Estudantes britânicos desenvolvem dispositivo que captura microplásticos liberados por pneus e reduz poluição

Um grupo de estudantes britânicos conhecido como The Tire Collective acaba de ser selecionado para o prêmio James Dyson 2020, com uma invenção incrível!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Eles desenvolveram um dispositivo que captura partículas de microplástico liberadas dos pneus à medida que são emitidas. Isso ajuda a reduzir a poluição, principalmente nas grandes cidades.

pneu com dispositivo

 

Como funciona?

A peça é acoplada ao pneu do carro e, cada vez que um veículo freia, acelera ou vira uma esquina, as partículas de microplásticos liberadas, são retidas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O dispositivo usa a eletrostática para fazer a coleta e aproveita os fluxos de ar em torno de uma roda em rotação.

O protótipo usado para os testes, conseguiu coletar 60% de todas as partículas aerotransportadas de pneus em um ambiente controlado em uma plataforma de teste.

A invenção partiu dos jovens Siobhan Anderson, Hanson Cheng, M Deepak Mallya e Hugo Richardson, graduados em Engenharia de Design de Inovação.

Eles assumem a paixão meio ambiente e pelo uso do design para causar um impacto significativo na sociedade.

É do conhecimento geral que os pneus se desgastam, mas ninguém parece pensar sobre aonde isso vai, e ficamos realmente chocados ao descobrir que as partículas dos pneus são o segundo maior poluente microplástico em nossos oceanos. No Tire Collective, incorporamos valores sustentáveis ​​e circulares ao design do produto para capturar o desgaste do pneu na origem”, explicou Hugo Richardson.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fragmentos capturados podem ser reciclados

Os fragmentos capturados pelo dispositivo, podem ser reciclados e reutilizados em pneus novos ou outros materiais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na apresentação do protótipo, o grupo imprimiu cartões de visita usando tinta feita a partir da poeira coletada dos pneus. Eles comentaram que é possível fazer outras aplicações como impressão 3D, isolamento acústico ou até mesmo produção de pneus novos, criando um sistema de circuito fechado.

A etapa final do prêmio James Dyson acontece em novembro. O prêmio está aberto a estudantes universitários e recém-formados em design de produto, design industrial e engenharia. Ele reconhece e recompensa soluções de design imaginativas para problemas globais que levam em conta o meio ambiente.

[Nota da Redação]

Estamos com um projeto especial com a Lancôme falando sobre a importância de compartilhar felicidade. Para ler todas as histórias clique aqui.

FONTE: The News Wheel

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,444,158SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Aos 100 anos, mulher realiza viagem dos sonhos e conhece ursos polares

Uma americana que sempre quis conhecer ursos polares tornou realidade a viagem dos seus sonhos ao completar 100 anos de idade. Fã de aventura, a...

Comoventes retratos de crianças com seus queridos brinquedos e cobertores inseparáveis

A fotógrafa de Washington, Anna Ream, fez retratos de crianças segurando seus queridos brinquedos e cobertores para sua série chamada Comfort Objects (Em português:...

Homem perde os braços um dia antes do nascimento do filho e sonha ter próteses para carregá-lo

Há um ano Nilson, 33 anos, de Campina Grande (PB) perdeu seus dois braços num grave acidente de trabalho. A tragédia aconteceu um dia antes...

Sobrevivente de câncer cria cartões honestos e divertidos para ajudar outros pacientes

A artista Emily McDowell criou uma série de cartões postais que são engraçados, mas muito significativos também. McDowell, uma sobrevivente de câncer, criou os Cartões da Empatia...

Supermercado da Tailândia troca plástico por embalagem feita de folhas de bananeira

O supermercado Rimping Supermarket, em Chiangmai, na Tailândia, está substituindo embalagens de plástico que protegem frutas e legumes por um outro material bastante resistente,...

Instagram