Detentas tocam cooperativa de artesanato e costura em SP

Um grupo de 30 presidiárias toca uma cooperativa de artesanato e costura, na detenção feminina de Tremembé 2, interior de São Paulo. A iniciativa é uma proposta da ONG Humanitas360, após negociações com o Governo e a Justiça do Estado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Trata-se apenas da segunda cooperativa formada por detentas nos presídios do Brasil, que carregam a triste marca de ter a terceira maior população carcerária do mundo.

O projeto foi inspirado na cooperativa de presidiárias de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, no Pará, de acordo com uma reportagem da BBC News Brasil.

“Quando explicamos o projeto, poucas presas quiseram participar. Depois, uma foi contando para a outra e chegamos em 30 pessoas. Hoje, o presídio inteiro quer entrar”, afirmou o vice-presidentes de operações da ONG, Ricardo Anderáos.

Leia também: Detentos produzem 200 mil peças de eletroeletrônica em presídio

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A cooperativa funciona em três salas pequenas numa área separada das celas onde as presidiárias ficam alojadas. Todos os dias, elas deixam as celas para trabalhar e manter a cabeça ocupada – bem longe de confusões que podem agravar sua situação na cadeia.

“Um dos pontos chaves da violência social é a questão carcerária. O encarceramento em massa alimenta facções criminosas, pois em geral você coloca pessoas condenadas por delitos não violentos para serem alistadas por grupos de criminosos”, explica Anderáos.

Graças à cooperativa, as detentas conseguem remissão de pena – um dia de pena para cada três trabalhados – e se comprometem a dividir o lucro dos produtos comercializados.

Há alguns meses as ‘sócias’ da cooperativa participam de oficinas de desenho, costura, artesanato e design. A ideia é formar profissionais com múltiplas habilidades, espírito empreendedor e deixar a criatividade tomar conta da elaboração dos produtos.

Em um futuro próximo, esses itens serão vendidos em lojas fora da prisão. O primeiro cliente da cooperativa será o próprio Governo de São Paulo, que se comprometeu a comprar as primeiras criações da cooperativa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

crédito das fotos: BBC News Brasil/Reprodução

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM








Detentas tocam cooperativa de artesanato e costura em SP 1

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,144,388SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Para conscientizar sobre a doença de perda de cabelos, mulheres posam nuas e carecas

Com inspiração vinda de modelos de calendário, essas pessoas tiveram a ideia de fazer um calendário um tanto único. Num estilo bem positivo elas...

Escritora fala sobre a importância de conhecer os dois lados de uma mesma história

Chimamanda Adichie é uma escritora nigeriana. Apesar de ter nascido em um país do qual só ouvimos falar de miséria, Aids e Boko Haram,...

A improvável (mas fantástica!) recuperação de uma égua abandonada

Uma égua, chamada Polly, foi encontrada abandonada em péssimas condições em Buckinghamshire, na Inglaterra. Ela estava tão debilitada que os protetores da ONG Royal Society for...

Histórias emocionantes marcam a 8ª edição do Festival SGB em Florianópolis (SC)

É mais do que sobre tecnologia, é sobre conectar pessoas! Através de encontros promovidos pelo Festival SGB, tivemos contato com histórias de superação, diversidade e inclusão!

Após vaquinha, Karina realiza cirurgia para retirar 30kg de tumores em suas pernas

Temos muitas, muitas razões para acreditar! Karina Rodini realizou com sucesso a sua cirurgia e foram retirados 30kg de tumores em suas pernas! 🙏 Como...

Instagram

Detentas tocam cooperativa de artesanato e costura em SP 2