Estudantes britânicos desenvolvem dispositivo que captura microplásticos liberados por pneus e reduz poluição

0
1740
dispositivo contra poluição

Um grupo de estudantes britânicos conhecido como The Tire Collective acaba de ser selecionado para o prêmio James Dyson 2020, com uma invenção incrível!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Eles desenvolveram um dispositivo que captura partículas de microplástico liberadas dos pneus à medida que são emitidas. Isso ajuda a reduzir a poluição, principalmente nas grandes cidades.

pneu com dispositivo

 

Como funciona?

A peça é acoplada ao pneu do carro e, cada vez que um veículo freia, acelera ou vira uma esquina, as partículas de microplásticos liberadas, são retidas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O dispositivo usa a eletrostática para fazer a coleta e aproveita os fluxos de ar em torno de uma roda em rotação.

O protótipo usado para os testes, conseguiu coletar 60% de todas as partículas aerotransportadas de pneus em um ambiente controlado em uma plataforma de teste.

A invenção partiu dos jovens Siobhan Anderson, Hanson Cheng, M Deepak Mallya e Hugo Richardson, graduados em Engenharia de Design de Inovação.

Eles assumem a paixão meio ambiente e pelo uso do design para causar um impacto significativo na sociedade.

É do conhecimento geral que os pneus se desgastam, mas ninguém parece pensar sobre aonde isso vai, e ficamos realmente chocados ao descobrir que as partículas dos pneus são o segundo maior poluente microplástico em nossos oceanos. No Tire Collective, incorporamos valores sustentáveis ​​e circulares ao design do produto para capturar o desgaste do pneu na origem”, explicou Hugo Richardson.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fragmentos capturados podem ser reciclados

Os fragmentos capturados pelo dispositivo, podem ser reciclados e reutilizados em pneus novos ou outros materiais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na apresentação do protótipo, o grupo imprimiu cartões de visita usando tinta feita a partir da poeira coletada dos pneus. Eles comentaram que é possível fazer outras aplicações como impressão 3D, isolamento acústico ou até mesmo produção de pneus novos, criando um sistema de circuito fechado.

A etapa final do prêmio James Dyson acontece em novembro. O prêmio está aberto a estudantes universitários e recém-formados em design de produto, design industrial e engenharia. Ele reconhece e recompensa soluções de design imaginativas para problemas globais que levam em conta o meio ambiente.

[Nota da Redação]

Estamos com um projeto especial com a Lancôme falando sobre a importância de compartilhar felicidade. Para ler todas as histórias clique aqui.

FONTE: The News Wheel

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.