Início SUSTENTABILIDADE Ambiente Curso de Agrofloresta Sintrópica ensina a plantar alimentos sem desmatar

Curso de Agrofloresta Sintrópica ensina a plantar alimentos sem desmatar

Não é utopia. É possível plantar alimentos em uma floresta, sem desmatamento e sem uso de agrotóxicos. O permacultor Bento Cruz realiza o Curso Básico de Agrofloresta Sintrópica, no Sítio Pau d’Água (ao lado da Ecovila Clareando), em Piracaia, a apenas 90 Km de São Paulo, de 30 de março a 1 de abril, durante o feriado de Páscoa.

A Agrofloresta cria um sistema que junta, na mesma área, a produção de hortaliças, frutas e madeira, que serão planejados e plantados durante o Curso. O foco é no plantio de frutas e sementes crioulas, que estão correndo risco de extinção devido o uso de transgênicos, híbridos e as chamadas melhoradas. Haverá troca de sementes crioulas no Curso.

O método permite a recuperação de áreas degradadas, protege o meio ambiente e ainda gera renda ao pequeno produtor. O sistema promete ser uma alternativa à monocultura do agronegócio, que depende de agrotóxicos e desmatamentos para produzir.

Bento é discípulo de mestre Tupinambá, permacultor nordestino pioneiro em Agrofloresta ao lado do suíço Ernst Gotsch. Ele tem percorrido o Brasil, auxiliando as pessoas que querem deixar as cidades para morar de forma sustentável na roça. A Agrofloresta é um dos caminhos mais viáveis, pois começa a produzir alimentos já no segundo mês.
Os sistemas agroflorestais podem auxiliar na conservação dos solos, das microbacias e áreas florestais. Dessa maneira o homem consegue se inserir no ambiente e passa a aprender com a natureza em vez de entrar em conflito ou destruindo-a. “É uma grande oportunidade do homem voltar a ser querido pela natureza e ter uma função importante para o planeta”, diz Bento. “Ela promove o despertar de um novo olhar, um novo entendimento da prática agrícola.”

agrofloresta sintrópica
Bento é discípulo de mestre Tupinambá, permacultor nordestino pioneiro em Agrofloresta ao lado do suíço Ernst Gotsch.

SOBRE O SÍTIO PAU D’ÁGUA

O Sítio Pau d’Água é um Centro Coletivo de Cultura que tem o objetivo de colaborar com a construção de um novo Imaginário Social. São 3 alqueires, sendo que quase metade está sendo reflorestado. Conta com duas nascentes  e mais de 3 mil árvores foram plantadas nos últimos 2 anos.

SERVIÇO
Curso Básico de Agrofloresta Sintrópica

30 de março a 1 de abril (Páscoa)
Valor: R$ 390 (em alojamento coletivo) ou R$ 490 (em quarto na Ecovila Clareando)
Inscrições: [email protected].br

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

982,394FãsCurtir
1,678,150SeguidoresSeguir
8,219SeguidoresSeguir
10,900InscritosInscrever

+ Lidas

Designer da UFMG cria embalagem sustentável de pasta de dente que pensa fora da caixa – literalmente!

Um projeto acadêmico liderado por Allan Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), repensa a maneira como as embalagens são dispostas aos consumidores...

Mãe pede pizza só para ver o filho entregar no primeiro dia de trabalho

Lindo gesto de amor da mãe para incentivar o filho no novo trabalho!

Pesquisadores do Paraná criam membrana capaz de desenvolver pele e ossos

O futuro da medicina está cada vez mais próximo do presente. No Paraná, pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina criaram uma membrana que é...

Vizinhos cuidam da lavoura de família que busca tratamento para filhas

Essa é uma daquelas histórias para encher o nosso coração de esperança nesse início de ano. Mais de 100 pessoas fizeram um mutirão para...

Aluno usa dinheiro que ganhou de aniversário para pagar ida de amigo a excursão

Um gesto de amizade envolvendo dois estudantes da escola Francisco Murilo Pinto em Bragança Paulista (SP) tem comovido milhares de pessoas na internet.

Instagram