Cientistas criam curativo antibacteriano de baixo custo usando casca de fruta como matéria-prima

Um grupo de pesquisadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, desenvolveu um curativo feito com cascas de durião, uma fruta típica do Oriente semelhante à jaca.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A pesquisa partiu da ideia de que grande parte dos curativos mais modernos do mercado são muito agressivos ao meio ambiente.

Assim, a equipe formada em sua maioria por engenheiros químicos criaram um curativo de gel antibacteriano a partir das cascas descartadas do durião – muito popular em Singapura.

curativo antibacteriano feito cascas de fruta durião

A nova tecnologia é mais barata que produtos similares e não tem em sua composição materiais sintéticos, como o polimetacrilato e o polivinilpirrolidona, que levam muitos anos para se decompor na natureza.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Alguns desses produtos chegam a conter até compostos metálicos, como íons de prata ou de cobre, que, além de maléficos ao meio ambiente, são bem caros”, destacou William Chen, diretor do Programa de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Tecnológica de Nanyang.

Trabalhando no desenvolvimento de um curativo verdadeiramente sustentável, Will e sua equipe resolver usar as cascas do durião como matéria-prima. E deu super certo! ✨

“Esse alimento tem uma casca grossa, com espinhos pontiagudos, que é descartada, enquanto sua polpa adocicada é considerada uma iguaria”, explicou o pesquisador. Em laboratório, os cientistas extraíram a celulose das cascas e a combinou com glicerol, um subproduto descartado durante a produção de biodiesel e sabão. “Com essa mistura, conseguimos criar um gel macio, semelhante a folhas de silício, que pode ser cortado em vários formatos e tamanhos”.

Por último, o grupo adicionou ao novo curativo diversas moléculas orgânicas presentes em leveduras, chamadas de “fermento fenólico natural”, garantindo ao produto um escudo contra bactérias.

“Esses fenólicos naturais ajudam a prevenir o crescimento de agentes nocivos comuns, como a E. coli. É uma proteção primordial para que um curativo seja considerado seguro”, concluíram os pesquisadores.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os curativos médicos vêm sendo testados no tratamento de feridas na pele de animais e obteve resultados positivos, com efeitos antimicrobianos relevantes e a cicatrização acelerada das feridas – mais rápido do que os cientistas esperavam.

curativo antibacteriano feito cascas de fruta durião

Essa inovação promete viajar o mundo e ser popularizada futuramente pois, além de ser sustentável e eficiente, o novo curativo pode ser fabricado em pouco tempo e com um custo muito baixo.

“A casca corresponde a até 60% do durião e, geralmente, é descartada e incinerada, o que representa um problema ambiental”, explicou o professor Willim Chen.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Com a crescente ameaça de superbactérias resistentes a antibióticos, o mundo precisará de várias formas alternativas para prevenir infecções. Uma forma eficaz de proteger feridas abertas é com curativos antimicrobianos, que são sustentáveis e seguros. Esse tipo de tecnologia é especialmente importante para diabéticos e pacientes que sofrem de feridas crônicas”, completou.

Veja também:

Fonte: IPU Notícias
Fotos: Reprodução / ACS Sustainable Chemistry & Engineering

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM










Cientistas criam curativo antibacteriano de baixo custo usando casca de fruta como matéria-prima 3

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,145,534SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Nova técnica de palafitas hidráulicas torna construções anti-inundações

Eventos climáticos catastróficos já foram raridades, mas como os efeitos das mudanças climáticas isso se tornar cada vez mais rotineiro. Inundações, em particular, podem ser um...

Prefeitura de São Paulo vai pagar para quem utilizar bicicleta como meio de transporte

Quem vive em São Paulo costuma passar horas parado no trânsito por causa do congestionamento de carros e ônibus. As pessoas perdem tempo e...

Comissária de bordo acolhe e ‘oferece amor’ à passageira em um momento de profunda tristeza

A atitude de uma comissária de bordo com uma passageira que estava passando por um momento delicado foi muito além de ser gentil e...

Companhia aérea vai remover 55 milhões de itens de plástico de seus voos

Para cada quilômetro percorrido por um avião, gera-se 25 quilos de dióxido de carbono ejetados na atmosfera. Até que tenhamos um suprimento melhor de...

Jovem de moto tira próprio tênis e dá para malabarista em semáforo no Acre

Graças à Internet a gente pode ver cenas como esta, que nos fazem acreditar que o mundo está cheio de pessoas boas e generosas....

Instagram

Cientistas criam curativo antibacteriano de baixo custo usando casca de fruta como matéria-prima 4