60 cidades participam do ‘Dia Nacional da Coleta de Alimentos’ neste sábado (9)

Olha que ação incrível! Neste sábado (09), milhares de voluntários e mercados de todo o Brasil, participarão do “Dia Nacional da Coleta de Alimentos”. Os alimentos arrecadados serão distribuídos para entidades sociais e famílias de baixa renda.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como funciona? É simples, acessando o site da ação, você verifica se a sua cidade participa e já se inscreve como voluntário de algum ponto de arrecadação. Só clicar aqui.

Os voluntários se concentram na entrada de um supermercado parceiro e convidam os clientes a doarem alimentos não perecíveis. 

A iniciativa tem origem italiana. Foi criada pela Companhia das Obras da Itália no ano da sua fundação, há 33 anos. No Brasil, é realizada há 11 anos pela ONG Companha das Obras (Cdo).

voluntários no dia nacional da coleta de alimentos
Todo mundo participa do Dia Nacional da Coleta de Alimentos! Foto: Reprodução/Facebook Coleta De Alimentos Brasil

“Na Itália, a tradição desse dia já é tão forte que as pessoas vão ao mercado com o objetivo de doar. Desde a minha segunda participação eu fico o dia inteiro. Não cansa”, contou a voluntária Flávia Bezerra, de São Paulo.

Os alimentos arrecadados vão para o Banco de Alimentos da cidade (que promovem a segurança alimentar de famílias e indivíduos assistidos por entidades sociais do município) ou para a organização cadastrada e responsável pela distribuição deles à famílias e entidades.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“A coisa é surpreendentemente organizada. Horas depois do recolhimento, já temos o resultado. Juro, é maravilhoso”, disse.

voluntários no dia nacional da coleta de alimentos
Flávia (esquerda) ao lado da amiga Mônica e voluntários no Dia Nacional da Coleta de Alimentos. Foto: Arquivo Pessoal

Em prol do próximo

A Flávia contou que quando foi conhecer a ação, descobriu que o abrigo onde adotou a sua filha recebia essa ajuda. Mesmo sendo ateia, ela nuca viu isso como um empecilho para participar de um movimento que surgiu de um grupo católico.

“É maravilhoso ver as pessoas chegarem com as doações, sejam de que tamanho forem. Cada latinha ajuda. E as pessoas nos agradecem”, contou.

voluntários no dia nacional da coleta de alimentos
Foto: Reprodução/Facebook Coleta De Alimentos Brasil

Flávia conheceu o Dia da Nacional da Coleta de Alimentos pela sua vizinha Mônica Maria Chiquetto do Lago, uma das organizadoras do movimento no bairro.

“Em nenhuma hipótese aceitamos qualquer valor em dinheiro, só recebemos alimentos não perecíveis. O Mercado Violeta, onde atuamos desde 2015, virou um parceiro muito importante”, conta Mônica.

voluntários no dia nacional da coleta de alimentos
Flávia (esquerda) ao lado da amiga Mônica e voluntários no Dia Nacional da Coleta de Alimentos. Foto: Arquivo Pessoal

Então, pessoal, não se esqueça, neste sábado, 9 de novembro, acontece o Dia Nacional da Coleta de Alimentos. Veja se a sua cidade participa e se inscreva como voluntário, clicando aqui.

Educação, esporte e arte são fundamentais para a inclusão social de grupos vulneráveis, concorda? Conheça então três projetos que defendem essas causas, escolha a sua favorita, apoie e concorra a um super prêmio de R$ 1 milhão da promoção “Ganhou, Causou”, da Nestlé. Clique aqui e saiba como participar!

 

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

987,714FãsCurtir
1,763,678SeguidoresSeguir
8,639SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Jovem cria escola de lona para alunos carentes em Tocantins e internautas criam vaquinha

Com alguns tecidos, plásticos e madeiras que encontra no lixão, jovem construiu a sua escolinha de reforço. Mas quando chove, ele perde tudo.

Pitbull resgatado de “rinha” não para de sorrir no novo lar

Publicamos no final do ano passado o resgate de 33 pitbulls de uma “rinha” em Itu (SP). O estado dos cães era muito triste. Hoje,...

Menino vende desenhos no portão de casa para ajudar a família e comprar telas

Kayque coloca seus desenhos à venda no portão de casa por R$1,50 para conseguir dinheiro para as telas e para ajudar a família.

Cadeirante que faz entregas em SP sonha ter cadeira motorizada e internautas criam vaquinha

Conheçam o Luciano Oliveira, 44 anos, cadeirante que ficou conhecido por trabalhar como entregador de comida por aplicativo.

Ortobom doa 500 colchões para vítimas de chuva em Raposos (MG)

A Região Metropolitana de Belo Horizonte foi a mais afetada pelas fortes chuvas que caíram em Minas Gerais nas últimas semanas. Um exemplo é...

Instagram