Moda sustentável: designer suíça cria sapatos e bolsas com cascas de banana

Sarah Harbarth encontrou uma ótima função para as toneladas de cascas de banana que, normalmente, costumam ir para o lixo. A designer suíça criou um tipo de ‘couro’ com as cascas, transformando o resíduo em diversos objetos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Batizado de kuori, esse novo tipo de couro já foi usado para produzir produtos 100% ecológicos e compostáveis como sola de sapato, armação de óculos, bolsas, pulseira para relógio, capa para celular e muito mais.

A ideia de usar cascas de banana para produzir couro veio do fato de que o consumo da fruta aumentou drasticamente nos últimos anos na Suíça, além, é claro, do número imenso de descarte das cascas, que vão direto para o lixo.

No laboratório do instituto suíço Instituto Industrial Design Basel, foram testados vários produtos feitos à base do kuori, entre eles a produção de filamentos 3D e um cilindro impresso em 3D.

couro feito de cascas de banana
Foto: reprodução / @sarah.harbarth

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

couro feito de cascas de banana
Foto: reprodução / @sarah.harbarth

couro de relógio feito com cascas de banana
Foto: reprodução / @sarah.harbarth

couro feito de cascas de banana
Foto: reprodução / @sarah.harbarth

Em comparação ao PLA, plástico biodegradável feito por meio da fermentação de vegetais ricos em amido, os objetivos criados com a casca da banana acabam apresentando uma estabilidade maior.

O couro de cascas de banana ainda está circunscrito ao Instituto de Design, mas, por ter mostrado eficácia, Sarah já espera que, brevemente, as empresas se interessem em desenvolvê-lo comercialmente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Quer ver uma surpresa fofa? Dá um play!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,780,571SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Grupo dono da Azaleia doa mais de 400 mil máscaras a hospitais e UPAs de 13 cidades

Vulcabras Azaleia, detentora das marcas Azaleia, Dijean, Olympikus, Under Armour e Botas Vulcabras, destinará, inicialmente, mais de 400 mil máscaras de proteção e 3...

Legislação da Bolívia deixa de considerar homossexuais e bissexuais como “promíscuos”

A Bolívia retirou de sua legislação um artigo que qualificava homossexuais e bissexuais como "promíscuos". A mudança ocorre após forte pressão e luta da...

Nigerianos usam estrutura à base de garrafa pet que é 20 vezes mais resistente que tijolos nas suas casas

Vida na África tem muitos desafios: da doença à pobreza e guerra. O continente também tem uma reputação de dificuldades extremas que são solucionáveis​​,...

Vovó de 89 anos faz tortas e doa para pessoas necessitadas

Dona Flo Osborne está super saudável e a sua idade, 89 anos, não é motivo para ela ficar parada. A prova disso são as mais...

Homem coloca casa à venda para continuar a dar aulas de tênis a crianças carentes em PE

Este projeto busca formar atletas éticos e com valores que possibilitem ao jovens crescerem longe das ofertas das ruas e da criminalidade.

Instagram