Designer cria máquina que serve remédios na hora marcada

O designer Rafael Eduardo Torres desenvolveu uma máquina para servir doses programadas de comprimidos, que pode substituir as caixinhas de remédios que organizam a ingestão das porções em dias e horários da semana.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ele explicou em entrevista para o site da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios que o dispensador eletrônico “avisa o paciente com luz ou som, e controla com precisão o pequeno estoque que deve ser inserido nos compartimentos para comprimidos”.

Designer cria máquina serve remédios hora marcada

Chamado de DORA, o dispensador eletrônico, segundo Rafael, foi pensado para facilitar a ingestão de medicamentos, principalmente, entre os idosos, evitando o desperdício ou a repetição de ingestão.

Designer cria máquina serve remédios hora marcada

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Ocorre que pessoas mais velhas vivenciam situações de estresse e perigo para a saúde em caso de esquecimento de medicações. O protótipo já construído demonstra bem a funcionalidade e suas potencialidades econômicas”, afirma Rafael.

O projeto começou a ganhar forma quanto ele ainda estava na faculdade de Design Industrial, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Hoje, Rafael conta com a parceria das empresas Victum Eletroeletrônica e Toth Tecnologia, ambas de Porto Alegre, para concluir a fabricação de 10 unidades da “máquina que serve remédios” para apresentar a investidores interessados.

Ele projeta que o dispensador de remédios poderá ter um modelo de gestão diferenciado: ser um equipamento para aluguel ao invés de ser vendido no mercado. “Não existe no Brasil algo parecido que não seja importado. O valor é alto para a média da população, portanto, a ideia de locação pode ser uma forma de viabilizar o acesso para mais pessoas”, explica ele.

Leia também:

Estudante de Medicina adapta receita de paciente analfabeto

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Enfermeira cria ‘potes de remédios’ para orientar pacientes idosos

crédito das fotos: Divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,638,607SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Policiais Militares de Goiás salvam a vida de recém nascido engasgado em estado grave

Durante um patrulhamento nesta última semana, dois soldados da Polícia Militar do Estado de Goiás salvaram a vida de um recém nascido. Avisados por...

Restaurante oferece marmitex de graça para necessitados em Americana (SP)

Os proprietários de um restaurante em Americana (SP) começaram uma campanha solidária de doação de alimentos, chamando a atenção dos que passam pela Rua Doze...

Criança de 6 anos leva pai às lágrimas ao desistir de comprar brinquedos para ajudar morador de rua

Os adultos tem muito com o que aprender com as crianças, especialmente a empatia e os gestos de gentileza delas, que fazem o bem...

Famílias voluntárias substituem abrigos e acolhem crianças abandonadas temporariamente

Pioneiro no Estado do Rio, o programa Família Acolhedora, lançado em 2010, conta com 21 famílias aptas para acolher crianças de 0 a 11 anos em vulnerabilidade.

Instagram