqui e apoie.]
Elas começaram a ser distribuídas no município de Cárdenas, em Matanzas. O governo espera expandir o serviço para todo o país até o fim do próximo ano.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A PrEP, quando ingerida corretamente, reduz a probabilidade de contaminação pelo HIV em até 90% dos casos.
As autoridades escolheram Cárdenas devido à sua alta incidência de disseminação local – onde vivem 234 pessoas com o vírus, com uma média de 30 novos casos por ano.
As pílulas profiláxicas são uma ferramenta essencial nos esforços de contenção ao vírus da imunodeficiência humana, e também são costumeiramente oferecidas às vítimas de abuso sexual.
Segundo estimativas do governo, atualmente cerca de 23 mil pessoas vivem na ilha com o vírus, com uma taxa de mortalidade de 17%.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O Brasil é um dos poucos países que também oferecem pílula similar pelo sistema de saúde pública – junto, nas Américas, de Bahamas, Barbados, Canadá e EUA. O programa cubano é realizado em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
Leia também:
- Cuba desenvolve primeira vacina contra o câncer de pulmão
- Médico cubano cria horta para índios brasileiros resgatarem o uso de plantas medicinais
Medicamentos anti-retrovirais e vacinas também são oferecidos em solo cubano – mas os próprios líderes do projeto relembram que o preservativo seguem sendo o método mais seguro e eficaz de se prevenir. Há quatro anos, Cuba se tornou o primeiro país do mundo a eliminar a transmissão do HIV de mãe pra filho ou filha.
Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fonte: Hypeness/Fotos: Reprodução/Hypeness
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.