Designer cria máquina que serve remédios na hora marcada

Clique e ouça:

O designer Rafael Eduardo Torres desenvolveu uma máquina para servir doses programadas de comprimidos, que pode substituir as caixinhas de remédios que organizam a ingestão das porções em dias e horários da semana.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ele explicou em entrevista para o site da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios que o dispensador eletrônico “avisa o paciente com luz ou som, e controla com precisão o pequeno estoque que deve ser inserido nos compartimentos para comprimidos”.

Designer cria máquina serve remédios hora marcada

Chamado de DORA, o dispensador eletrônico, segundo Rafael, foi pensado para facilitar a ingestão de medicamentos, principalmente, entre os idosos, evitando o desperdício ou a repetição de ingestão.

Designer cria máquina serve remédios hora marcada

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Ocorre que pessoas mais velhas vivenciam situações de estresse e perigo para a saúde em caso de esquecimento de medicações. O protótipo já construído demonstra bem a funcionalidade e suas potencialidades econômicas”, afirma Rafael.

O projeto começou a ganhar forma quanto ele ainda estava na faculdade de Design Industrial, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Hoje, Rafael conta com a parceria das empresas Victum Eletroeletrônica e Toth Tecnologia, ambas de Porto Alegre, para concluir a fabricação de 10 unidades da “máquina que serve remédios” para apresentar a investidores interessados.

Ele projeta que o dispensador de remédios poderá ter um modelo de gestão diferenciado: ser um equipamento para aluguel ao invés de ser vendido no mercado. “Não existe no Brasil algo parecido que não seja importado. O valor é alto para a média da população, portanto, a ideia de locação pode ser uma forma de viabilizar o acesso para mais pessoas”, explica ele.

Leia também:

Estudante de Medicina adapta receita de paciente analfabeto

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Enfermeira cria ‘potes de remédios’ para orientar pacientes idosos

crédito das fotos: Divulgação

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,051,030FãsCurtir
2,191,217SeguidoresSeguir
17,283SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Homem com deficiência humilhado por atraso de salgados se surpreende com apoio: “o telefone não para”

Coisa mais linda essa corrente de solidariedade, o Rafael tá sem acreditar! Rafael foi humilhado por um cliente que não aceitou o atraso da sua...

Cãozinho é reprovado em treinamentos da polícia por ser ‘dócil demais’

E essa carinha de: "Alguém brinca comigo, por favor!"?

Homem cria “restaurante” 24 horas para alimentar cachorros de rua

João Araújo mora em Palmas, no Tocantins e é gerente de uma loja de peças para motos. Ele sempre se preocupou com os cachorros de rua da...

“Eu quito!”, diz Tatá Werneck para seguidora que desabafou sobre dívidas na pandemia

A Tatá Weneck se ofereceu para pagar as dívidas de uma seguidora depois que ela postou um meme no seu Instagram. O meme é uma...

Jovem ‘zombada’ por vender sacos de lixo para ajudar a mãe não abaixa a cabeça

A estudante de enfermagem Clara Soares, 18 anos, vende sacos de lixo e panos de chão em Ceilândia (DF) para ajudar a mãe. Enquanto batia...

Instagram

Designer cria máquina que serve remédios na hora marcada 13