Designer pernambucano vence competição mundial de mobilidade sustentável

O designer pernambucano Dayvid Almeida, 27 anos, ganhou uma competição global, organizada pela Michelin North America, que reconhece jovens designers que desenvolvem projetos de mobilidade voltados para o futuro sustentável.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O tema da competição para 2020 foi “Upcycle: desenvolvimento de uma mobilidade sustentável e que aproveite as possibilidades tecnológicas do futuro”. A partir dessa ideia, Dayvid criou o Volkswagen MUT.E, uma membrana feita de material inteligente, que se dobra transformando-se em um veículo ou em um mobiliário urbano.

volkswagen mute

Dayvid conta que sua maior inspiração é reduzir a eletrificação da mobilidade, foco atual da indústria automotiva. O jovem conta que essa forma não é tão sustentável e gera preocupações ainda maiores com o descarte da grande quantidade de baterias inutilizáveis com o tempo.

A proposta do VW MUT.E segue uma direção totalmente diferente. O veículo é impulsionado por pistões de ar designados como “smart materials” ou materiais inteligentes, permitindo que os pistões se estiquem para impulsionar o veículo na direção contrária, gerando movimento. Sendo o ar o principal combustível de locomoção, o veículo praticamente criaria vida ‘inspirando’ e ‘expirando’ o ar interno para se locomover”, explicou o designer.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mut.e também pode ser usado como mobiliario urbano
Mut.e também pode ser usado como mobiliário urbano

O prêmio

A cerimônia de premiação aconteceu online, por conta da covid-19. O evento antes estava marcado para acontecer em Montreal, mas foi cancelado.

Além de receber um troféu de reconhecimento, Dayvid terá uma revisão de seu portfólio com importantes diretores de design da indústria automotiva.

O jovem designer é de Vitória de Santo Antão (PE) e sempre foi apaixonado por carros. Ele diz que gosta de desenhar veículos desde pequeno.

volks mut.e pode se transformar em carro

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em 2011, ele resolveu ingressar no curso de Design na UFPE, concluindo em 2018. “Nesse mesmo período tive a oportunidade de estudar design de interior automotivo na Hochschule Reutlingen, na Alemanha, por 1 ano (entre 2014 e 2015) através do programa Ciências sem Fronteiras. Isso me encorajou a acreditar ainda mais na minha capacidade de idealizar e projetar novos meios de transporte contribuindo para a mobilidade do futuro”, conta Dayvid.

Veja o vídeo da apresentação do Volkswagen MUT.E.

Parabéns pela criação e pelo prêmio, Dayvid!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

[Nota da Redação]

Estamos com um projeto especial com a Lancôme falando sobre a importância de compartilhar felicidade. Para ler todas as histórias clique aqui.

FONTE: Revista Algo Mais

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,805,539SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Homens barbudos posam para calendário de sereias pra apoiar organização sem fins lucrativos

O lucro das vendas será revertido para organização que utiliza a terapia com cavalos no tratamento de jovens e adultos com problemas mentais.

Seja “pai por uma hora” de uma criança em SP

A justiça paulista iniciou um projeto inovador:cadastrar, selecionar e preparar paulistanos que queiram ser “pais por uma hora” de crianças e adolescentes com mais...

App despertador doa dinheiro para caridade toda vez que você aperta o botão “soneca”

Eis aqui uma forma sensacional de fazer você se sentir menos culpado por não acordar no horário: use esse aplicativo despertador que faz doações...

Pai usa desenhos em fotos de seu filho para colocá-lo em aventuras fantásticas

O bebê Khoi pode ainda usar nas fraldas, mas ele já passou por muita diversão e "aventuras" que nos deixaria no chinelo. Graças ao seu...

Após incitar preconceito, Rede Record terá de produzir programas sobre religiões afro

Uma decisão inédita da justiça aconteceu depois de mais de 10 anos de ação judicial. Em 2004, no programa televisivo Sessão do Descarrego, exibido...

Instagram

Designer pernambucano vence competição mundial de mobilidade sustentável 2