Dispositivo de baixo custo gera energia a partir da urina

O sistema é inusitado, mas promete fazer um bem danado para o meio ambiente, gerando energia limpa. É isso mesmo, a tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Universidade Bath, no Reino Unido, produz eletricidade a partir das bactérias presentes no xixi.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto não é nenhuma novidade, mas o que faz ele ser diferente é sua praticidade, eficiência e o preço. Segundo os cientistas, cada dispositivo custa menos de duas libras, algo em torno de 10 reais, e não emite nenhum gás do efeito estufa.

Na prática, a produção de energia acontece quando a urina passa por uma célula de combustível microbiana. Ela pode ser armazenada ou usada para alimentar diretamente os aparelhos eletrônicos.

Leia também: Com excesso de energia eólica, Texas distribui eletricidade de graça

O dispositivo mede pouco mais de dois centímetros quadrado e utiliza um catalisador de carbono. Por enquanto, cada célula consegue gerar dois watts de energia por metro cúbico, que dá para alimentar um celular, por exemplo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Ter uma tecnologia criada com potencial para transformar as vidas das pessoas pobres, que não têm acesso ou não podem pagar por eletricidade, é uma perspectiva muito animadora. Espero que isso permita que aqueles em grande necessidade possam desfrutas de uma melhor qualidade de vida como resultado de nossas pesquisas”, comentou Jon Chouler, principal autor do projeto, em informativo oficial.

Foto: Divulgação

Via

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,839,477SeguidoresSeguir
24,826SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

SEBRAE e Yunus promovem Fórum de Negócios Sociais e Educação

A maior ambição de um negócio social, é transformar o mundo em um lugar melhor utilizando o empreendedorismo As empresas desse segmento possuem o objetivo de...

Mulher doa rim a bombeiro que salvou a filha dela de uma convulsão anos antes

Há alguns anos atrás, a filha de Becca Bundy, Hadley, teve um severo episódio de convulsão em casa. Desesperada, sua mãe ligou para o corpo...

Empresa transforma plástico descartado em moradias

Você sabia que só com o plástico descartado todos os anos é possível dar quatro voltas na Terra? Já nos aterros sanitários, apenas 5% hoje...

“Hear Me Now”: Música de Alok ajuda jovem a sair do coma em Joinville (SC)

A música de Alok fez os batimentos cardíacos de Lucas dispararem e ele, pela primeira vez desde o acidente, mexesse a mão para se comunicar com o pai.

Idosos casados há 82 anos adoecem juntos e pedem para ficar internados no mesmo quarto em hospital do DF

Sebastiana Matos tem 101 anos e é casada com Francisco de Alencar, de 102, há "apenas" 82 anos. Uma vida inteira passada um na...

Instagram

Dispositivo de baixo custo gera energia a partir da urina 3