“Abraçar é dizer com as mãos o que a boca não consegue, porque nem sempre existe palavra para dizer tudo“, disse uma vez o poeta Mário Quintana.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O que um abraço representa pra você? Para muitas pessoas, esse gesto acalma a alma, traz conforto, cura e esperança em dias melhores.
Pensando nisso, o Razões foi para a Avenida Paulista, no centro de São Paulo (SP), levar amor para pessoas desconhecidas, que ao mesmo tempo em que carregam sentimentos de saudade, solidão, luto e angústia, lutam para não deixar isso prevalecer em seu dia a dia.
Leia Mais
Com uma venda nos olhos e munido de um cartaz que dizia: “Você está com saudade de alguém? Eu posso te abraçar ❤️”, o jornalista Joe Carvalho, da nossa equipe de produção de vídeos, ficou parado na rua esperando as pessoas se aproximarem.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Pensando no que escrever no cartaz, concluí que as pessoas ficaram muito tempo privadas de abraçar quem amavam, então decidi que essa seria uma das frases. A ideia da venda era pra mostrar que não importa a aparência da pessoa, o abraço transcende isso tudo”, explicou Joe.
Não demorou muito para uma mulher chegar até ele e perguntar: “Oi, posso abraçar?“.
“Pode, claro! Você está com saudade de quem?”, respondeu Joe.
“Estou com saudade do meu filho“, diz ela. Joe questiona se ele mora em outra cidade, mas logo vem o choque: “Não, ele faleceu… Três aninhos ele tinha“. ?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A dura verdade, carregada naquelas poucas palavras, deixou o jornalista sem reação. “Obrigado pelo abraço”, diz então a mulher, antes de se despedir. “Obrigado você por ter parado aqui”.
“Aqui eu não consegui falar nada pra ela… Mas o que ela estava precisando mesmo era daquele abraço“, afirmou Joe.
Em meio à multidão de pessoas que passavam pela rua, apressadas demais para chegar à escola ou ao trabalho, ele aguardou pacientemente alguém se aproximar de novo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Eis que alguns minutos depois, um homem aparece. “Dá um abraço jovem? Eu sou o Charles”, diz.
“E você, tá com saudade de quem?”, questiona Joe. “Da minha mãe e do meu pai. Minha mãe faleceu em 2015. E meu pai em 2007“.
“É uma saudade que não acaba nunca, né?” ?
“É cara, e a gente se sente muitas das vezes solitário, né?”. Em seguida, ele comenta que “acha muito legal” a ideia de que Joe está vendado e não pode vê-lo, considerando ser fácil expor seus sentimentos, ainda que o momento se torne mais carregado emocionalmente.
Por fim, Joe questiona o que o rapaz “pensa sobre abraços”: e sua resposta não poderia ser mais perfeita!
“O abraço tem o poder de transformar a vida de uma pessoa“. ❤️
Repercussão
A experiência foi gravada em vídeo e postada no Insta do Razões neste sábado (11). Em menos de 48 horas, mais de 230 mil pessoas curtiram e comentaram na publicação!
Para Joe, estar ali sozinho, com uma venda e um cartaz foi diferente de absolutamente tudo que já fez e viu na vida.
“Demorou bastante tempo pra que as pessoas começassem a parar. Então a sensação era que eu estava ali sozinho preso nos meus pensamentos, mas com muita gente ao redor. Eu ficava imaginando quais histórias iriam chegar, tentando criar roteiros do que ia falar e tudo mais, mas aí a primeira história chegou e tudo o que eu achei que podia planejar, foi por água abaixo”, relembrou.
“Eram histórias fortes, de pessoas reais que estavam sentindo dor e precisavam de um abraço pra, de alguma forma, amenizar um pouquinho”, completou.
No Razões, a gente trabalha todos os dias com histórias muito impressionantes, mas ali naquele momento Joe estava pessoalmente sentindo o que as pessoas estavam falando. “Eu não sei explicar, mas parece de alguma forma eu consegui acessar um pouco daquela dor. Nos bastidores, depois de gravar, eu fiquei bastante abalado, me julguei por não ter conseguido raciocinar palavras de conforto, mais bem pensadas, pra aquelas pessoas, mas depois entendi que o que elas estavam precisando não eram de palavras, era daquele abraço”.
Assista ao vídeo:
Quer ver mais uma história inspiradora? Dá o play!
Fotos: Razões Para Acreditar
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.