Dicionário Oxford reúne palavras sem tradução do mundo todo

Há alguns meses, postamos aqui as belíssimas ilustrações de uma jovem britânica que representou visualmente algumas palavras ‘intraduzíveis’ ao redor do mundo, relembrem aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pois  Dicionário Oxford também reuniu uma lista de belas palavras estrangeiras de todo o mundo que não possuem uma tradução.

Estas palavras não só irão dar uma visão sobre as culturas de outros países, mas também ajudá-los a descrever um sentimento ou uma situação que não pode ser representado por uma palavra em Inglês .

Por exemplo, “Saudade” do nosso Português, que é usado para descrever um sentimento de alguém ou algo em falta, quase semelhante, mas não igual a nostalgia.

Confira abaixo algumas das palavras que eles já reuniram:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Gezellig”

gezellig

Palavra holandesa que é usada quando você está no bar com amigos ou tomando café da manhã com sua família. A palavra deriva do gezel que significa ‘companheiro’ ou ‘amigo’ e, dependendo do contexto, pode ser traduzido como próximo, íntimo e acolhedor, sociável, caseiro, ou de convívio. Ela pode também simplesmente se referir a uma atmosfera agradável ou uma sensação geral de união.

“Sobremesa”

sobremesa

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Um olhar para o dicionário espanhol revela que não é só os holandeses que podem ser gezellig. Em espanhol, (e que nós adotamos aqui no Brasil como o doce após as refeições) sobremesa é o tempo gasto falando após uma refeição, uma conversa depois do almoço ou depois do jantar.

“Utepils”

utepils

Dada a reputação do inverno escandinavo, talvez não seja nenhuma surpresa que certas palavras do vocabulário norueguês reflitam as emoções nortistas de sentir o verão. Utepils é a tal palavra. Literalmente traduzido como ‘outdoors lager‘, o termo é comumente usado para a primeira cerveja que você bebe fora em um dia quente e ensolarado, ou geralmente para uma cerveja que você bebe sentado ao ar livre.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Schnapsleiche”

schnapsleiche

Se você beber demais utepils, no entanto, você pode acabar como um Schnapsleiche. Este composto alemão combina os dois substantivos Schnaps e Leiche e refere-se a uma pessoa que já bebeu demais. Schnaps é a palavra para qualquer tipo de bebida alcoólica forte que você beber de shot.

“Saudade”

saudade

Passando para assuntos mais sérios, a palavra saudade daqui do Brasil é indescritível e frequentemente citada como uma palavra famosa ‘intraduzível’. Ela descreve um sentimento de falta, mas não igual a nostalgia. O Dicionário de Inglês Oxford define saudade como ‘saudade, melancolia, nostalgia, como uma suposta característica do temperamento Português ou Brasileiro”. É usado especialmente com referência às canções ou poesia.

“Tocka”

tocka

A Rússia fornece mais melancolia com a palavra тоска. Semelhante à saudade em Português, é muitas vezes usada para descrever a condição russa: melancolia, angústia, tédio, desejo, nostalgia. Na vida cotidiana, no entanto, você pode se deparar com um uso diferente da palavra, que significa “saudade”.

“Flâneur”

flâneur

Em 1808, flâneur aparece em um dicionário com a definição ‘uma pessoa muito preguiçosa, um preguiçoso, um homem de ociosidade excruciante”. O seu significado atual de “um homem que passeia em torno observando a sociedade” foi influenciado pelo escritor francês Charles Baudelaire que, em seu ensaio de 1863, fornece um retrato detalhado do flâneur como um espectador moderno da vida urbana.

Fonte: Design Taxi

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,769,066SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Gerente da Caixa se senta no chão para atender homem com deficiência e foto viraliza

Gerente da Caixa foi fotografado atendendo um senhor com deficiência de igual para igual: sentado no chão e olhando em seu olho. Sem tempo para ler?...

Porque no Brasil as crianças maiores de 2 anos dificilmente são adotadas dos abrigos?

O documentário "Filhos da Esperança" retrata o dia-a-dia das crianças dentro dos abrigos, como são realizados os processos de adoção, quais os mitos em...

Eles achavam que iam encontrar seus amigos, mas assistiram ao próprio funeral

Já ouvimos falar várias vezes sobre os riscos de se dirigir em alta velocidade e outras imprudências no trânsito. Mas, mesmo assim, os números...

Desconhecidos se unem para realizar sonho de morador de rua em ter um novo sorriso

Qual o valor que você dá ao reflexo do seu sorriso no espelho? Bom, o Edmilson, 35 anos, que vive em situação de rua...

Cansei de ler notícias ruins e resolvi construir minhas próprias notícias boas

Há aproximadamente dois anos perdi meu emprego, o país estava em crise econômica e política e tudo era muito assustador,  minha “timeline” estava repleta...

Instagram