10 atitudes que devemos aprender com as crianças

Aquele eterno espírito de descoberta que as crianças tem, aquele senso de verdade a qualquer preço, isso perdemos quando nos tornamos adultos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Você não é mais criança para isso!”, diziam nossos pais quando fazíamos alguma malcriação fora de época. Se por um lado esses bem vindos puxões de orelha nos prepararam para o mundo dos adultos, por outro, esses padrões sociais levaram da gente algumas atitudes típicas da nossa infâncias e que hoje fazem muita falta – para a gente e para o planeta.

1 – Ande mais de bicicleta

IMG_1739

Poucas coisas remetem tanto à infância quanto andar de bicicleta. Andar “sem rodinhas” é uma das nossas primeiras grandes conquistas e suas histórias ficam gravadas na memória e algumas vezes também na pele! Voltar a andar de bike, além de contribuir com o ar e com o trânsito de nossas cidades, também pode proporcionar a alegria e o bem estar que sentíamos quando éramos criança. E o melhor: emagrece, é de graça e dizem por aí que quem aprende a andar de bicicleta, nunca mais esquece. 😉

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

2 – Aprenda a desmontar e consertar suas coisas

IMG_35052

Toda criança tem uma curiosidade nata. Tanto que é comum encontrar brinquedos totalmente desmontados simplesmente porque o pequeno queria saber como ele era por dentro. O resultado (além de alguns brinquedos permanentemente inutilizados, claro) é o conhecimento de como as coisas funcionam e do que é preciso para consertá-los. No mundo de hoje, onde tudo é descartável e com toneladas de lixo sendo despejadas em aterros todos os dias, fuçar e consertar alguns objetos quebrados pode ser a sua chance de deixar a criança que existe em você salvar o planeta de mais um pedaço de lixo.

3 – Raspe o prato

IMG_1752

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Só sai da mesa quando raspar o prato”, insistiam nossas mães. Apesar de soar com tortura naquela época, nossas mães estavam na verdade nos dando uma grande lição: jogar comida fora tem um impacto gigantesco no planeta! A frase “tem tanta criança passando fome na África e você aí querendo desperdiçar comida” continua sendo mais atual do que nunca, já que 30% de todos os alimentos produzidos no mundo viram lixo, enquanto um bilhão de pessoas passam fome diariamente. Por isso, na hora de fazer o seu prato, coloque apenas o que vai comer, e nada de jogar comida fora!

4 – Visite museus, zoológicos e parques

IMG_1937

Programação típica de criança, visitar museus, zoológicos e parques costuma deixar de fazer parte da nossa rotina conforme a gente vai crescendo – o que é uma pena. Esse universo cheio de cultura, contato com a natureza e atividades físicas é um grande aliado de um estilo de vida mais saudável e rico. Portanto, no próximo fim de semana, escolha um museu que nunca foi ou um parque onde já não vai há alguns anos e faça uma visita – o melhor, a maioria deles são gratuitos!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

5 – Aprenda com os bons exemplos

IMG_3580

Quando somos crianças, os adultos que nos rodeiam são os principais exemplos das atitudes que reproduzimos – tanto as boas quanto as ruins. As crianças têm uma enorme capacidade de aprender com os outros e de imitar o que está sendo feito. Apesar de algumas das atitudes que presenciamos ao nosso redor não serem dignas de cópia, muitas outras merecem ser repetidas muitas e muitas vezes. Por isso, quando ver alguém fazendo alguma coisa boa, aprenda e siga aquele exemplo – certamente outras crianças estarão te observando e fazendo igual.

6 – Doe as coisas que você não usa mais

O sapato já não cabe no pé? O brinquedo já deixou de ter graça? O livro do ano passado não vai servir para a próxima série? “Vamos doar tudo para alguém que precise!” Uma prática tão simples, bonita e eficaz não pode ser esquecida depois de adulto. Você pode fazer o mesmo hoje com as roupas que já não usa, os livros que já leu ou os objetos que já não cabem em casa.

7 – Aja com o coração

IMG_1757

Quando uma criança vê um cachorrinho abandonado na rua ou um mendigo passando fome, ela instantaneamente se sensibiliza com aquela situação. O coração de uma criança está à prova de qualquer medo ou preconceito enraizados na nossa sociedade e ela está sempre disposta a ajudar e a fazer o que, no fundo, sabe que é o certo. Portanto, da próxima vez que ver alguém precisando de amparo ou não souber que atitude tomar diante de outra pessoa, deixe a criança que existe em você falar mais alto – ela provavelmente já sabe o que fazer.

8 – Questione sempre

Todo mundo já teve a fase do “mas, por quê?”. A curiosidade típica da infância nos faz questionar tudo ao nosso redor em uma busca incessante por compreender o mundo ao nosso redor. Com o passar dos anos, seja por comodismo ou por receio do que os outros irão pensar, deixamos os “porquês” de lado e simplesmente aceitamos as coisas “como elas são”. Mas por que tem que ser assim? Como já dizia minha professora, perguntar não tira pedaço e questionar o porquê de certas coisas serem do jeito que são pode ser o primeiro passo para transformar uma realidade.

9 – Tenha a mente aberta para o novo

Screen Shot 2015-05-22 at 3.19.33 PM

Uma criança é como um papel em branco que vai sendo preenchido com as referências e experiências que ela adquire ao longo da vida. Em certo ponto, porém, nos tornamos céticos e definimos nossas verdades como únicas, bloqueando qualquer tipo de novo ponto de vista ou forma de pensar. Apesar da aparente segurança, essa atitude nos cega, nos para no tempo e impede que a gente evolua. Não deixe isso acontecer com você! Abra sua mente e deixe seu papel em branco se transformar em um quadro rico, cheio de cores e desenhos diferentes!

10 – Acredite em um futuro melhor

IMG_3528

Ahh, a inocência das crianças… Elas acreditam que podem voar, criar raios com a energia das águas e salvar o mundo. Quando viram adultos, algumas esquecem essas “maluquices”, e outras criam aviões, sistemas de energias renováveis e pactos globais pelo fim do aquecimento global. Acreditem amigos, aqueles sonhos de criança ainda podem virar realidade, o poder é de vocês.

O texto foi retirado exatamente igual do blog Simplificando | A dica foi da Clara Corrêa | Todas as fotos do post são minhas com meus sobrinhos.

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,265,903SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Ex-membro de gangue é nomeado Professor do Ano em Missouri, nos EUA

Uma reviravolta gigante aconteceu na vida do Darrion Cockrell. Ele entrou para uma gangue quando tinha apenas 10 anos. E da vida na criminalidade,...

Bombeiros australianos posam com animais resgatados para calendário 2021 e fotos viralizam

Chegando 2021 e todo mundo já começou a renovar os calendários. E na Austrália, um grupo de bombeiros teve a ideia de posar com...

‘Depois do câncer eu vivi os melhores momentos da minha vida’

Com o câncer em fase avançada, Jussara deixou de acreditar na cura e passou a priorizar o seu bem-estar.

Filipinos criam máscaras ecológicas que se degradam em apenas 2 meses

As máscaras são essenciais nesta quarentena, mas elas também geram um volume muito grande de lixo para a natureza. Uma pesquisa feita no Departamento de...

“Museu da Empatia” chega ao Brasil e permite que você se coloque no lugar do outro

Pela primeira vez no Brasil, a Intermuseus traz o "Museu da Empatia", junto com a instalação "Caminhando em seus sapatos". Já mostramos aqui quando o...

Instagram