3 motivos para você começar a diminuir o desperdício de alimentos agora!

Da casca ao talo, das folhas às sementes: tudo é alimento quando nos referimos a frutas e verduras. Este é o ponto de partida do curso Gastronomia Sustentável, um projeto global da Electrolux Food Foundation em parceria com a Worldchef e a AIESEC, que busca conscientizar e capacitar alunos para criar uma nova relação com o mundo da gastronomia e diminuir o desperdício de alimentos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A iniciativa, que começou em Curitiba no ano passado e já capacitou 70 participantes (já falamos aqui), agora formou mais 10 técnicos de cozinha em São Carlos, no interior de São Paulo. Conversamos com os chefs e alunos da última edição e listamos três razões para você começar a eliminar o desperdício de alimentos na sua casa também.

1) Repense sobre o lixo que você está gerando

De toda a comida produzida no mundo, cerca de um terço acaba parando no lixo. No Brasil, são 40 mil toneladas desperdiçadas por dia, segundo dados do World Resources Institute (WRI). Estes números já seriam motivo suficiente para criarmos outra forma de consumir os alimentos, mas mais interessante do que isso, é pensar que podemos usar a cozinha para transmitir valores de sustentabilidade.

Essa é a missão da chef Morena Leite, madrinha do projeto, que busca contar histórias através da comida: “Não acredito apenas em cozinhar, mas usar a cozinha como uma forma de levar cultura a outras pessoas e reinventar a cadeia produtiva. A maioria de nós não tem consciência que a casca do côco ou o talo da salsinha, podem ser reaproveitados”, comenta. Formada há 20 anos pela Le Cordon Bleu, de Paris, ela também está à frente do Instituto Capim Santo, projeto de capacitação que forma jovens assistentes de cozinha. O propósito é o mesmo: ressignificar o aproveitamento dos alimentos.

2) Reinvente suas receitas

Além de diminuir o desperdício, aproveitar o que “sobra” pode ser muito divertido! Já imaginou criar um brigadeiro com a casca da banana? Ou usar talos de legumes para fazer um snack assado no forno?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A aluna Janileide Silva Santos, de 23 anos, que teve acesso a um curso profissionalizante pela primeira vez, conta que aprendeu muito durante os três meses de aulas: “Eu jogava tudo fora e agora que aprendi a reutilizar fico pensando em toda a comida que já foi para o lixo”.

Das receitas que mais gostou, o destaque vai para o suco e um bolo delicioso, feitos com cascas de abacaxi. Outro aprendizado também foi sobre usar a cenoura inteira, que rende bolo, suflê, suco e até recheio para quiches e tortas com as folhinhas do talo.

Aliás, o Catraca Livre publicou a receita de como fazer brigadeiro utilizando cascas de banana, leia aqui.

diminuir o desperdício de alimentos

Leia também: Fábrica da Electrolux em São Carlos reduz em 99% o envio de resíduos orgânicos para aterro

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

3) Renove o mercado gastronômico

Com foco em capacitar pessoas e promover empregos, o curso também pode criar oportunidades para empreender na área. Essa é uma das motivações da aluna Cássia de Souza Pereira, 24 anos, que pretende fazer mais cursos em breve: “foi uma ótima oportunidade de aprender. Penso em abrir o meu próprio negócio futuramente, porque a gente tem que pensar além”, diz ela.

Das quatro turmas formadas em Curitiba, 50% dos alunos já estão empregados e dois montaram o próprio negócio, o que só confirma que a preocupação com o reaproveitamento de alimentos é um caminho inovador e necessário para o futuro da gastronomia no Brasil e no mundo.

Se você tem alguma receita sustentável e gostaria de compartilhar, coloque nos comentários abaixo, que tal?

Leia também: Electrolux cria curso profissionalizante e traz consciência para o desperdício de alimentos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

[Nota da Redação]

Esse conteúdo faz parte de um canal especial co-criado em parceria com a Electrolux para falarmos sobre gastronomia sustentável, acesse todas as matérias aqui.

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,505,556SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Empresa realiza oficina de Libras para integrar colaborador deficiente auditivo

Auxiliar e deficiente auditivo, Alisson Teles da Silva desenvolve mais seu potencial após colegas começarem a aprender Libras.

Pai recria cena de “O Rei Leão” com filho recém-nascido no hospital

Algumas cenas do cinema ficam eternizadas em nossa memória, e vão ganhando simbolismos muito poderosos que associamos a grandes momentos em nossas vidas. Dito...

Ela existe: uma cidade auto-sustentável que não tem políticos e nem hierarquia

Na Índia, existe uma cidade chamada Auroville e que pode ser o exemplo real de algo que desde sempre é considerado utópico por muitos quando o...

Charlize Theron revela que sua filha adotiva é trans: “Quero protegê-la e apoiá-la”

A atriz e produtora sul-africana Charlize Theron, de 43 anos, declarou em uma entrevista ao jornal britânico Daily Mail que sua filha de sete...

Menina de 7 anos cria aplicativo de game

Os jovens empreendedores estão ficando ainda mais jovens. A inovadora da vez tem apenas sete anos e é da Filadélfia, nos Estados Unidos. Zora...

Instagram