Desabafo de jovem expõe problemas causados por ‘piadas’ com gagueira

Gagueira não é motivo para gozação nem para silenciar a pessoa. Virar piada e não ter a oportunidade de falar no seu tempo são coisas que machucam e que podem desencadear problemas emocionais profundos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Danilo Fernandes contou para a websérie TER.A.PIA como essas duas coisas afetaram sua saúde mental – até mesmo física – durante boa parte da sua infância e adolescência.

“Chegou uma época em que eu não conseguia falar mais meu nome. Falava mais nada pra ninguém. Ficava sempre quieto. Foi um período bem difícil porque as pessoas não tinham paciência de me ouvir”, diz Danilo.

Em todo contato que tentava fazer, Danilo esbarrava na pressa das pessoas ou na gozação, do tipo: “Lá vem o gaguinho”.

Por proteção, ele acabava se isolando do mundo. Nem mesmo para a própria mãe Danilo conseguia falar que andava triste. Se as pessoas que diziam ser seus amigos não tinham paciência, sua mãe também não teria, pensava Danilo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Danilo decidiu então frequentar uma fonoaudióloga para melhorar sua fala – e conseguiu. Mas, ainda havia muito ressentimento no seu coração. Precisava da ajuda de um psicólogo para por isso pra fora.

A cada conversa com o psicólogo, Danilo percebia a importância de se expressar e concluiu que não deve esquentar a cabeça com o que as pessoas vão achar ou falar sobre sua gagueira.

“Em questão de meses, ele super me ajudou. Respeitava meu tempo, espaço de falar as coisas. O mínimo que eu falava ele tentava me ajudar com aquilo”, lembra.

“É preciso ter respeito, empatia de compreender o limite do outro. Sair um pouco do ‘eu’ e entender que o outro precisa ser ouvido e compreendido também. Falta desmistificar muita coisa, que todo gago é engraçado.”

Dá play no vídeo e assista ao desabafo de Danilo na íntegra:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

crédito da foto: Reprodução/Facebook TER.A.PIA

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,400,451SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Marido pinta mar na varanda de casa para a esposa matar saudade da praia

Nós ainda não estamos sabendo lidar com essa história tão linda de amor!!! Um marido pintou a varanda da própria casa de azul e...

Estudante de 14 anos ensina pai, avó e vizinhos a ler em zona rural de GO

Com apenas 14 anos, Janiel Vieira já leva conhecimento e transforma sua vizinhança em um lugar melhor. Pela manhã, o garoto frequenta a escola e de...

Máquina transforma seu lixo reciclável em crédito de bilhete único ou desconto na luz

Conheça a Triciclo, um projeto que explora as Retorna Machines, que são máquinas de logística reversa de embalagens, as quais, através de um conceito inovador, que...

Gay Warriors: Soldados americanos homossexuais com seus parceiros

Até pouco tempo atrás os soldados homossexuais tinham que esconder suas famílias por causa da política Don’t Ask, Don’t Tell. Agora, a fotógrafa Tatjana Plitt quer...

Porque toda mulher deve ser tratada com dignidade e respeito, mesmo quando puta

Jean Wyllys denuncia na Comissão de Humanos e Minorias a violência contra profissionais do sexo na cidade de Niterói, RJ. Assista ao vídeo:  

Instagram