Um grupo de estudantes britânicos conhecido como The Tire Collective acaba de ser selecionado para o prêmio James Dyson 2020, com uma invenção incrível!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Eles desenvolveram um dispositivo que captura partículas de microplástico liberadas dos pneus à medida que são emitidas. Isso ajuda a reduzir a poluição, principalmente nas grandes cidades.
Leia Mais
Como funciona?
A peça é acoplada ao pneu do carro e, cada vez que um veículo freia, acelera ou vira uma esquina, as partículas de microplásticos liberadas, são retidas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O dispositivo usa a eletrostática para fazer a coleta e aproveita os fluxos de ar em torno de uma roda em rotação.
O protótipo usado para os testes, conseguiu coletar 60% de todas as partículas aerotransportadas de pneus em um ambiente controlado em uma plataforma de teste.
A invenção partiu dos jovens Siobhan Anderson, Hanson Cheng, M Deepak Mallya e Hugo Richardson, graduados em Engenharia de Design de Inovação.
Eles assumem a paixão meio ambiente e pelo uso do design para causar um impacto significativo na sociedade.
“É do conhecimento geral que os pneus se desgastam, mas ninguém parece pensar sobre aonde isso vai, e ficamos realmente chocados ao descobrir que as partículas dos pneus são o segundo maior poluente microplástico em nossos oceanos. No Tire Collective, incorporamos valores sustentáveis e circulares ao design do produto para capturar o desgaste do pneu na origem”, explicou Hugo Richardson.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Huge thanks to @RCA and @imperialcollege who made all this possible! Hopefully we’ll all be back in the studio tinkering soon! https://t.co/noQuOwR3sU
— The Tyre Collective (@Tyre_Collective) September 17, 2020
Fragmentos capturados podem ser reciclados
Os fragmentos capturados pelo dispositivo, podem ser reciclados e reutilizados em pneus novos ou outros materiais.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Na apresentação do protótipo, o grupo imprimiu cartões de visita usando tinta feita a partir da poeira coletada dos pneus. Eles comentaram que é possível fazer outras aplicações como impressão 3D, isolamento acústico ou até mesmo produção de pneus novos, criando um sistema de circuito fechado.
A etapa final do prêmio James Dyson acontece em novembro. O prêmio está aberto a estudantes universitários e recém-formados em design de produto, design industrial e engenharia. Ele reconhece e recompensa soluções de design imaginativas para problemas globais que levam em conta o meio ambiente.
[Nota da Redação]
Estamos com um projeto especial com a Lancôme falando sobre a importância de compartilhar felicidade. Para ler todas as histórias clique aqui.
FONTE: The News Wheel
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.