Desabafo de jovem expõe problemas causados por ‘piadas’ com gagueira

Gagueira não é motivo para gozação nem para silenciar a pessoa. Virar piada e não ter a oportunidade de falar no seu tempo são coisas que machucam e que podem desencadear problemas emocionais profundos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Danilo Fernandes contou para a websérie TER.A.PIA como essas duas coisas afetaram sua saúde mental – até mesmo física – durante boa parte da sua infância e adolescência.

“Chegou uma época em que eu não conseguia falar mais meu nome. Falava mais nada pra ninguém. Ficava sempre quieto. Foi um período bem difícil porque as pessoas não tinham paciência de me ouvir”, diz Danilo.

Em todo contato que tentava fazer, Danilo esbarrava na pressa das pessoas ou na gozação, do tipo: “Lá vem o gaguinho”.

Por proteção, ele acabava se isolando do mundo. Nem mesmo para a própria mãe Danilo conseguia falar que andava triste. Se as pessoas que diziam ser seus amigos não tinham paciência, sua mãe também não teria, pensava Danilo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Danilo decidiu então frequentar uma fonoaudióloga para melhorar sua fala – e conseguiu. Mas, ainda havia muito ressentimento no seu coração. Precisava da ajuda de um psicólogo para por isso pra fora.

A cada conversa com o psicólogo, Danilo percebia a importância de se expressar e concluiu que não deve esquentar a cabeça com o que as pessoas vão achar ou falar sobre sua gagueira.

“Em questão de meses, ele super me ajudou. Respeitava meu tempo, espaço de falar as coisas. O mínimo que eu falava ele tentava me ajudar com aquilo”, lembra.

“É preciso ter respeito, empatia de compreender o limite do outro. Sair um pouco do ‘eu’ e entender que o outro precisa ser ouvido e compreendido também. Falta desmistificar muita coisa, que todo gago é engraçado.”

Dá play no vídeo e assista ao desabafo de Danilo na íntegra:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

crédito da foto: Reprodução/Facebook TER.A.PIA

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,855,215SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

De louco a herói: Indiano escava canal por quase 30 anos e leva água a vila que sofria com a seca

Loungi Bhuiya foi chamado, muitas vezes de louco. Morador da aldeia de Gehlaur, no leste do estado de Bihar, na Índia, ele estava determinado...

Materiais recicláveis são transformados em instrumentos musicais e promovem inclusão

(Por Ingrid Vogl) Madeira, cerâmica, isopor, garrafas, chaves, tubos de PVC. Estes e outros materiais reaproveitáveis se transformam em instrumentos musicais que dão vida a...

‘Outubro Rosa’: campanha vai oferecer mamografias gratuitas em estádios de São Paulo

O ‘Outubro Rosa’ é um movimento nacional de luta contra o câncer de mama que acontece durante todo o mês de outubro. O movimento...

Gangorras em muro na fronteira México-EUA ganham prêmio de Design do Ano

Lembra quando professores instalaram gangorras cor de rosa entre México e Estados Unidos para crianças dos dois lados brincarem juntas? A instalação ganhou do...

Médico viaja mais de 1.500km para levar material para tratamento às vítimas de tragédia

Natural de Governador Valadares (MG), o médico e enfermeiro Evandro Reis teve uma atitude muito nobre. Ele viajou mais de 1.500 quilômetros para entregar material para...

Instagram