Designers holandeses transformam algas em bioplástico para impressão em 3D

Os designers holandeses Eric Klarenbeek e Maartje Dros criaram um bioplástico feito a partir de algas que eles acreditam que poderia substituir os plásticos feitos de petróleo nos próximos anos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Eles mesmos cultivaram as algas, que depois foram transformadas num material que pode ser usado para objetos feitos com impressoras 3D.

Eric e Maartje acreditam que o bioplástico pode ser usado na fabricação de frascos de xampu, potes, copos, talheres, pratos, vasos, entre outros objetos, que irão se decompor no meio ambiente sem emitir poluentes.

Além das algas, os designers utilizaram outras matérias primas orgânicas para criar o biopolímero, como micélio, amido de batata e casca de cacau.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“As algas são interessantes para fazer biomassa porque podem rapidamente filtrar o CO2 do mar e da atmosfera”, explica dupla. “As crescem por absorção do carbono e produzem um amido que pode ser utilizado como uma matéria-prima para biolplásticos ou agentes de ligação. O produto residual é oxigênio, ar limpo.”

Atualmente, o invento dos designers participa de uma exposição chamada Change The System, no Museu Boijmans Van Beuningen, em Roterdã.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fios têxteis feitos de algas

O Algiknit, um grupo de pesquisa do Fashion Institute of Technology (FIT), ligado à Universidade de Nova York, também está explorando as propriedades sustentáveis das algas. Com o pensamento de que “a biologia é o futuro da moda”, o grupo começou a produzir fios têxteis biodegradáveis, muito mais sustentáveis do que os fios sintéticos feitos de petróleo. O objetivo é criar fios têxteis de base biológica para calçados e vestuário.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Fralda biodegradável feita de papelão promete reduzir drasticamente a produção de lixo

Com informações do Stylo Urbano e Dezeen

fotos: Florent Gardin

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,638,607SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Estudantes de Angola transformam plástico em gasolina

O objetivo é reduzir a quantidade de plástico no meio ambiente e, ao mesmo tempo, obter gasolina a baixo custo.

Tam faz familiares gravarem instruções de segurança que foram exibidos aos parentes em pleno voo de Natal e Ano Novo

Alguém aí já teve que passar o Natal ou Ano Novo em pleno voo? Não deve ser das melhores situações, né? Principalmente por essas...

Cabeleireira ganha carro em rifa mas o devolve para garoto que precisava de uma cirurgia

O que pode ser mais importante do que a saúde de nossos filhos? Acho que nada, não é mesmo? Foi segundo esta constatação que...

Autora da saga ‘Harry Potter’ dá resposta perfeita para fã que questionou a sexualidade de Dumbledore

Semana passada, a autora da saga ‘Harry Potter’, JK Rowling, usou sua conta no Twitter para responder uma fã que questionou a sexualidade de...

Gêmeos fotógrafos separados ao nascer se reencontram no dia do aniversário de 23 anos (CE)

A história de Gabriel e Thomaz começa em 1997. A mãe dos dois, Liduina, não tinha condições financeiras de manter os filhos e resolveu...

Instagram