O empresário Marcos Eduardo Bergoli Kirst, de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, queria incentivar e conscientizar a população local sobre a importância do descarte adequado do lixo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Para isso, ele criou o Drive-Thru Ecológico, local onde quem leva seus resíduos recicláveis ganha pontos que são transformados em recompensas.
Em 2008, Kisrt passou a trabalhar com ações ecológicas, sendo sua empresa, a Ecoplantar, especializada na produção de mudas nativas.
Em 2011, a prefeitura local cedeu um espaço para a criação do “ecoponto”. Mas além disso, o projeto não conta com qualquer outra ajuda do governo, porém, empresas locais estão ajudando, exatamente na parte de oferecer os prêmios.
Leia Mais
A central de coleta funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h. Neste período, qualquer pessoa pode levar seu resíduo reciclável doméstico e trocar os materiais por recompensas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Serve como uma ferramenta de prospecção e direcionamento de cliente”, explicou Kirst, em entrevista ao CicloVivo, explicando o ganho das empresas em se envolverem com a iniciativa, que oferece desde refeições até sessões de fotografia.
Depois de coletados, cerca de 15 toneladas mensais, são encaminhados às cooperativas locais. “O mais importante é que, ao mesmo tempo, deixamos de gerar um futuro catador e ajudamos as cooperativas a expandirem seus trabalhos podendo absorver os catadores que estão nas ruas.”
“Por se tratar de um trabalho de Educação Ambiental, o foco do nosso trabalho não é o material em si e sim despertar uma atitude positiva em alguém”, finaliza.
Além da central de coleta, a Ecoplantar também é responsável pela criação de uma pequena floresta que foi doada à cidade. São cinco mil mudas plantadas na beira de um córrego.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Leia também:
Prefeito de Colatina (ES) é exemplo de boa gestão e humildade
Cão empurra todos os dias a cadeira de rodas do seu dono com deficiência
Mensagem de despedida do dublador de Wolverine emociona internautas
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fonte: ciclovivo
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.