Prefeitura dará 50% de desconto no IPTU a morador que adotar animal abandonado

A Prefeitura de Quinta do Sol, município de 5 mil habitantes no interior do Paraná, sancionou um projeto de lei que prevê um desconto de 50% sobre o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) para o cidadão que adotar um animal de estimação abandonado, dando-lhe uma casinha para dormir, de acordo com seu tamanho, e atendimento veterinário antes e após a adoção.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto de lei 2005/2019, sancionado pelo prefeito João Claudio Romero (PP), institui o “Programa de Resgate de Cães de Rua”. A iniciativa garante ainda que o município construa um abrigo público e temporário para animais resgatados em situação de vulnerabilidade, onde eles devem ser mantidos até que sejam adotados. O jovem protetor Esdras Andrade realiza esse trabalho há algum tempo e agora está com uma vaquinha online para construir um abrigo próprio, clique aqui e saiba como ajudar.

Segundo o prefeito, além de proteger o animal, evitando maus tratos, a lei incentiva a adoção. “Mas que seja uma adoção responsável. Sabemos que muitas pessoas pegam os animais e depois de um tempo, por algum motivo, acabam soltando na rua gerando um problema social”, disse.

Morador que adotar animal vai ter 50% de desconto no IPTU em Quinta do Sol (PR)

Há dois anos, Quinta do Sol já havia dado o exemplo ao promulgar uma lei que pune rigorosamente maus tratos contra animais no município.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A legislação permite multa de até R$ 20 mil, dependendo da gravidade do crime, além de prever que o animal vítima dos maus tratos seja “microchipado” e cadastrado no Sistema de Identificação Animal (SAI) no ato da fiscalização.

Leia também: Clínica permite a animais internados ter acompanhante no RJ

Morador que adotar animal vai ter 50% de desconto no IPTU em Quinta do Sol (PR)
Foto: Carlos Ohara / Folhapress

Pela lei, os valores arrecadados com as multas serão aplicados no Fundo Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Quinta do Sol (FMPDAQS), sendo revertidos em programas, projetos e ações ambientais relacionados à proteção animal. O infrator que não pagar a multa terá o debito inscrito em dívida ativa do município.

Leia também: Foto de cãozinho esperando incansavelmente seu tutor ser atendido viraliza

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: ANDA/Fotos: Reprodução/Tribuna do Interior

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,577,517SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Alunos fazem cartazes com palavras de incentivo para professora que chorou na sala

A professora chorou no meio da aula, mas foi confortada depois.

10 atitudes que devemos aprender com as crianças

Aquele eterno espírito de descoberta que as crianças tem, aquele senso de verdade a qualquer preço, isso perdemos quando nos tornamos adultos. “Você não é...

“Este é o meu legado”: sozinho, homem plantou 19 mil árvores em SP

Morador da Zona Leste de São Paulo, Hélio Santos, 64 anos, plantou, sozinho, 19 mil árvores no bairro onde vive há 50 anos, para...

Rottweiler resgatado ajuda jovem com síndrome de Asperger em crise

A jovem Danielle Jacobs, 24, gravou um vídeo dela mesma tendo uma crise, consequência de sua síndrome de Asperger, porém, com um detalhe importante, na filmagem,...

Aos 93 anos, Cid Moreira abre uma startup on-line de música

Se você já disse que não tem mais idade para algumas coisas na vida, se prepara para aquela dose de ânimo! O Cid Moreira, aos...

Instagram