Dentista ilustra receita médica para ajudar paciente analfabeta que errava medicação

Clique e ouça:

Durante uma visita de uma paciente idosa ao seu consultório, o dentista Ricardo Cayres notou que ela vinha tomando medicação para baixar a pressão arterial, mas que os remédios não estavam surtindo efeito.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ao descobrir que a senhora de quase 60 anos estava tomando de maneira equivocada a receita sugerida, por não saber ler o que estava escrito ali, Ricardo decidiu ilustrar uma receita para ajudar a dona Cris.

“Descobri que era porque ela não era alfabetizada e não entendia como seguir a receita do médico. Então, resolvi fazer esse desenho pra que ela entendesse”, disse o profissional.

Com a ajuda de imagens extraídas de embalagens de comprimidos e da internet, a receita ilustrada explica didaticamente quantos comprimidos dona Cris precisa tomar de cada remédio, e em qual período do dia.

“Tirei foto das embalagens, peguei imagens do Google e segui a receita! Montei na mesma hora, imprimi, e a fiz entender, repetir, garantir que de fato ela entendeu, e só então ela foi liberada”, explica o dentista.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A receita ilustrada foi entregue à idosa na semana passada no consultório do cirurgião dentista, em Salvador, Bahia.

Extração do dente

Uma extração de dente estava agendada para ser feita na semana passada, mas como a pressão arterial de dona Cris estava muito alta (mesmo tomando remédios), o dentista desconfiou que algo estava errado, aconselhando a paciente a procurar um médico.

“Dias depois, ao retornar ao consultório Odontológico, ela trouxe algumas embalagens de 2 tipos diferentes de remédio para pressão, prescrita pelo médico do posto de saúde. Porém, quando fui aferir novamente a sua pressão, ainda estava elevada.”

Leia tambémMedico do SUS surpreende pacientes com café da manhã após muitas se queixarem da fome

Foi aí que Ricardo percebeu que ela estava tomando a medicação, mas de maneira errada. Como dona Cris é analfabeta, não estava conseguindo entender a prescrição médica.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Lembrei dessa informação que ela me deu na nossa primeira consulta, quando ela não assinou o prontuário por não saber escrever”, disse. Por isso mesmo, “ela não sabia qual dos remédios tomar e nem os horários corretos, apesar de estar tudo escrito na receita”.

Ele espera a melhora do quadro clínico de dona Cris para realizar a extração do dente nos próximos dias.

“O profissional de saúde que busca a excelência no atendimento, não é aquele que investe apenas em certificados e diplomas na parede – apesar de ser muito importante investir nisso – mas sim aquele que busca entender o seu paciente. Mas entender de verdade. Que enxerga o ser humano à sua frente, com seus medos, anseios e limitações. Que se dispõe a cuidar dele, da sua saúde, da sua vida! Que busca, sobretudo, ser humanizado!”, concluiu o dentista.

 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ver essa foto no Instagram

 

Esse fato aconteceu hoje, e não é uma postagem sobre diferencial, e sim, sobre HUMANIZAÇÃO… . Minha paciente era hipertensa e já havia ido ao consultório tentar fazer a extração, mas, a pressão arterial havia dado alta, segundo ela, mesmo tomando a medicação.😓 . Recomendei que ela procurasse o médico para que ele avaliasse e normalizasse a sua condição. . Dias depois, ao retornar ao consultório Odontológico, ela trouxe algumas embalagens de 2 tipos diferentes de remédio para pressão, prescrita pelo médico do posto de saúde. . Porém, quando fui aferir novamente a sua pressão, ainda estava elevada. Mas como era possível? 🤔🤔🤔 . Numa conversa, percebi que ela não estava tomando os remédios da forma correta prescrita pelo médico e por um motivo muito simples: ela não era alfabetizada (lembrei dessa informação que ela me deu na nossa primeira consulta, quando ela não assinou o prontuário por não saber escrever). . Por isso, ela não sabia qual dos remédios tomar e nem os horários corretos, apesar de estar tudo escrito na receita. 😔 . Pronto! Um pouco de boa vontade, criatividade e humanização foram suficientes para que eu criasse esse “esqueminha” dos remédios. Tirei foto das embalagens, peguei imagens do Google e segui a receita! . Montei na mesma hora, imprimi, e a fiz entender, repetir, garantir que de fato ela entendeu, e só então ela foi liberada. Em breve, ela retornará para continuarmos os nossos procedimentos. 😊😊 . O profissional de saúde que busca a excelência no atendimento, não é aquele que investe apenas em certificados e diplomas na parede (apesar de ser MUITO importante investir nisso), mas sim aquele que busca entender o seu paciente. Mas entender DE VERDADE. Que enxerga o ser humano à sua frente, com seus medos, anseios e limitações. Que se dispõe a cuidar dele, da sua saúde, da sua vida! Que busca, sobretudo, ser humanizado! . Eu amo a Odontologia, eu amo a área da saúde, eu amo atender meus pacientes, eu amo cuidar deles. 😍 . Humanizar é preciso! (Depoimento do Dr. Ricardo Cayres – Cirurgião Dentista). . #Odonto #Odontologia #Dentistry #Humanizacao #MadreDeDeus #DiasDavila #LauroDeFreitas #Salvador #SimoesFilho #FeiraDeSantana

Uma publicação compartilhada por Dr.Ricardo e Dra.Raiane Cayres (@irmaosdentistas) em

Leia tambémDentista atende pintor humilde mesmo sem precisar do seu serviço

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: SNB/Fotos de capa: Reprodução/Instagram @irmaosdentistas

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,050,469FãsCurtir
2,191,217SeguidoresSeguir
17,217SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Homem com deficiência humilhado por atraso de salgados se surpreende com apoio: “o telefone não para”

Coisa mais linda essa corrente de solidariedade, o Rafael tá sem acreditar! Rafael foi humilhado por um cliente que não aceitou o atraso da sua...

Cãozinho é reprovado em treinamentos da polícia por ser ‘dócil demais’

E essa carinha de: "Alguém brinca comigo, por favor!"?

Vendedor de salgados é humilhado e recebe ajuda de vaquinha que bate R$70 mil em 24h

Rafael, que só tem uma das mãos, foi humilhado por cliente que não aceitou o atraso da sua encomenda de salgados.

“Eu quito!”, diz Tatá Werneck para seguidora que desabafou sobre dívidas na pandemia

A Tatá Weneck se ofereceu para pagar as dívidas de uma seguidora depois que ela postou um meme no seu Instagram. O meme é uma...

Jovem ‘zombada’ por vender sacos de lixo para ajudar a mãe não abaixa a cabeça

A estudante de enfermagem Clara Soares, 18 anos, vende sacos de lixo e panos de chão em Ceilândia (DF) para ajudar a mãe. Enquanto batia...

Instagram

Dentista ilustra receita médica para ajudar paciente analfabeta que errava medicação 13