Desabafo de jovem expõe problemas causados por ‘piadas’ com gagueira

Gagueira não é motivo para gozação nem para silenciar a pessoa. Virar piada e não ter a oportunidade de falar no seu tempo são coisas que machucam e que podem desencadear problemas emocionais profundos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Danilo Fernandes contou para a websérie TER.A.PIA como essas duas coisas afetaram sua saúde mental – até mesmo física – durante boa parte da sua infância e adolescência.

“Chegou uma época em que eu não conseguia falar mais meu nome. Falava mais nada pra ninguém. Ficava sempre quieto. Foi um período bem difícil porque as pessoas não tinham paciência de me ouvir”, diz Danilo.

Em todo contato que tentava fazer, Danilo esbarrava na pressa das pessoas ou na gozação, do tipo: “Lá vem o gaguinho”.

Por proteção, ele acabava se isolando do mundo. Nem mesmo para a própria mãe Danilo conseguia falar que andava triste. Se as pessoas que diziam ser seus amigos não tinham paciência, sua mãe também não teria, pensava Danilo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Danilo decidiu então frequentar uma fonoaudióloga para melhorar sua fala – e conseguiu. Mas, ainda havia muito ressentimento no seu coração. Precisava da ajuda de um psicólogo para por isso pra fora.

A cada conversa com o psicólogo, Danilo percebia a importância de se expressar e concluiu que não deve esquentar a cabeça com o que as pessoas vão achar ou falar sobre sua gagueira.

“Em questão de meses, ele super me ajudou. Respeitava meu tempo, espaço de falar as coisas. O mínimo que eu falava ele tentava me ajudar com aquilo”, lembra.

“É preciso ter respeito, empatia de compreender o limite do outro. Sair um pouco do ‘eu’ e entender que o outro precisa ser ouvido e compreendido também. Falta desmistificar muita coisa, que todo gago é engraçado.”

Dá play no vídeo e assista ao desabafo de Danilo na íntegra:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

crédito da foto: Reprodução/Facebook TER.A.PIA

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,022,307FãsCurtir
2,165,102SeguidoresSeguir
11,591SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Batismo de bebê conta com bençãos de familiares católicos, espíritas, evangélicos e umbandistas

Quando completou três meses de vida, o pequeno Iago recebeu as bençãos de sua família, cada qual à sua maneira: uma avó é católica,...

Jovens e agricultores se unem e abrem bibliotecas na zona rural da Paraíba

Eu já estou apaixonado por essa história antes mesmo de começar a contar pra vocês. Esse é um exemplo de que a união entre...

Com 4 filhos pequenos, dona de casa abandonada por marido recebe apoio de internautas

A jovem mamãe Andreza Santos Araújo, 23 anos, mora e cria sozinha seus quatro filhos pequenos em Várzea Grande, Mato Grosso. Desde que o...

Universitário de 92 anos se adapta à tecnologia e nos dá uma linda lição de resiliência e otimismo

Não existe idade certa para realizarmos nossos sonhos e o universitário Carlos Augusto Manço, que entrou na faculdade aos 90 anos, é um dos...

Supermercado mobiliza internautas e encontra cliente que perdeu R$ 840 dentro da loja

O seu João foi fazer compras no supermercado Rei da Economia, em Solânea (PB), e acabou deixando cair uma bolada de R$ 840 no...

Instagram