“Doadores de carinho” levam amor para bebês prematuros internados em hospitais na Itália

Você já ouviu falar dos doadores de carinho? Pois é, essa “profissão” existe e na verdade se trata de voluntários que dedicam seu tempo para levar amor e carinho para bebês prematuros internados em UTIs que não podem contar com a presença de seus pais biológicos, seja por motivos de trabalho ou, no pior dos casos, de abandono.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Sem dúvida, o toque humano traz uma sensação de segurança, que faz a gente se sentir protegido, né? Por isso, ele é considerado uma das formas mais poderosas de comunicação.

Para os bebês, em particular, é sua primeira e mais essencial linguagem. Apesar de muito pequenos, ele entendem o amor, o conforto e a segurança através do ato de serem ternamente abraçados e mimados.

Doadores de carinho levam amor para bebês internados em hospitais
Foto: Reprodução / Donatori di Coccole Odv

Além disso, para a comunidade médica, o toque humano é especialmente valioso para bebês prematuros, que muitas vezes vêm ao mundo com um sistema imunológico fraco e pulmões subdesenvolvidos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

À medida que os bebês prematuros são abraçados e tocados, seus sinais vitais tendem a melhorar e ficarem mais estáveis. Além disso, a ciência descobriu que o desenvolvimento neurológico e físico deles também aumentam.

Doadores de carinho levam amor para bebês internados em hospitais
Foto: Reprodução / Donatori di Coccole Odv

Daí a importância dos doadores de carinho quando os bebês não podem contar com a presença de seus familiares.

Basicamente, eles são um grupo de voluntários que levam carícias, abraços e o sentimento de segurança a crianças prematuras e recém-nascidas em cuidados intensivos ou simplesmente a crianças que não têm pais.

Doadores de carinho levam amor para bebês internados em hospitais
Foto: Reprodução / Donatori di Coccole Odv

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pequenos grupos e associações

Na Itália, a primeira associação de doadores de carinho foi a “Cuddles of Mama Irene” (Carinhos de Mamãe Irena, em tradução livre), fundada logo após o falecimento de Irene, uma mãe vítima de uma hemorragia cerebral que infelizmente nunca conseguiu segurar sua filha, Emma Maria, nos braços.

Ela faleceu pouco após o nascimento da menina, que nasceu com 32 semanas de gestação. “No sofrimento da perda de Irene que nos marcou a todos, estamos tentando transformar nossa dor em energia a ser canalizada para algo construtivo: nossa associação busca ser uma fonte de ajuda concreta para crianças hospitalizadas que não recebem cuidados e atenção ou não têm o suficiente”, explica a ONG.

Doadores de carinho levam amor para bebês internados em hospitais
Foto: Reprodução / Donatori di Coccole Odv

Nos últimos anos, as associações de doadores de carinho se multiplicaram na Europa e tem chegado aos poucos em países de outros continentes. No Brasil, há pequenos grupos que trabalham com crianças e, com mais enfoque, pacientes com câncer, como o Instituto do Carinho.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os voluntários são em sua maioria mulheres, especialmente mães e avós, além de pessoas que, no final, das contas, só querem dar um pouco de amor ao próximo!

Fonte: Mezzopieno
Fotos: Reprodução / Donatori di Coccole Odv

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM





"Doadores de carinho" levam amor para bebês prematuros internados em hospitais na Itália 2

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,985,520SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Projeto ensina educação financeira nas escolas do Ceará através de jogos lúdicos

O Projeto Jogos de Educação Financeira propõe ações lúdicas e criativas para o ensino de educação financeira nas escolas, utilizando dois jogos: Piquenique e...

Eu, meu cão e o câncer

Só quem teve o previlégio de ser amado por um animal de estimação, poderá entender o meu relato a seguir.

Veja como ficou casa de idoso que vivia em condições insalubres, após vizinhas realizarem vaquinha

Ahhh, 2020 já está acabando e com certeza a história do Seu Roberto é uma das mais emocionantes que passaram pelo Razões este ano! Lembra...

Jovem que desistiu de carreira no futebol por causa de doença carrega tocha da Paralimpíada

A infância de Marcus Oliveira, 23 anos, não foi fácil. Logo cedo, ele teve que lidar com a descoberta de uma doença incurável: a...

Menino ganha festa de 3 anos com tema da Comlurb e faz café da manhã para garis no RJ

Três vezes por semana, a Iara dos Santos, dona do hostel Recanto de Alegrias e mãe do pequeno Lorenzo, sabe que seu filho vai...

Instagram

"Doadores de carinho" levam amor para bebês prematuros internados em hospitais na Itália 3