Designer pernambucano vence competição mundial de mobilidade sustentável

O designer pernambucano Dayvid Almeida, 27 anos, ganhou uma competição global, organizada pela Michelin North America, que reconhece jovens designers que desenvolvem projetos de mobilidade voltados para o futuro sustentável.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O tema da competição para 2020 foi “Upcycle: desenvolvimento de uma mobilidade sustentável e que aproveite as possibilidades tecnológicas do futuro”. A partir dessa ideia, Dayvid criou o Volkswagen MUT.E, uma membrana feita de material inteligente, que se dobra transformando-se em um veículo ou em um mobiliário urbano.

volkswagen mute

Dayvid conta que sua maior inspiração é reduzir a eletrificação da mobilidade, foco atual da indústria automotiva. O jovem conta que essa forma não é tão sustentável e gera preocupações ainda maiores com o descarte da grande quantidade de baterias inutilizáveis com o tempo.

A proposta do VW MUT.E segue uma direção totalmente diferente. O veículo é impulsionado por pistões de ar designados como “smart materials” ou materiais inteligentes, permitindo que os pistões se estiquem para impulsionar o veículo na direção contrária, gerando movimento. Sendo o ar o principal combustível de locomoção, o veículo praticamente criaria vida ‘inspirando’ e ‘expirando’ o ar interno para se locomover”, explicou o designer.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mut.e também pode ser usado como mobiliario urbano
Mut.e também pode ser usado como mobiliário urbano

O prêmio

A cerimônia de premiação aconteceu online, por conta da covid-19. O evento antes estava marcado para acontecer em Montreal, mas foi cancelado.

Além de receber um troféu de reconhecimento, Dayvid terá uma revisão de seu portfólio com importantes diretores de design da indústria automotiva.

O jovem designer é de Vitória de Santo Antão (PE) e sempre foi apaixonado por carros. Ele diz que gosta de desenhar veículos desde pequeno.

volks mut.e pode se transformar em carro

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em 2011, ele resolveu ingressar no curso de Design na UFPE, concluindo em 2018. “Nesse mesmo período tive a oportunidade de estudar design de interior automotivo na Hochschule Reutlingen, na Alemanha, por 1 ano (entre 2014 e 2015) através do programa Ciências sem Fronteiras. Isso me encorajou a acreditar ainda mais na minha capacidade de idealizar e projetar novos meios de transporte contribuindo para a mobilidade do futuro”, conta Dayvid.

Veja o vídeo da apresentação do Volkswagen MUT.E.

Parabéns pela criação e pelo prêmio, Dayvid!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

[Nota da Redação]

Estamos com um projeto especial com a Lancôme falando sobre a importância de compartilhar felicidade. Para ler todas as histórias clique aqui.

FONTE: Revista Algo Mais

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,768,429SeguidoresSeguir
23,246SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Ele se (re)descobriu autista aos 35 anos

Quem percebeu que ele tinha muitas características do espectro autista foi sua esposa, anos depois de casados.

Consultório odontológico itinerante devolve o sorriso para pessoas do interior do Brasil

A prioridade é visitar cidades do interior, onde o acesso ao tratamento é mais restrito.

Empresa cria laptop ecológico, feito de madeira e que funciona com energia solar

Uma empresa peruana acaba de ganhar o prêmio Start Up Peru por uma criação incrível e muito importante: o WAWA Laptop. O notebook é feito...

Cachorrinha aprende comandos em Libras para entender seus donos

A estudante gaúcha Tainá Borges, de 17 anos, e sua cachorrinha, Bella, são amigas inseparáveis. Elas fazem tudo juntas, inclusive se comunicarem por meio...

Instagram

Designer pernambucano vence competição mundial de mobilidade sustentável 1