“Quero muito participar de um projeto de voluntariado, mas não sei por onde começar”. Vira e mexe vemos comentários como esse nas publicações do Razões em nossas redes sociais. Se é o tipo de comentário que poderia ter saído de você, não seja por isso!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Vem aí o Dia das Boas Ações 2022, a oportunidade que você estava esperando para conhecer organizações incríveis, se engajar e participar ativamente da sociedade civil.
A iniciativa é organizada pela Atados, plataforma social que conecta pessoas e organizações para facilitar o engajamento nas mais diversas possibilidades de voluntariado, em parceria com a Muda Cultural.
“O Dia das Boas Ações é um movimento global de incentivo à solidariedade e ao voluntariado. Desde 2016, o Atados puxa o movimento por aqui e já mobilizamos milhares de voluntários e ações. As ações do evento são o que chamamos de despertar para o voluntariado, uma oportunidade de conhecer uma organização de perto, de colocar a mão na massa, se encantar pelo setor social e, a partir daí, não parar mais”, explica Rosa Richter Diaz, Gerente de Comunidades do Atados.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A 7ª edição do evento chega em um contexto de melhora da pandemia causada pela Covid-19, mas de agravamento dos problemas sociais.
Para ser aliado na mudança deste cenário, o Dia das Boas Ações 2022 propõe uma programação visando despertar o voluntariado e conectar pessoas e projetos sociais relevantes, tendo como principais objetivos: promoção da cultura do voluntariado, fortalecimento do terceiro setor e transformação social.
“A pandemia foi um catalisador de boas ações. As doações atingiram volumes recordes e o interesse pelo voluntariado aumentou significativamente, impactando milhões de pessoas no Brasil e no mundo. No entanto, a desigualdade social e a demanda por ajuda também se intensificaram. As ações do Dia das Boas Ações são oportunidades de conectar organizações e voluntários e também de celebrar as milhões de vidas transformadas”, ressalta Daniel Morais, fundador do Atados.
Vamos à agenda!
O evento de abertura acontece nos dias 28/05, em São Paulo, e 29/05, no Rio de Janeiro. Serão 6 horas de programação, entre atrações artísticas – teremos shows de Mariana Aydar, em São Paulo, e de Geraldo Azevedo, no Rio –, oficinas, rodas de conversa e feira de projetos. Tudo isso em diferentes ambientes, a fim de possibilitar uma agenda diversificada, complementar e com segurança para o público participante.
Em seguida, rola a Semana Nacional de Boas Ações, que ocorrerá em todo o território nacional, com projetos sociais parceiros que optarem por desenvolver ações de voluntariado, fomentando essa cultura e trazendo transformações para a sociedade.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Para encerrar as comemorações do Dia das Boas Ações, o Parque Chico Mendes, em Osasco (SP), receberá o espetáculo de teatro sobre a mata atlântica, “Bichos do Brasil”, contação de histórias Lenda das Orquídeas, oficina de plantio, apresentação circense, espetáculo de dança e feira de projetos sociais.
Cartilha de boas ações para te inspirar
Todo mundo é bem-vindo, inclusive, você que nunca fez trabalho voluntário.
Para que ninguém fique de fora, a Atados, com a sua larga experiência na criação de ações, comunicação e gestão de voluntários, desenvolveu uma cartilha com alguns exemplos de ações de voluntariado para motivar e inspirar pessoas e projetos sociais interessados, podendo replicá-los no seu bairro, cidade e estado.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
No documento, além de ideias, você encontra algumas inspirações gerais. Há também dicas para organizar a atividade, documentar a ação e buscar parcerias.
Partiu somar forças e fazer a diferença?
Clique aqui para acessar a programação e fazer a sua inscrição.
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.