Ícone do site Razões para Acreditar

Dispositivo de baixo custo gera energia a partir da urina

Dispositivo de baixo custo gera energia a partir da urina 1

O sistema é inusitado, mas promete fazer um bem danado para o meio ambiente, gerando energia limpa. É isso mesmo, a tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Universidade Bath, no Reino Unido, produz eletricidade a partir das bactérias presentes no xixi.

O projeto não é nenhuma novidade, mas o que faz ele ser diferente é sua praticidade, eficiência e o preço. Segundo os cientistas, cada dispositivo custa menos de duas libras, algo em torno de 10 reais, e não emite nenhum gás do efeito estufa.

Na prática, a produção de energia acontece quando a urina passa por uma célula de combustível microbiana. Ela pode ser armazenada ou usada para alimentar diretamente os aparelhos eletrônicos.

Leia também: Com excesso de energia eólica, Texas distribui eletricidade de graça

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O dispositivo mede pouco mais de dois centímetros quadrado e utiliza um catalisador de carbono. Por enquanto, cada célula consegue gerar dois watts de energia por metro cúbico, que dá para alimentar um celular, por exemplo.

“Ter uma tecnologia criada com potencial para transformar as vidas das pessoas pobres, que não têm acesso ou não podem pagar por eletricidade, é uma perspectiva muito animadora. Espero que isso permita que aqueles em grande necessidade possam desfrutas de uma melhor qualidade de vida como resultado de nossas pesquisas”, comentou Jon Chouler, principal autor do projeto, em informativo oficial.

Foto: Divulgação

Via

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Sair da versão mobile