Campanha ‘O Tempo Importa’ estimula doação de tempo para cuidadores não profissionais

O Embracing Carers, programa global apoiado pela Merck, empresa de ciência e tecnologia, lançou recentemente a campanha ‘O Tempo Importa’. O objetivo é incentivar pessoas que convivem com cuidadores não profissionais a doarem seu tempo para ajudá-los. Os cuidadores informais ou não profissionais são amigos e parentes que se dedicam, sem qualquer remuneração, a cuidar de um paciente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com um estudo da Consuswide, encomendado pela Merck, 46% dos cuidadores não profissionais brasileiros afirmam que muitas vezes não têm tempo para agendar ou comparecer às suas próprias consultas médicas.

Pensando nisso, o Embracing Carers lançou a iniciativa ‘O Tempo Importa’, para conscientizar e promover discussões e ações em torno das necessidades dos cuidadores que muitas vezes são esquecidas. Não há limite para a quantidade de tempo que pode ser doado, porque o tempo realmente importa.

A iniciativa recebe apoio e assessoria de algumas das maiores organizações internacionais de cuidadores, como a Caregiver Action Network, Carers Australia, Carers Canada, Carers UK, Carers Worldwide, Eurocarers, National Alliance for Caregiving, International Alliance of Carer Organizations (IACO) e Shanghai Roots & Shoots, China.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Não há melhor maneira de ajudar o outro que a doação do seu próprio tempo. Afinal, tempo livre não é algo comum entre cuidadores não profissionais. Eles invariavelmente, colocam a vida de quem está sob seus cuidados em primeiro lugar, enquanto suas próprias necessidades como saúde, finanças, descanso e bem-estar, ficam para depois”, afirma Luiz Magno, Diretor Médico da Merck.

Cinco minutos podem fazer a diferença na vida de um cuidador não profissional e aqui vão algumas sugestões sobre como ajudá-los:

  • a doação de cinco minutos pode ser mandar um e-mail ou mensagem para que essa pessoa saiba que está sendo lembrada e pode pedir ajuda, se precisar.
  • Uma doação de 15 minutos pode ser uma ligação para ter certeza se o cuidador está bem ou se precisa de ajuda em algum compromisso.
  • Uma doação de 30 minutos dá tempo ao cuidador para responder suas mensagens/e-mails ou ligações
  • Uma doação de 60 minutos pode ser encontrar um cuidador para um café ou até mesmo preparar uma refeição para ele/ela.
  • Uma doação de 120 minutos pode ser você ficar no lugar do cuidador para que ele possa fazer as compras do mês no supermercado, caminhar ou ir na academia para exercitar-se tanto em termos físicos como mentais.
  • Uma doação de 12 horas permite que o cuidador tenha tempo para realizar algumas tarefas, como limpar a casa.
  • Uma doação de um dia dá tempo para o cuidador tirar um merecido sono, uma pausa, ou um tempo para cuidados especiais.

Se alguém quiser ajudar, mas não conhece nenhum cuidador, pode ajudar a espalhar a mensagem ao compartilhar nossos conteúdos nas redes sociais utilizando a #EmbracingCarers em seus posts para alcançar pessoas em sua rede que possam ser cuidadores.

“Por conta da natureza dessa ocupação, o tempo de um cuidador não profissional não lhe pertence.  A contribuição dos cuidadores para a sociedade e para as pessoas das quais são responsáveis deve ser reconhecida e celebrada em todas as oportunidades. É somente por meio dessa conscientização consistente que podemos ajudar na construção de um consenso sobre as muitas questões que envolvem esse tema e sobre o apoio que os cuidadores não profissionais precisam”, comenta Luiz Magno. 

Para mais informações sobre o programa Embracing Carers e sobre a campanha ‘O Tempo Importa’, clique aqui.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Foto: Divulgação

 

 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,638,607SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Estudante doa primeiro salário para a escola onde estudou em Caxias do Sul (RS)

Milena Martini, 18 anos, doou seu primeiro salário no novo emprego para a escola onde estudou do 6º ao 9º do Ensino Fundamental, em Caxias do Sul (RS).

24 cães e seus melhores amigos bebês

A partir de uma seleção feita pelo BuzzFeed, tomamos a liberdade de reunir imagens de crianças com seus amigos cães, ou vice-versa. O resultado?...

Há 50 anos juntos, casal compartilha amor, geléias e uma história de amor incríveis

"Olá, boa noite, tenho uma história linda pra contar, uma razão pra acreditar! Ó que história incrível: um casal que vive há mais de 50...

[VÍDEO] Brasileiro autista viraliza nas redes ao cantar rock

O Matheus Cuelbas, de 20 anos, tem impressionado todo mundo com sua desenvoltura para a música. Ele é autista e vive em Campinas, interior de...

Aos 102 anos, judia recebe título de doutorado negado por nazistas

Foram quase 80 anos de espera, mas finalmente aconteceu. A alemã Ingeborg Rapoport, de 102 anos, recebeu o título de doutorado, que lhe foi negado pelos nazistas...

Instagram