Já passou pela sua cabeça que dá para reciclar escamas de peixe e transformar o produto final em uma alternativa sustentável ao plástico das embalagens que consumimos todos os dias?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O dono da ideia é o designer inglês Erik de Laurens. Ele é apaixonado pelo mar desde pequeno e buscou nessa paixão um material capaz de diminuir o impacto do plástico na natureza, especialmente nos oceanos.
A pesquisa foi tema do seu trabalho de conclusão de curso na Royal College of Art, em Londres, na Inglaterra.
Leia Mais
Menos plástico e menos lixo
Em seus estudos, Laurens descobriu que as escamas de peixe possuem propriedades que poderiam ser usadas para produzir um material semelhante ao plástico, quando submetidas a banhos de calor e alta pressão.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Além de substituir um dos maiores poluentes dos oceanos, a ideia aproveita um material (lixo!) que talvez não tenha o descarte correto. Assim, o bioplástico cumpre dois papéis: reduz tanto o uso de plástico convencional quanto a poluição da indústria do pescado.
Testes e produção em larga escala
Laurens já usou as escamas para fazer copos, armações de óculos de grau e mergulho, além de objetos de coração. A coloração é feita com corantes naturais.
O que falta para levar um desses produtos para casa? Patrocínio. O designer busca patrocinadores para continuar o trabalho e lançar no mercado.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A natureza vire e mexe surpreende a gente com soluções para problemas que causamos ao seu equilíbrio.
Tipo, sabia também que cascas de banana podem purificar água contaminada por metais pesados? E você já ouviu falar de um outro bioplástico, feito a partir da cascas de camarão que degrada em até 33 dias?
Entre o mundo do tráfico e fazer o que sabe de melhor, o tatuador Evandro decidiu mudar de vida: trocou derrotas por vitórias. Confira!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fonte: The Greenest Post
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.