Cuba desenvolve primeira vacina contra o câncer de pulmão

Em 2011, médicos e pesquisadores cubanos desenvolveram o Cimavax, uma vacina contra o câncer de pulmão.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Oito anos depois, em parceria com institutos de pesquisa dos Estados Unidos, eles estudam maneiras mais eficientes de tornar a vacina mais barata, ampla e poderosa.

Para compreender a vacina criada, é importante rever o conceito de “vacina”: ou seja, qualquer substância que tenha o potencial de estimular uma resposta imune no organismo.

[Conheça a história da Liliane: mulher, negra, periférica, que conseguiu uma vaga em uma das faculdades mais renomadas do mundo e criou uma vaquinha para custear os estudos, saiba como ajudá-la aqui.]

De acordo com o portal MedicalDaily, isso significa que o Cimavax não impede a proliferação da doença, mas faz o trabalho mais importante: retarda o crescimento de células cancerígenas em tumores, estabiliza os sintomas e garante uma expectativa de vida extra de 4 a 6 anos, em comparação com pacientes que não recebem a vacina.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Cuba desenvolve primeira vacina contra o câncer de pulmão

Embora não seja uma cura definitiva, uma vacina contra o câncer é um avanço para a medicina moderna e, acima de tudo, uma grande esperança para muitos pacientes doentes.

Leia também: Cuba é o 1º país a erradicar casos de transmissão de HIV de mães para filhos

A vacina é vendida por apenas 1 dólar (4 reais, aproximadamente) e distribuída gratuitamente em hospitais cubanos desde 2011.

Cuba desenvolve primeira vacina contra o câncer de pulmão

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com a parceria entre os médicos e pesquisadores cubanos e norte-americanos, em especial o Instituto Roswell Park, estima-se que a aprovação para distribuição internacional e em larga escala saia dentro de um ano após os testes preliminares em seres humanos.

A expectativa é que a vacina também combata outros tipos de câncer e possa inibir o crescimento de células cancerígenas com uma eficiência superior à disponibilizada atualmente.

Cuba desenvolve primeira vacina contra o câncer de pulmão

Leia também: Médico cubano cria horta para índios brasileiros resgatarem o uso de plantas medicinais

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.
  • Envie sua história aqui.

Fonte: Nation/Fotos: Reprodução/Nation MX

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,444,158SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Comprar livros nesse site ajuda a alfabetizar crianças carentes pelo mundo

Cada compra de livro no site vira uma doação para algum projeto de alfabetização. Todos os livros estão disponíveis com frete grátis para todo o mundo.

Filha realiza casamento fictício para dançar com pai com câncer terminal

Na maioria das cerimônias de casamento, o pai da noiva está presente no momento mais importante: a hora de conduzir a filha ao altar. ...

Menino devolvido por 3 famílias é adotado e sua reação emociona a web

O menino Bernardo, 9 anos, passou por três lares diferentes: foi devolvido por todos! Felizmente, ele ganhou uma família que dará todo o amor...

Artistas mirins de favela no Rio de Janeiro pintam telas que estão em 62 países

O projeto de arte-educação Favela Art atende 180 crianças de três áreas do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. As crianças participam de...

Mulher acha fatura de cartão e R$ 400 na rua, paga a conta e procura dono pelo Facebook (PR)

Beatriz Galindo foi motivo de "alívio" para Danielle, na última semana. Ela encontrou R$ 400 e a fatura de um cartão de crédito perdidos,...

Instagram